O Tottenham desperdiçou uma vantagem de dois golos, na visita ao reduto do lanterna vermelha da liga inglesa o Southampton, jogo que acabou empatado a três golos. Porro, antigo craque do Sporting, estreou-se a marcar pelos londrinos e fez o primeiro tento do desafio. Logo de seguida,  Che Adams empatou, mas Harry Kane e Perisic colocaram o resultado em 3-1, favorável aos forasteiros, aos 74 minutos. Aos 77’, Walcott reduziu para a formação visitada e, já na compensação, Ward-Prowse, através da marcação de uma grande penalidade, fez o 3-3 final.

Com este resultado, o  Southampton mantém-se na última posição da tabela classificativa, já os spurs estão na luta por uma vaga que garanta acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, o principal objetivo do clube nesta fase da temporada. Os londrinos são atualmente quartos classificados, com mais dois pontos e outros tantos jogos disputados que o Newcastle, que está em quinto lugar.

Este encontro ficou marcado por mais um golo de cabeça de Harry Kane, a estrela maior do Tottenham, que desta forma iguala o melhor registo de sempre da Premier League no que se refere a tentos apontados de cabeça numa época: Kane já conta com nove, tantos como Duncan Ferguson, em 1997/98, sendo que o avançado dos spurs ainda tem dez encontros pela frente na competição para ultrapassar a marca do antigo goleador escocês, que fez carreira ao serviço do Everton.

Kane foi ainda o primeiro jogador, esta época, a chegar aos 100 remates na Premier League, dos quais 46 acertaram na baliza e 21 resultaram em golos.  A estrela dos spurs já bateu outro recorde importante esta temporada, ao tornar-se o melhor marcador na história do Tottenham, quando em fevereiro fez o gosto ao pé diante do Manchester City, chegando na altura aos 267 apontados pelos londrinos, 200 dos quais na Premier League, juntando-se a Alan Shearer e Wayne Rooney como os únicos a chegarem a essa marca na competição – está também no bom caminho para se tornar máximo goleador da prova a curto prazo.

Neste momento Harry Kane conta com 21 golos no campeonato e, só não é o melhor marcador da prova, porque há um fenómeno de seu nome Erling Haaland, que vai em 28 na sua época de estreia no Manchester City. Também ao nível da seleção inglesa, Kane está bem colocado para ser o melhor marcador na história da equipa, já que no último Mundial apanhou Rooney no topo da lista, com 53 tentos apontados, quando fez o gosto ao pé frente à França no campeonato do mundo do Catar.

Golos de Kane não chegam para Conte andar feliz

O empate a três golos entre Tottenham e Southampton fez com que Antonio Conte explodisse no fim da partida, com o treinador italiano a disparar em várias direções. Primeiro, o alvo foram os jogadores: “Desaparecemos do jogo, é incrível o que esta equipa está a fazer em campo nos últimos meses. É o momento certo para falar porque isto é inaceitável. Estamos a ganhar 3-1, com o controlo do jogo e sofremos dois golos. Tenho de o dizer: o Tottenham não é uma equipa, são 11 jogadores que vão para dentro de campo. Só vejo jogadores egoístas e que não se querem ajudar uns aos outros nem meter o coração em campo. Até hoje tentei esconder a situação, mas estes jogadores não têm um brilhozinho nos olhos e têm de ouvir isto. Piorámos desde a última época, basta ver que fomos eliminados da Taça por uma equipa de miúdos do Sheffield United”, atirou Conte. 

Depois, seguiu-se a direção do clube: “O Tottenham está habituado a isto, a não jogar para algo importante, é um clube que não quer estar sob pressão e stress. É o que a história nos diz, basta ver que este presidente está cá há 20 anos e nunca ganhou nada. Porquê?”, concluiu. Jamie Carragher, ex-defesa do Liverpool e atual comentador televisivo, opinou sobre esta situação: “Ele quer ser despedido nesta pausa para as seleções. O clube devia tirá-lo da sua própria miséria e despedi-lo ainda esta noite. Ele tem razão quando ao facto de o Tottenham não ganhar há muito tempo, mas não se pode falar do clube daquela forma. Especialmente quando se recebe uma fortuna! O facto de o Arsenal estar esta época acima deles, quando na temporada passada terminou abaixo, mata os seus argumentos”, disse.

Só há um destino para Harry Kane, segundo Gary Neville

Gary Neville, antigo lateral do Manchester United e também ele comentador, vaticinou que Harry Kane vai deixar o Tottenham no fim desta temporada, por querer lutar por títulos, e só há uma opção para o internacional inglês. “Ele é um jogador fantástico, um grande profissional e acho que se pudesse sair agora para um clube de Manchester, ele iria aceitar a oportunidade. É mais provável que ele não vá para o City, por causa do que têm feito com Haaland, mas o Manchester United está desesperado por um avançado. Os adeptos do Tottenham vão ficar furiosos comigo, vão dizer que estou a tentar levar o jogador deles para o United, mas parece-me ser a mudança mais provável neste momento”, afirmou.

Prémio