O objetivo de chegar pela primeira vez às meias-finais da Liga dos Campeões complicou-se para o Benfica, depois da derrota na Luz, diante do Inter Milão, por 0-2, no jogo que abriu a eliminatória para as duas equipas nos quartos de final da prova milionária. Apesar do favoritismo italiano para o encontro da segunda mão, tendo em conta as odds da Betano.pt, é certo e sabido que no futebol não há vencedores antecipados e tudo pode acontecer. Este é o único duelo desta fase da competição sem que qualquer um dos conjuntos ostente o estatuto de campeão nacional, sendo que o vencedor da eliminatória apanha nas meias-finais o Nápoles ou o AC Milan. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt, bem como nos restantes jogos da ronda.
No dia 19 de abril, às 20h, a nação benfiquista vai estar com os olhos postos no Giuseppe Meazza, em Milão, palco da segunda mão entre Inter e encarnados. Os italianos, que não chegavam aos quartos da Champions há doze anos, estão agora muito próximos de marcar presença nas meias da competição. Já o Benfica, que caiu cinco vezes nesta ronda, viu as suas hipóteses de seguir em frente reduzirem-se, depois da primeira derrota esta época na prova.
Na primeira metade do jogo da Luz as melhores oportunidades pertenceram aos comandados de Roger Schmidt, mas no arranque da segunda parte, aos 51 minutos, Nicolò Barella deu vantagem aos forasteiros e, aos 82’, Romelu Lukaku fez o resultado final, através da marcação de uma grande penalidade – ele que já tinha marcado na primeira mão dos oitavos contra o FC Porto, também vindo do banco de suplentes. Mesmo a acabar o jogo, Gonçalo Ramos teve uma excelente oportunidade para reduzir a desvantagem, mas não conseguiu bater Onana.
Não é preciso recuar muito no tempo para encontrar a última vitória encarnada em solo italiano. Foi a 14 de setembro de 2022, na fase de grupos da Champions, que o Benfica foi a Turim bater a Juventus por 2-1, com golos de João Mário e de David Neres – Milik deu vantagem aos bianconeri logo aos quatro minutos de jogo. Apesar deste bom resultado recente, o saldo das águias quando atua no país da bota não é positivo: em 15 deslocações, venceu em quatro delas (duas contra a Juve, uma diante da AS Roma e outra frente a Fiorentina), registou ainda um empate e dez derrotas.
No que se refere a eliminatórias, o Benfica venceu cinco em onze, duas delas nas últimas vezes em que mediu forças contra conjuntos transalpinos: em 2008-09, na Taça UEFA, superou o Nápoles com uma vitória na Luz por 2-0 e uma derrota fora por 3-2 e, em 2013-14, apurou-se para a final da Liga Europa depois de eliminar a Juventus (2-1 na Luz e 0-0 em Turim). No total, os encarnados já realizaram 34 partidas contra adversários italianos, alcançaram 11 vitórias, cinco empates e 18 derrotas, com 35 golos marcados e 46 sofridos.
Apesar de ambos os clubes serem presença assídua nas competições europeias ao longo dos anos, esta é apenas a quinta vez que águias e nerazzurri medem forças, com o saldo a ser positivo para os visitados, com três triunfos e um empate. O primeiro duelo aconteceu na final da Taça dos Campeões Europeus, em 1964/65, e os interistas venceram por 1-0, e foi preciso esperar pela época 2004/05 para haver novo confronto, desta feita na Taça UEFA: empate a zero em Lisboa e triunfo caseiro por 4-3 em Milão. A semana passada, o Inter Milão voltou a ser superior, ao vencer na Luz o Benfica por 2-0, como já referimos anteriormente.
Esta temporada, o Inter Milão regista, em casa, três vitórias (FC Barcelona, 1-0, Viktoria Plzen, 4-0, e FC Porto, 1-0) e uma derrota (0-2 com o Bayern Munique) em jogos da Champions, para um total de seis golos marcados e dois sofridos, sendo que em três desses encontros manteve a sua baliza inviolável. Já o Benfica, como forasteiro nesta edição da prova, soma três triunfos (Juventus, 1-2, Maccabi Haifa, 1-6, e Club Brugge, 0-2) e um empate, este diante do PSG (1-1). Os encarnados marcaram em todas as deslocações, para um total de 11 golos em quatro encontros, e Vlachodimos foi buscar a bola ao fundo das suas redes em três deles.
Benfica e Inter Milão chegam a este desafio na sequência de derrotas para as respetivas ligas. Os encarnados perderam fora com o Chaves (1-0), já os italianos foram surpreendidos em casa pelo Monza (0-1). Com estes resultados, as águias viram o FC Porto aproximar-se, tendo agora os campeões nacionais menos quatro pontos que os lisboetas. No caso dos nerazzurri, estão a dois pontos do rival da cidade, o AC Milan, que não foi além de um empate nesta ronda com o Bolonha (1-1).
Roger Schmidt já vai poder contar com Otamendi para a segunda-mão, ele que falhou o primeiro jogo devido a suspensão. Bah continua de fora, sendo que todos as outras principais figuras da equipa estão disponíveis. Do lado transalpino, o central Skriniar é a principal ausência, enquanto o médio Hakan Çalhanoglu está às ordens de Simone Inzaghi para o duelo com os encarnados.
Nos outros encontros dos quartos de final o Manchester City é, na teoria, a equipa melhor posicionada para seguir em frente, isto depois de ter vencido o Bayern Munique em casa, por 3-0, na primeira mão. Na Baviera, os alemães vão ter que se superar, caso queiram sonhar com um lugar nas meias da prova, sendo que nem são favoritos para este segundo jogo, isto de acordo com as odds da Betano.pt, que dão ligeira supremacia aos forasteiros.
Em Londres, o Real Madrid vai defender uma vantagem de dois golos diante do Chelsea, depois de ter batido os blues por 2-0 em casa. Os merengues estão inclusive melhor cotados para chegar ao triunfo do que os ingleses, segundo a Betano.pt. No outro duelo dos quartos, há confronto italiano em Nápoles, com os pupilos de Luciano Spalletti a terem que dar a volta a uma desvantagem de um golo diante do AC Milão, que bateu o líder da Serie A em San Siro por 1-0 na primeira mão.