Está à porta a 13ª jornada da I Liga, que tem como prato forte a deslocação do líder Sporting ao terreno do Vitória de Guimarães. O Benfica, segundo da tabela, recebe o Farense, enquanto o FC Porto também joga em casa, diante do Casa Pia. Como sempre, podes apostar nos jogos que envolvem os três grandes e nas restantes seis partidas desta ronda no site da Betano.pt.
O Benfica, segundo classificado, a dois pontos do líder Sporting e com mais 1 ponto do que o FC Porto, é super favorito ao triunfo diante do Farense, oitavo colocado, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Um jogo em que são esperados muitos golos, pois estarão em campo o terceiro melhor ataque da competição (Benfica, com 23 golos) e o quinto (Farense, com 21).
Os encarnados vêm de um empate sem golos no reduto do Moreirense, que valeu a descida para a segunda posição, uma vez que o Sporting, que tinha os mesmos pontos, bateu o Gil Vicente. Já o Farense perdeu em casa com o Vitória de Guimarães (1-2), desperdiçando a possibilidade de chegar mais perto dos lugares de acesso às competições europeias.
O defesa direito Alexander Bah e o extremo David Neres, lesionados de longa duração, serão baixas no conjunto de Roger Schmidt, enquanto José Mota tem alguns problemas para formar o meio campo: Mattheus Oliveira saiu lesionado ainda durante a primeira parte do jogo com o Vitória de Guimarães e o seu substituto, Fabrício Isidoro, foi expulso com dois amarelos. Càseres (um futebolista com índole mais defensiva) ou Rafael Barbosa (mais ofensivo), são as duas opções mais previsíveis para se juntarem a Cláudio Falcão e Vítor Gonçalves no meio campo.
No meio campo do Benfica é provável que faça parte João Mário, o goleador de serviço da equipa nas últimas semanas. Depois de um início de época mais apagado na hora de acertar nas redes adversárias, o (ex) internacional português faturou por seis vezes nos últimos dez desafios, com óbvio destaque para o “hat-trick” diante do Inter Milão.
No Farense, Cláudio Falcão é o médio mais concretizador, tendo já marcado por duas vezes no campeonato, nas vitórias diante do Chaves (5-0) e Rio Ave (4-3). O Benfica tem demonstrado clara superioridade nas receções ao Farense para a I Liga, tendo ganho nove das últimas dez. A exceção ocorreu em abril de 1996, com triunfo dos algarvios por 2-1.
Este é o jogo grande da 13ª jornada, com o quinto classificado a receber o líder, sendo o Sporting favorito ao triunfo, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Até ao momento, os leões ganharam dez jogos e só empataram uma vez (no reduto do SC Braga) e perderam outra (no Estádio da Luz). No entanto, os verdes e brancos não deverão ter tarefa fácil, diante de uma equipa que melhorou significativamente desde a chegada de Álvaro Pacheco, técnico que conduziu o emblema minhoto a cinco vitórias e duas derrotas em sete jogos oficiais.
O Sporting vem de um importante triunfo por 3-1 em Alvalade, diante do Gil Vicente, resultado que lhe permitiu isolar-se de novo no primeiro lugar. Gyokeres voltou a estar em plano de destaque, com dois golos apontados (e viu outros dois serem anulados) e Marcus Edwards também esteve em bom nível, comprovando o seu apreciável momento de forma. O extremo inglês fez dois golos e duas assistências nos últimos seis jogos que disputou e no total da temporada soma quatro golos e três assistências. Iván Fresneda será ausência no Sporting, assim como St. Juste (saiu lesionado no jogo com o Gil Vicente). Mas a maior baixa no esquadrão de Rúben Amorim será o capitão Coates, que viu o quinto cartão amarelo no desafio com o Gil Vicente.
Jota Silva tem sido a figura em maior destaque no Vitória de Guimarães. O extremo, que alia como poucos a criatividade e a capacidade de trabalho, já tem 5 golos e quatro assistências na temporada em curso e vai tentar repetir a grande exibição que protagonizou com o FC Porto, mas agora com mais eficácia na finalização.
Mikel Villanueva e Bruno Gaspar têm estado ausentes na equipa minhota nas últimas semanas, devido a problemas físicos, existindo a expetativa de perceber se algum poderá recuperar a tempo da receção ao Sporting, jogo em que não estará certamente Telmo Arcanjo, a recuperar de uma cirurgia.
O Sporting tem-se dado bem com os ares de Guimarães, tendo ganho nas três últimas partidas do campeonato. No entanto, se estendermos a análise às últimas dez temporadas, os minhotos equilibram as contas: cinco triunfos dos leões, três empates e duas vitórias dos locais.
O FC Porto soma e segue nas várias competições e se excetuarmos as duas derrotas com o FC Barcelona, obteve oito vitórias e um empate nos restantes nove últimos desafios oficiais, mostrando uma subida de forma em relação ao início da temporada. Em terceiro lugar na tabela da I Liga, a 3 pontos do líder Sporting e a 1 ponto do Benfica, segundo classificado, os azuis e brancos vão receber o Casa Pia nesta 13ª ronda, com odds muito favoráveis para o seu triunfo, no site da Betano.pt.
Na última jornada, os portistas obtiveram uma convincente vitória em Famalicão, por 3-0 (golos de Evanilson, Taremi e Francisco Conceição) enquanto o Casa Pia, atual 11º classificado, ganhou por 1-0 ao Portimonense (em casa) na estreia de Pedro Moreira em partidas do campeonato ao serviço dos gansos. O golo foi de Samuel Justo, médio emprestado pelo Sporting.
Como já vimos, Taremi regressou aos golos no último desafio da I Liga, tendo chegado aos 3 golos em 12 jogos nesta edição. Números abaixo do que nos habituou, mas como bem lembrou Sérgio Conceição em conferência de imprensa recente, “o trabalho do Taremi é mais do que fazer o golo ou a assistência”, confessando-se “extremamente satisfeito com o trabalho” efetuado pelo iraniano.
A possível recuperação de Alan Varela, João Mário e Wendell para este FC Porto-Casa Pia é um dos motivos de interesses para a partida, com Marcano e Gabriel Verón a serem ausências certas.
No Casa Pia, que tem o pior ataque da I Liga (9 golos), mas a quinta melhor defesa (13 golos), o ponta de lança Clayton Silva tem sido um dos elementos em maior destaque, tendo até ao momento obtido 7 golos nos 18 desafios oficiais em que participou, um dos quais marcado ao Sporting. O avançado Kiki Silva, em recuperação de grave lesão, é ausência certa para o Dragão. O FC Porto vai tentar manter o registo 100 por cento vitorioso nas receções ao Casa Pia referentes ao campeonato. Este será apenas o terceiro encontro, depois dos 10-0 de 1938/39 e do 2-1 da temporada transata.