Um jogo entre dois gigantes em Inglaterra (Tottenham-Liverpool), uma viagem complicada do Real Madrid ao terreno do Girona, a sensação da Liga espanhola, e um confronto entre o Nice e o Brest, os surpreendentes dois primeiros classificados na Ligue 1. São estes os três desafios que destacamos na agenda dos principais campeonatos europeus deste fim de semana, 30 de setembro e 1 de outubro. Podes apostar nestes três encontros no site da Betano.pt e, naturalmente, em todos os outros que este fim de semana vão ocorrer nas Ligas europeias.

Tottenham-Liverpool FC (30/09, 17h30)

O Manchester City tem estado insuperável no arranque da Liga inglesa, com seis vitórias em seis jogos, mas Tottenham e Liverpool FC também registaram um bom arranque. Os “spurs” estão no quarto lugar, com 14 pontos (quatro vitórias e dois empates) e os “reds” na segunda posição, com 16 (cinco triunfos e uma igualdade). Naquele que se perspetiva como um duelo muito equilibrado, as odds do site da Betano.pt indicam favoritismo muito ligeiro do Liverpool FC.

Os “spurs”, a atravessar uma sequência de jogos de elevado grau de dificuldade em Inglaterra, vêm de uma igualdade a duas bolas no reduto do Arsenal, tendo recuperado duas vezes de desvantagem, com golos de Son Heung-min. O sul-coreano sempre foi um jogador que aparecia com facilidade a finalizar no interior da área, mas esta época tem sido mais vezes utilizado nesse papel mais central, depois da saída de Harry Kane para o Bayern Munique. E com bons resultados, pois soma 5 golos em seis partidas da Premier League.

Já o Liverpool FC, parece apostado em voltar aos bons velhos tempos com Jürgen Klopp, depois de uma temporada de 2022/23 verdadeiramente desastrada. Na estreia no campeonato de Inglaterra, a equipa empatou a uma bola no terreno do Chelsea, mas depois venceu os restantes cinco desafios, com destaque para a vitória por 2-1 em casa do Newcastle United. Há poucos dias, para a Taça da Liga, bateu em Anfield o Leicester City por 3-1, com golos de Gakpo, Szoboszlai e Diogo Jota, repetindo o resultado que tinha alcançado na última jornada do campeonato, na receção ao West Ham. Diogo Jota tem-se revelado como o segundo futebolista do plantel com melhor rácio golos/minutos, tendo obtido 3 golos em 354 minutos (1 golo a cada 118 minutos), apenas superado por Darwin Nuñez, que apontou 4 golos em 336 minutos (1 golo a cada 84 minutos).

Ange Postecoglu, técnico do Tottenham, não vai poder contar com Bentancur, Sessegnon, Bryan Gil e Ivan Perisic na receção ao Liverpool FC, enquanto Brennan Johnson  está em dúvida, depois de se ter lesionado no jogo com o Arsenal. Quem poderá estar de regresso no Liverpool FC é o influente Trent Alexander-Arnold, que não joga desde 3 de setembro, mas está recuperado de lesão. Jürgen Klopp agradece, pois estamos a falar de um defesa direito com números de exceção: 16 golos e 73 assistências em 277 jogos pelo seu clube. 

As visitas do Liverpool FC têm sido o cargo dos trabalhos para o Tottenham, que só venceu por uma vez nos dez últimos anos (em outubro de 2017), tendo-se verificado seis triunfos dos visitantes e três empates.

Nice-Brest (01/10, 14h00)

Nem Paris-Saint-Germain, nem Olympique Marselha, LOSC Lille ou AS Mónaco. O líder da Ligue 1 após seis jornadas, contra todas as previsões, é o Brest, com 13 pontos, e o segundo classificado é o Nice, outra surpresa. Os dois vão “degladiar-se” pela liderança, com o anfitrião Nice a reunir uma dose de favoritismo apreciável, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

O Nice, única equipa que ainda não foi derrotada na competição (três vitórias e três empates) começou com três igualdades e vem de três triunfos consecutivos, os últimos dois absolutamente estrondosos: 3-2 em casa do Paris Saint-Germain e 1-0 no reduto do AS Mónaco, numa partida em que os monegascos falharam duas grandes penalidades. A segurança defensiva tem sido a grande mais-valia da formação orientada por Francesco Farioli, jovem técnico italiano de 34 anos: com apenas 4 golos sofridos, é a melhor defesa da competição, compensando alguma falta de poder de fogo atacante (8 golos apontados). Dante, o experiente central brasileiro de 39 anos, tem sido o esteio do setor mais recuado, sendo um dos três totalistas do plantel nesta Ligue 1.

Quanto ao Brest, o líder da prova, as 4 vitórias, um empate e uma derrota nestas primeiras seis rondas, devem ter surpreendido até os adeptos mais otimistas. Na última ronda, venceu o Olympique Lyon por 1-0, com golo tardio de Steve Mounié. Curiosamente, a diferença entre golos marcados e sofridos é de apenas +2 (8-6), o que se explica por todas as suas vitórias terem sido pela margem mínima, tendo perdido por 0-2 em casa do Olympique Marselha.

Uma das grandes figuras da equipa tem sido o avançado francês Romain Del Castillo, autor de 3 golos no campeonato, e do plantel fez parte o atacante português Mathias Lage, ainda que até agora com um papel secundário (106 minutos de utilização, sem golos e sem assistências).

O Brest só venceu por uma vez nas últimas dez visitas a casa do Nice para a Ligue 1, tendo-se verificado seis triunfos dos visitados e três empates. Como será desta vez?

Girona-Real Madrid 

O Girona tem espantado os adeptos do futebol com o seu impressionante início de campeonato espanhol: à entrada para a oitava jornada, lidera com 19 pontos, fruto de seis vitórias e um empate, com o Real Madrid a surgir logo atrás na classificação, a apenas 1 ponto. Os “merengues” perderam o primeiro lugar depois de terem sido derrotados há duas rondas pelo Atlético de Madrid, por 3-1.

O Girona, que pela primeira vez na História é o primeiro classificado de La Liga, empatou na primeira ronda e desde então soma seis vitórias consecutivas, a última das quais no terreno do Villarreal, por 2-1, com golos de Artem Dovbyk e Eric García. Em grande destaque na revelação da Liga espanhola tem estado o atacante brasileiro Savinho, jovem de 19 anos emprestado pelos franceses do Troyes: tem quatro assistências e dois golos, sendo mesmo o futebolista brasileiro com mais participações diretas em golos nas principais Ligas europeias.

O Real Madrid terá pois de vencer em casa do Girona de modo a recuperar a liderança. Na jornada anterior, os “merengues” ganharam no Santiago Bernabéu ao Las Palmas por 2-0, com golos de Brahim Díaz e Joselu, numa partida que ficou marcada pelo regresso do avançado Vinicius Junior, após cerca de um mês de ausência. Joselu que, na sombra de Bellingham, já marcou três golos neste campeonato, tendo menos 2 do que o inglês, que tem sido a grande figura da equipa comandada por Carlo Ancelotti.

O Real Madrid que se cuide nesta visita ao terreno do Girona, pois perdeu dois dos três jogos que lá realizou para a Liga espanhola (em outubro de 2017 e em abril de 2023, nesta última ocasião com quatro golos apontados por Taty Castellanos). A exceção ocorreu em agosto de 2018, quando ganhou por 4-1.

Prémio