Parece unânime que a liga inglesa é a melhor do mundo nos dias de hoje e, para isso, contribui ter os treinadores mais conceituados e titulados e muitos dos principais craques da atualidade. Num campeonato com tanto talento, falar de laterais direitos pode parecer estranho, até porque, ninguém cresce a querer ser um Gary Neville, disse uma vez Jamie Carragher. Mas isto era antes de haver um João Cancelo e um Trent Alexander-Arnold a espalhar classe e assistências nos relvados ingleses.

Há uns anos, e durante um programa desportivo, Jamie Carragher, ex-jogador do Liverpool, deu a conhecer a sua teoria para um futebolista ser lateral direito. Segundo o antigo capitão dos reds, ou se era mau central ou mau extremo-direito. “Ninguém quer crescer e vir a ser um Gary Neville”, disse durante a emissão… e com Gary Neville a seu lado, que se partiu a rir nesse momento, tal como todos os presentes no estúdio. Isto até pode ter um fundo de verdade, mas jogadores como João Cancelo e  Trent Alexander-Arnold, dois dois melhores laterais direitos da atualidade, provam todas as semanas que a opinião de Carragher está a ficar desatualizada. 

Ainda na última jornada da liga inglesa, os dois jogadores foram mais uma vez fundamentais nas vitórias das respetivas equipas. João Cancelo assistiu Sterling para o primeiro golo da vitória do Manchester City frente ao Everton (os citizens venceram por 3-0), enquanto  Alexander-Arnold fez dois passes decisivos na goelada perante o Arsenal por 4-0. O internacional português já tem, esta época, seis assistências em 18 jogos, tantas como aquelas que conseguiu nas duas épocas anteriores, em 76 presenças. Já o defesa do Liverpool vai em seis esta temporada, só na liga inglesa, ele que recentemente frente a San Marino fez três em apenas dez minutos ao serviço da seleção, na histórica vitória por 10-0.

Recorde-se que o Manchester City é segundo classificado, com 26 pontos e a três do líder Chelsea, enquanto o Liverpool é terceiro e está a um ponto do conjunto orientado por Guardiola. Na lista dos jogadores com mais assistências, Trent Alexander-Arnold tem apenas menos uma que Salah, primeiro neste ranking, já Cancelo tem tantas como, por exemplo, Bruno Fernandes.