Depois da pausa para os jogos das seleções, estão de volta as principais ligas europeias e com jogos imperdíveis. No sábado, dia 30, há mais uma edição do principal clássico alemão, com a receção do Bayern Munique ao Borussia Dortmund, enquanto no domingo de Páscoa todas as atenções vão estar viradas para o duelo entre Manchester City e Arsenal. Neste dia, os benfiquistas também vão querer acompanhar o encontro Marselha-PSG, já que os visitados vão medir forças com as águias nos quartos de final da Liga Europa. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.

Bayern Munique-Borussia Dortmund, 30 de março, às 17h30

Tem sido o grande clássico do futebol alemão nos últimos anos. De um lado está o Bayern Munique, que vai em 11 títulos consecutivos, e do outro o Borussia Dortmund, que conquistou dois seguidos antes desta sequência incrível nos bávaros.

Esta época, apesar de continuar a ser um duelo bastante atrativo, a importância que assume nas contas do título é diferente por causa do Bayer Leverkusen. É que os pupilos de Xabi Alonso são primeiros, com 70 pontos (22 vitórias e quatro empates), mais 10 que o atual campeão e mais 20 que o Borussia Dortmund, que é quarto classificado, atrás do Estugarda, que tem 56 pontos.

Nas últimas cinco jornadas da liga, os dois conjuntos apresentam o mesmo registo, com três vitórias, um empate a uma derrota. Em casa, o Bayern Munique regista 11 triunfos, uma igualdade (2-2 com o Bayer Leverkusen) e um desaire (0-1 diante do Werder Bremen), com 47 golos marcados e nove sofridos. Por outro lado, os amarelos de Dortmund, na condição de visitante, levam seis vitórias, outros tantos empates e apenas uma derrota, esta na casa do Estugarda, por 2-1. Na primeira volta, os bávaros golearam o rival em Dortmund, por 0-4, com um hat-trick de Harry Kane.

Historicamente, a formação da Baviera leva grande vantagem, com 35 vitórias, dez empates e nove desaires em 54 confrontos, a contar para o campeonato e disputados em Munique. A formação da casa venceu mesmo os últimos nove duelos e tem colecionado goleadas nestes clássicos: 6-0, 5-0, 5-1, 4-0 e 4-1 foram os resultados mais desnivelados e em só um destes desafios apontou menos do que três golos. Há vários lesionados ou jogadores em dúvida em ambos os conjuntos, como Neuer, Harry Kane, Raphael Guerreiro no conjunto visitado, já nos forasteiros Sabitzer, Bueno, Pohlmann são algumas das dores de cabeça para o treinador Edin Terzic.

Harry Kane (31 golos e sete assistências), Sané (oito golos e 11 assistências) e Jamal Musiala (10 golos e seis assistências) têm sido as principais referências ofensivas da formação orientada por Thomas Tuchel, enquanto nos forasteiros o destaque vai para Niclas Füllkrug (11 golos e oito assistências), Malen (11 golos) e Julian Brandt (seis golos e 10 assistências). Sobre este clássico, fica ainda a saber que o Bayern Munique é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.

Manchester City-Arsenal, 31 de março, às 16h30

É o novo jogo grande em Inglaterra, principalmente, desde a última temporada, quando o Arsenal, de Fábio Vieira e Cédric Soares, andou pela liderança da Premier League durante vários meses, só fraquejando na parte final da época. Esta temporada, a luta pelo título tem três protagonistas, com gunners e Liverpool a partilharem o topo da classificação, com 64 pontos, mais um que os citizens, que conta no plantel com os portugueses Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes.

Nas últimas cinco jornadas, os azuis de Manchester conseguiram três triunfos e dois empates (1-1 em casa diante do Chelsea e o mesmo resultado em Anfield Road, com o Liverpool), já os londrinos averbaram cinco vitórias, quatro delas por números expressivos: 0-6 na casa do West Ham, 0-5 no terreno do Burnley, 4-1 em Londres frente ao Newcastle, e outra chapa 6 como equipa visitante, desta feita, contra o Sheffield United. Esta veia goleadora pode ser importante no fim da temporada, porque em caso de igualdade pontual na tabela classificativa, o primeiro fator de desempate é a diferença de golos marcados e sofridos e, nesse capítulo, o Arsenal está neste momento também à frente dos rivais.

Em Manchester, o campeão City continua invicto, com 10 vitórias e quatro empates, com 34 golos marcados e 12 sofridos. Por outro lado, os londrinos, enquanto forasteiros, registam nove triunfos, duas igualdades e três derrotas (2-1 com Fulham e 1-0 diante do Newcastle e Aston Villa).

Historicamente, há quase uma igualdade, com 34 vitórias caseiras e 33 forasteiras, isto além de 21 empates, se bem que nos últimos anos a balança tem pendido para o lado do City, que venceu os sete encontros mais recentes, em partidas a contar para o campeonato, e em cinco deles apontou pelo menos três golos, com destaque para o 4-1 na época passada e um 5-0 na anterior a essa.

Este encontro tem ainda o aliciante de colocar frente a frente Pep Guardiola e Mikel Arteta, este que foi adjunto do primeiro durante vários anos no Manchester City. Até agora, o saldo é claramente positivo para o treinador dos citizens, com nove vitórias, um empate e duas derrotas, sendo que na primeira volta do campeonato, os gunners venceram em Londres, por 1-0.

Há lesionados e jogadores em dúvida ilustres em ambos os conjuntos, com Ederson e Kevin de Bruyne do lado visitado, e Saka, Martinelli e Gabriel Magalhães nos forasteiros. Erling Haaland (18 golos e cinco assistências), Phil Foden (11 golos e sete assistências), Julián Álvarez (oito golos e outras tantas assistências) e Bernardo Silva (seis golos e quatro assistências) são os nomes a destacar no plano ofensivo no City. Nos gunners, as principais referências têm sido Saka (13 golos e oito assistências), Havertz (oito golos e três assistências), Trossard (sete golos) e Martin Odegaard e Declan Rice, ambos com seis golos e outras tantas assistências. Sobre este duelo, fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Marselha-PSG, 31 de março, às 19h45

Ao cabo de 26 jornadas disputadas, parece mais que óbvio que o PSG, que conta com os portugueses Danilo, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos, vai ser campeão pela sexta vez nas últimas sete temporadas e nove nas 11 mais recentes – só o Liile, em 2020/21, e o AS Mónaco, em 2016/17, conseguiram se intrometer no domínio parisiense. Os pupilos de Luis Enrique lideram o campeonato com 59 pontos (17 vitórias, oito empates e apenas um desaire), já o Marselha é sétimo classificado, com 39 pontos, a três do Lens, que ocupa a última vaga que garante acesso às competições europeias.

Nas últimas cinco jornadas, a formação visitada regista três vitórias e duas derrotas, já o PSG conseguiu dois triunfos e três empates. Perante o seu público, o Marselha tem oito vitórias e cinco igualdades, enquanto os parisienses, como forasteiros, apresentam nove triunfos e quatro empates, ou seja, estamos perante duas equipas invictas enquanto visitadas e visitantes, respetivamente.

Historicamente, o Marselha leva vantagem nos confrontos no seu estádio, e a contar para o campeonato, com 22 vitórias contra 12 do PSG, isto além de 12 empates. No entanto, nas últimas temporadas têm sido os visitantes a alcançar melhores resultados, com sete vitórias e três igualdades em dez deslocações.

A nível individual, e na formação da casa, há um nome acima de todos os outros e esse é o de Pierre Aubameyang, que leva 11 golos e sete assistências no campeonato, e que promete ser uma ameaça para a defesa encarnada, quando os dois conjuntos se defrontarem nos quartos de final da Liga Europa. Já nos forasteiros, o destaque vai para o suspeito do costume, que é Kylian Mbappé, o melhor marcador da equipa e da liga, com 24 golos apontados. Vitinha e Muani, ambos com seis golos e e quatro assistências, também têm estado em bom nível. Para terminar, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.