Mais um fim de semana, mais dois dias de grandes jogos por essa Europa fora. Escolhemos três duelos que prometem ser partidas que te vão deixar colado ao ecrã até ao último minuto. No sábado, há um AC Milan-Juventus e um Borussia Dortmund-Bayern Munique, enquanto domingo é altura de ver o Arsenal-Liverpool. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das jornadas.

AC Milan-Juventus, 8 de outubro, às 17h

O campeão em título recebe o maior campeão dos últimos anos em Itália. É um clássico com muitas décadas de rivalidade e este não será certamente diferente. Ao cabo de oito jornadas da Serie A, o AC Milan é

quinto, com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e uma derrota), enquanto a Juventus ocupa o sétimo posto, com 13 pontos (três vitórias, quatro empates e uma derrota). Os atuais líderes do campeonato são Nápoles e Atalanta, ambos com 20 pontos, fruto de seis triunfos e duas igualdades, e a fechar o pódio encontra-se a sensacional Udinese, do português Beto, com 19 pontos.

A atuar na condição de visitado, os rossoneri somam três triunfos e um desaire (este contra o líder Nápoles, por 2-1), já a vecchia signora ainda não venceu fora de casa, registando dois empates (Sampdoria e Fiorentina) e uma derrota surpreendente, com o Monza (1-0), recém promovido ao primeiro escalão e, que, até a esse triunfo diante dos bianconeri, ainda não tinha vencido na competição.

Na última temporada, as duas formações empataram os encontros que realizaram na Serie A, com um nulo em San Siro e uma igualdade a um golo em Turim. Nos dez duelos mais recentes, disputados em San Siro, o AC Milan tem sentido dificuldade em bater o rival, como demonstram os números: três vitórias, um empate e seis derrotas. 

O último triunfo, no entanto, foi épico, com os rossoneri a darem a volta a uma desvantagem de dois golos (Rabiot e Ronaldo marcaram para a vecchia signora) na última meia-hora do encontro: Ibrahimovic (62 minutos), Kessie (66’), Rafael Leão (68’) e Rebic (80’) colocaram o resultado final em 4-2.

A meio da semana, os dois conjuntos tiveram sortes diferentes nos encontros da terceira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, com o AC Milan a perder no terreno do Chelsea (3-0), enquanto a Juventus bateu em casa o Maccabi Haifa, por 3-1, com Angel Di Maria a ser a figura do encontro, com três assistências. 

O antigo jogador de Benfica e PSG é a principal ausência da Juve para o confronto com o atual campeão italiano, em virtude de ter sido castigado com dois jogos de suspensão, na sequência da expulsão durante o encontro com o Monza. Federico Chiesa e Paul Pogba continuam ambos de fora, a recuperar de lesões. 

No conjunto da casa, o cenário é mais complicado para Stefano Pioli, dada a lista de ausentes e jogadores em dúvida para este clássico. Além de Zlatan Ibrahimovic e Alessandro Florenzi, que já estão no estaleiro há muito tempo, Calabria lesionou-se com gravidade na última jornada da Serie A, juntando-se ao guarda-redes Maignan, o mesmo acontecendo com  Alexis Saelemaekers e Simon Kjaer. Falta ainda referir Theo Hernández, cuja utilização está em dúvida até à hora do jogo. 

Falando agora sobre os presentes, Dusan Vlahovic, com cinco golos, e Rafael Leão e Giroud, com quatro, são os melhores marcadores de Juventus e AC Milan na Serie A, respetivamente, enquanto no capítulo das assistências destaque para os quatro passes certeiros do internacional português, que só é ultrapassado neste ranking por Savic, da Lazio, com cinco, e por Deloufeu, da Udinese, com seis. Fica já a saber que de acordo com as odds da Betano.pt, o campeão é favorito à vitória neste encontro.

Borussia Dortmund-Bayern Munique, 8 de outubro, às 17h30

É o jogo grande dos últimos anos na Bundesliga, com a diferença que este é o primeiro sem as duas principais figuras das respetivas equipas das temporadas mais recentes: Erling Haaland trocou o Borussia Dortmund pelo Manchester City, enquanto Robert Lewandoski deixou o Bayern Munique para rumar ao FC Barcelona. Ao cabo de oito jornadas disputadas, os dois rivais encontram-se com os mesmos pontos (15), a dois do duo que lidera o campeonato, formado pelo Union Berlin, adversário do Sporting Braga na Liga Europa, e do Friburgo.

Os amarelos de Dortmund chegam ao clássico com duas derrotas nas últimas três jornadas (fora com o Leipzig e com o Colónia), já os bávaros estiveram quatro partidas sem ganhar, isto antes do triunfo na ronda do fim de semana passado, que colocou assim fim ao pior arranque da equipa desde 2010/2011. Os maus resultados do eterno campeão chegaram mesmo a dar origem a notícias que Julian Naggelsman podia ter o seu futuro no comando técnico comprometido, mas os dirigentes do Bayern Munique já vieram a público dizer que o lugar do jovem técnico não está em perigo.

Nesta edição da Bundesliga, o Borussia Dortmund averbou três triunfos e um desaire no seu estádio, tendo a derrota acontecido diante do Werder Bremen, por 3-2. Já os bávaros, na condição de forasteiros, arrancaram a defesa do título com duas goleadas longe da Baviera (6-1 ao Eintracht Frankfurt e e 7-0 ao Bochum), mas nas duas deslocações mais recentes empataram com o Union Berlin (1-1) e perderam com o Augsburg (1-0).

Na temporada passada, o Bayern Munique venceu os dois jogos da liga, com triunfo fora por 3-2 e em casa por 3-1. O Borussia Dortmund tem sentido muita dificuldade em bater o rival no seu estádio, com apenas duas vitórias nas dez receções mais recentes aos bávaros, às quais se juntam seis derrotas e um empate. O equilíbrio entre os dois conjuntos, em jogos disputados no Signal Iduna Park, é quase total, com 21 triunfos caseiros, 20 forasteiros e 19 igualdades, num total de 60 partidas disputadas a contar para a liga alemã.

A meio da semana, os dois rivais golearam nos respetivos encontros da Liga dos Campeões, com o conjunto de Dortmund a vencer o Sevilha, em Espanha, por 4-1, enquanto o Bayern Munique aplicou chapa 5, em casa, ao Viktoria Plzen. Para o clássico de sábado, há vários jogadores indisponíveis de lado a lado: Haller, Reus, Dahoud, Jamie Bynoe-Gittens e Mateu Morey na formação da casa e Sarr, Koman, Lucas Hernández, Kimmich e Thomas Muller nos forasteiros. Musiala, com cinco golos, e Sadio Mané, com quatro, são os melhores marcadores do campeão na liga, já do outro lado, há vários jogadores com dois tentos apontados: Brandt, Reus e Moukoko. No capítulo das assistências, Musiala e Muller, com três cada, e Brandt, com duas, são os melhores das respetivas equipas. De acordo com as odds da Betano.pt, o Bayern Munique é claramente favorito à vitória.

Arsenal-Liverpool, 9 de outubro, 16h30

O Arsenal recebe o Liverpool no domingo, naquele que é o jogo grande da jornada e que coloca frente a frente o líder da Premier League a uma das principais desilusões da temporada (a outra é o Manchester United).

À entrada para nona jornada da melhor liga do mundo, os londrinos são primeiros, com 21 pontos (sete vitórias e uma derrota, esta diante dos red devils), mais um que o Manchester City e 11 que o Liverpool (três triunfos, quatro empates e um desaire), que tem no entanto menos um jogo realizado. 

Os gunners apresentam ainda o segundo ataque mais concretizador da competição, só atrás do City de Guardiola, e são a defesa menos batida (oito golos sofridos), juntamente com o Brighton. Em casa contam por vitórias os quatro jogos já disputados, enquanto os reds ainda não venceram na condição de forasteiro, averbando dois empates e uma derrota, esta contra o Manchester United – clube que curiosamente foi responsável pelos únicos desaires dos dois conjuntos até ao momento na liga inglesa.

Na última jornada do campeonato, o Arsenal bateu em casa o seu maior rival, o Tottenham, por 3-1, já os reds não foram além de um empate com o Brighton, a revelação da prova, por 3-3, sendo que tiveram a perder por 2-0. Se os gunners estão a ter um início de temporada fulgurante, no caso do Liverpool é exatamente ao contrário e Jurgen Klopp reconheceu que a equipa está sem confiança.

 “As pessoas podem perguntar-se: ‘como é que estes jogadores não estão cheios de confiança?’. Acham que o Cristiano Ronaldo está no topo da confiança, neste momento? Durante anos foi o melhor jogador do mundo e agora as coisas não lhe estão a correr como ele gostaria. Acontece a todos”, salientou. “Na época passada o Messi viveu uma situação idêntica. Tens de fazer as coisas e dar os pequenos passos na direção certa para a confiança voltar. Nos desportos individuais podes lutar contra ti mesmo. Num desporto coletivo temos de o fazer juntos. E pode ser mais complicado”, concluiu.

Apesar do momento menos bom da equipa, as odds da Betano.pt dão um ligeiríssimo favoritismo aos forasteiros e, tendo em conta os últimos resultados que o Liverpool conseguiu nas deslocações ao Emirates, o Arsenal costuma ter grandes dificuldades perante este adversário. Os reds venceram por 2-0 e 3-0 nas duas últimas deslocações e, nos dez confrontos mais recentes, registam três triunfos, quatro empates e três desaires. No total dos duelos, o Arsenal regista, a jogar em casa, 51 vitórias, 38 empates e 30 derrotas perante este adversário.

A meio da semana, o Arsenal bateu o Bodo/Glimt, em jogo da fase de grupos da Liga Conferência, por 3-0, e o português Fábio Vieira foi o homem do jogo, com um golo e uma assistência. No caso dos comandados de Klopp, estes receberam e venceram o Rangers, por 2-0, em encontro da terceira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Até ao momento, no Arsenal, os jogadores em destaque têm sido Gabriel Jesus, com cinco golos e três assistências, Bukayo Saka, com quatro assistências, Gabriel Martinelli, com três golos, e Martin Odegaard, com três golos e uma assistência. Do lado forasteiro, Roberto Firmino, com cinco golos, e Luíz Diaz, com três, são os jogadores com melhor pontaria. No capítulo de assistências, Salah e Firmino, ambos com três, têm estado em evidência.

No caso de Gabriel Jesus, o brasileiro continua a deter uma estatística curiosa, a qual já vem dos tempos do Manchester City, e essa é que a sua equipa nunca perde na Premier League, quando o brasileiro faz o gosto ao pé. Foi assim que aconteceu na última ronda diante do Tottenham, naquele que foi 51º jogo em que tal sucedeu, para um total de 48 triunfos e três empates.

Para este jogo, Mikel Arteta não pode contar com os lesionados Emile Smith Rowe e Mohamed Elneny, enquanto Oleksandr Zinchenko está em dúvida. No Liverpool, Diogo Jota deve ser titular, mas Klopp não terá ao seu dispor Alex Oxlade-Chamberlain, Naby Keita, Andrew Robertson e Curtis Jones.

Tutorial