As Ligas espanhola e italiana não param e aproveitando o facto de não haver jogos das competições europeias, vai ser disputada uma jornada a meio da semana, entre terça-feira, 26 de setembro e quinta-feira, 28 de setembro. Convidamos-te a apostar, no site da Betano.pt, em cinco desafios que terão a participação de adversários de Benfica, FC Porto e SC Braga, os três clubes portugueses presentes na edição 2023/24 da Liga dos Campeões.

Podes obviamente apostar em todos os outros encontros desta jornada em Itália e Espanha no site da Betano.pt.

Maiorca-FC Barcelona (26/09, 20h30)

O FC Barcelona, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões – os dragões recebem os “blaugrana” a 4 de outubro – tem uma deslocação com algum risco a Palma de Maiorca (como são todas as que tem de fazer no seu campeonato), embora seja claramente favorito ao triunfo, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

A formação comandada por Xavi Hernández tem realizado um excelente início de temporada: lidera a Liga espanhola, com os mesmos pontos do Girona e com mais 1 ponto do que o Real Madrid, e na última jornada bateu em Camp Nou o Celta de Vigo por 3-2, enquanto na Liga dos Campeões, dificilmente poderia ter começado melhor, pois “arrasou” o Antuérpia, ganhando por 5-0 em Camp Nou no arranque da fase de grupos.

Os portugueses João Cancelo chegaram tarde ao plantel “culé”, mas rapidamente agarraram um lugar como titulares e têm sido das maiores figuras da equipa: o avançado soma 3 golos e duas assistências em quatro desafios, enquanto o lateral também já fez o gosto ao pé em duas ocasiões e realizou uma assistência, igualmente em quatro desafios. E as exibições de ambos têm sido alvo de rasgados elogios dos adeptos, imprensa e treinador.

O Maiorca ocupa o 16º lugar e na ronda do passado fim de semana foi derrotado por 5-3 no reduto do Girona. O médio português Samuel Costa foi utilizado nos seis jogos oficiais desta temporada (todos para a Liga espanhola) e já marcou um golo, insuficiente no entanto para evitar a derrota no terreno do Granada, por 2-3.

As visitas do FC Barcelona a casa do Maiorca para a Liga espanhola têm sido um passeio: ganhou 13 das últimas 14, com a exceção a ocorrer na temporada de 2008/09, quando perdeu por 1-2.

Real Madrid-Las Palmas (27/09, 18h00)

A vida corria sobre rodas ao Real Madrid, adversário do SC Braga na Champions, que liderava a Liga espanhola, com cinco vitórias em cinco jogos, mas na última ronda foi derrotado em casa do Atlético de Madrid (1-3) e desceu para o terceiro posto, a 1 ponto do líder FC Barcelona e do Girona, segundo colocado. Nesta 7ª jornada do seu campeonato, recebe o Las Palmas, 15º classificado, com 5 pontos, sendo amplamente favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt

Figura em grande destaque nos “merengues” tem sido o médio inglês Jude Bellingham, cujo passe foi adquirido ao Borussia Dortmund no último verão por 103 milhões de euros. Já apontou 6 golos em sete desafios e foi ele quem decidiu a recente partida com o Union Berlin, na Liga dos Campeões, ao apontar o único golo. Quanto à formação das Canárias, vem de uma importante vitória diante do Granada por 1-0, mas tem o pior ataque no campeonato espanhol, com apenas 2 golos apontados. Por outro lado, apenas sofreu 4 golos, o melhor registo da prova, em igualdade com o Athletic Bilbao.

Nas últimas dez receções do Real Madrid ao Las Palmas, os “merengues” ganharam oito e empataram duas. Sublinhe-se no entanto que em muitas temporadas o conjunto insular não esteve no escalão principal, onde só em cinco ocasiões neste século marcou presença.

Valência-Real Sociedad (27/09, 20h30)

A Real Sociedad, rival do Benfica na Champions, tem uma difícil deslocação ao terreno do Valência naquele que é o jogo da 7ª jornada da Liga espanhola com odds mais equilibradas, ainda e sempre de acordo com o site da Betano.pt: o triunfo de ambas as equipas tem cotação quase igual, com ligeiríssima superioridade dos donos da casa.

A formação basca, que obrigou o Inter Milão a uma igualdade a uma bola na estreia na Champions, ocupa o oitavo lugar no seu campeonato e na última jornada venceu em casa o Getafe, por 4-3. Já o Valência quer esquecer as terríveis épocas mais recentes e, para já, apesar de algumas melhorias, continua longe dos bons velhos tempos, ocupando a sexta posição. Na última ronda empatou a duas bolas em casa do Almería.

O ponta de lança português André Silva faz parte do plantel da Real Sociedad mas ainda não se estreou na época em curso, devido a lesão. Sem o português, boa parte das despesas atacantes da equipa têm estado a cargo de Kubo e Barrenetxea, que, juntos, marcaram 7 dos 12 golos da equipa no campeonato. No Valência, os portugueses Thierry Correia e André Almeida têm sido habituais titulares e ambos já conseguiram uma assistência.

O equilíbrio tem sido a nota dominante nos jogos entre estes dois históricos emblemas realizados no Mestalla. Quatro dos últimos cinco terminaram empatados e se estendermos a análise a dez anos, houve três empates para cada equipa e as referidas quatro igualdades.

Inter Milão-Sassuolo (27/09, 19h45)

O Inter Milão, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, tem estado insuperável neste início de época na Série A italiana, liderando a prova com cinco vitórias em cinco jogos. Na última jornada foi ao reduto do Empoli ganhar por 1-0 (golo de Federico Dimarco) , não sendo de estranhar que seja francamente favorito na receção ao Sassuolo. Atenção no entanto que o rival dos “nerazzurri” vem de um excelente triunfo frente à Juventus, por 4-2.

Figura em destaque no Inter Milão tem sido o atacante Lautaro Martínez, que já faturou por seis ocasiões em seis desafios oficiais. Soma 5 golos na Série A italiana e na Champions foi ele a conseguir empatar o jogo no terreno da Real Sociedad, com um golo tardio.

A defesa do Inter Milão terá de estar muito atenta ao avançado Andrea Pinamonti, que já marcou 5 golos esta temporada (4 na Série A).

Ao contrário do que seria expectável, o Inter Milão não tem conseguido superiorizar-se ao Sassuolo nos jogos da Série A italiana. Houve dez desafios até aos dias de hoje, todos desde 2014, com quatro triunfos para cada lado e dois empates.

Nápoles-Udinese (27/09, 19h45)

O Nápoles, campeão italiano em título, não está a ter um bom início de época, ocupando o sétimo posto, a 7 pontos do líder Inter Milão. Depois de na última ronda ter empatado sem golos no terreno do Bolonha FC, recebe agora a Udinese, 16ª classificada. Recorde-se que os napolitanos, adversários do SC Braga na Champions, começaram esta competição com um triunfo por 2-1, precisamente na cidade dos arcebispos.

No Nápoles, o português Mário Rui tem vivido temporada apagada, apenas com um jogo como titular e três como suplente utilizado, com 141 minutos em campo no total. O melhor marcador da equipa é Victor Osimhen, com 3 golos em cinco partidas oficiais, mas já vai em quatro desafios consecutivos sem faturar. Quanto à Udinese, vem de uma derrota caseira frente à Fiorentina (0-2), estando no 18º lugar, o primeiro abaixo da linha de água. Três portugueses fazem parte do plantel (João Ferreira, Domingos Quina e Vivaldo Semedo), mas nenhum tem sido habitualmente titular. 

O Nápoles não tem sentido dificuldades nos jogos em casa diante da Udinese, tendo ganho os últimos nove referentes ao campeonato, depois de uma igualdade na temporada de 2013/14.

Prémio