O fim de semana de bola em Portugal é marcado pela realização da 19ª jornada da liga, bem como pela final da Taça da Liga, a qual se disputa sábado, em Leiria, entre SC Braga e Estoril. No domingo, o FC Porto defronta o Farense, no Algarve, enquanto na segunda-feira o Sporting recebe o Casa Pia e o Benfica visita o terreno do Estrela da Amadora. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.

Taça da Liga: SC Braga-Estoril, 27 de janeiro, às 19h45

Antes dos grandes entrarem em campo, há uma final inédita da Taça da Liga. Esta é a 17ª edição da prova e o Benfica é o clube com mais conquistas até ao momento. Os encarnados já têm sete troféus no museu, no entanto, não vencem a Taça da Liga desde 2015/16. O Sporting, com quatro triunfos, surge logo atrás e o Sporting Braga fecha o pódio, com duas vitórias. FC Porto, o atual detentor do troféu, Moreirense e Vitória de Setúbal, que venceu a primeira edição, registam todos um título.

Para chegarem à “final four”, o Sporting Braga venceu o grupo A, com 4 pontos, os mesmos que o Casa Pia, enquanto no D o Estoril bateu o FC Porto, por 3-1, em casa, resultado que ajudou os canarinhos a terminarem na liderança do grupo, com seis pontos. Nas meias-finais, ambos os conjuntos bateram os favoritos, com os minhotos a derrotarem o Sporting, por 1-0, com um golo de Abel Ruiz, já os canarinhos ultrapassaram o Benfica, no desempate por grandes penalidades, isto depois do marcador registar um empate a um golo ao fim dos 90 minutos. 

Os bracarenses vão atrás do terceiro troféu na prova, já o Estoril chega pela primeira vez ao jogo decisivo. Esta temporada os dois conjuntos já mediram forças no Minho, em partida da 12ª jornada, com a formação da casa a vencer por 3-1. Nesta prova, há registo também de dois confrontos e em ambos o SC Braga levou a melhor: vitória fora em 2013, por 2-1, e em casa por 3-1, em 2020. Para terminar, fica a saber que os pupilos de Artur Jorge são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.

Farense-FC Porto, 28 de janeiro, às 18h

O FC Porto é o primeiro dos grandes a entrar em ação nesta ronda e desloca-se ao terreno do Farense. Neste momento, os dragões são terceiros, com 41 pontos, a cinco do líder Sporting, já os algarvios, recém-promovidos, estão a realizar um campeonato tranquilo, ocupando atualmente o sétimo posto, com 24 pontos.

Fora de casa, os pupilos de Sérgio Conceição registam seis triunfos, um empate e duas derrotas (nas deslocações à Luz e Alvalade, por 0-1 e 0-2, respetivamente), já o Farense, perante o seu público, tem quatro triunfos, duas igualdades e três desaires, sendo que nos últimos cinco jogos em casa, só venceu dois – 2-0 diante do Arouca e 1-0 com o Gil Vicente. Por outro lado, o FC Porto não conseguiu vencer nas duas últimas vezes em que atuou como equipa visitante: além da mencionada derrota com o Sporting, os azuis e brancos empataram ainda a um golo com o Boavista, no Bessa.

Segundo as odds da Betano.pt, o FC Porto está melhor cotado para vencer esta partida e os resultados recentes são favoráveis aos visitantes, com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota nas dez visitas mais recentes à casa do Farense. O único desaire aconteceu em 1994, por 1-0, enquanto o empate registou-se na época 1999/00, numa partida que acabou com uma igualdade a três golos. O último confronto aconteceu na temporada 20/21 e um tento apontado por Taremi foi suficiente para dar os três pontos aos dragões. 

Bruno Duarte, com cinco golos, e Matheus Duarte, com quatro, são os melhores marcadores dos algarvios, já nos visitantes esse estatuto pertence a Evanilson, com seis. No capítulo das assistências, Marco Matias e Francisco Conceição, ambos com três, são os nomes em destaque.

Estrela da Amadora-Benfica, 29 de janeiro, às 18h45

O Benfica quer esquecer a derrota nas meias-finais da Taça da Liga e o melhor para isso é vencer na segunda-feira na deslocação ao terreno do Estrela da Amadora, equipa que derrotou por 2-0 no Estádio da Luz, na primeira volta do campeonato. Os comandados de Roger Schmidt ocupam a segunda posição, com 45 pontos, a um do líder Sporting, e vão numa sequência de cinco triunfos consecutivos na competição e em só um deles o Benfica sofreu um golo (4-1, em casa, diante do Rio Ave). Por outro lado, os estrelistas chegam a este duelo como atuais 13º classificados e não vencem há cinco rondas (duas derrotas e três empates): o último triunfo foi a 10 de dezembro de 2023, no seu estádio, frente ao Boavista (3-1).

Em casa, os pupilos de Sérgio Vieira têm sentido dificuldade em vencer jogos, com apenas três triunfos, um empate e cinco derrotas, já o Benfica, enquanto equipa visitante, tem sete vitórias, um empate (0-0 na casa do Moreirense) e  um desaire (na primeira ronda, por 2-3 com o Boavista). Historicamente, o Benfica leva grande vantagem nas deslocações à Reboleira, com 11 vitórias, três empates e só duas derrotas, a última há 24 anos e por 3-0, com bis de Gaúcho e outro golo de Kenedy, e isto numa altura em que Jorge Jesus era o treinador do Estrela e Jupp Heynckes o do Benfica.

Ángel Di María, com sete golos, e Rafa, com seis, são as principais ameaças para a defesa do Estrela, sendo que o extremo português ainda soma nove assistências e é o líder deste ranking. Na formação da casa, Léo Jabá com três tentos apontados é o jogador com a pontaria mais afinada e também o melhor da equipa no capítulo das assistências, com dois passes certeiros para golo. Fica ainda a saber que, de acordo com as odds da Betano.pt, o Benfica é favorito à vitória.

Sporting-Casa Pia, 29 de janeiro, às 20h45

O líder Sporting é o único dos três grandes a jogar em casa nesta ronda do campeonato e, quando entrar em campo, já sabe os resultados alcançados pelos principais adversários. Tal como acontece com o Benfica, os leões também devem querer rapidamente esquecer a derrota nas meias-finais da Taça da Liga e, para isso, uma vitória diante do Casa Pia pode ser o melhor remédio.

Ao cabo de 18 jornadas, os pupilos de Rúben Amorim são líderes, com 46 pontos, mais um que o Benfica e cinco que o FC Porto, com 15 vitórias, um empate (1-1 fora com o SC Braga) e duas derrotas (2-1 na Luz e 3-2 no campo do Vitória Guimarães), já o Casa Pia é atualmente 12º classificado, com 19 pontos (cinco triunfos, quatro igualdades e nove desaires). Na primeira volta, os leões bateram este adversário por 2-1, com bis de Paulinho, enquanto Clayton marcou para os visitados.

Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em cinco ocasiões em partidas a contar para o campeonato nacional e o Sporting venceu todos os duelos. Na temporada passada, por exemplo, houve muitos golos nos dois confrontos: 3-1 em Alvalade e 4-3 no terreno do Casa Pia, com Trincão a ser a figura da partida, ao apontar três golos, o último dos quais aos 85 minutos e que deu a vitória aos leões.

O Sporting chega a este encontro na sequência de cinco vitórias consecutivas na liga e apontou 13 golos nos três jogos mais recentes. O Casa Pia, por seu lado, regista dois triunfos e três desaires nas mesmas cinco jornadas, com a curiosidade que as vitórias foram como equipa visitante e os desaires como formação visitada. A tarefa dos forasteiros não se afigura nada fácil, ou não tivesse pela frente uma equipa que leva nove vitórias em outros tantos jogos realizados em Alvalade, com 24 golos marcados e apenas sete sofridos.

Nos leões, Gyökeres é um nome incontornável quando se fala da boa época que o Sporting está a realizar, com 13 golos e oito assistências no campeonato, e tem sido bem secundado por Paulinho (nove golos) e Pote (seis golos e outras tantas assistências), entre outros. No Casa Pia, Clayton, com seis golos, e Felippe Cardoso, com três, são as principais ameaças para as redes defendidas por Antonio Adán. Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.