Mais um fim de semana, mais uma jornada da liga portuguesa, competição que está a entrar no seu último terço, com a realização da 22ª jornada. Nesta ronda, o FC Porto recebe o Estrela da Amadora e o Benfica o Vizela, enquanto o Sporting joga fora com o Moreirense. Podes apostar nestes encontros, bem como nas restantes partidas da prova no site da Betano.pt.
Os azuis e brancos ocupam a terceira posição, com 45 pontos, menos sete que Benfica e Sporting, que partilham a liderança, mas os leões têm menos um encontro disputado, enquanto o Estrela da Amadora é 12º, com 21, e acima da linha de água por apenas um ponto.
O primeiro dos três grandes a entrar em ação é o FC Porto, que chega a este duelo com o Estrela da Amadora na sequência de um empate (em casa com o Rio Ave a zero) e uma derrota (fora com o Arouca, por 3-2) nas últimas duas jornadas da liga, Já os forasteiros colocaram fim a sete jogos seguidos sem vitórias, ao bater em casa o Portimonense, por 3-0.
Em casa, o FC Porto regista sete vitórias, dois empates e um desaire ( (0-1 com o Estoril), 17 golos marcados e cinco sofridos. Do outro lado está um adversário que, como visitante, tem apenas um triunfo (0-1 com o Casa Pia), além de cinco igualdades e quatro derrotas, com 8 golos apontados e 14 encaixados.
Na primeira volta, os comandados de Sérgio Conceição venceram na Reboleira, por 1-0, com um tento de Taremi, e historicamente têm uma larga vantagem nos confrontos contra este adversário, seja como equipa visitante ou forasteira. Em duelos no Dragão, por exemplo, o FC Porto leva 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, esta em 2006/07, com o único golo da partida a surgir aos 90+2, por intermédio de Anselmo. A título individual, destaque para os nove golos do portista Evanilson na liga e para os cinco apontados por Léo Jabá nos visitantes, enquanto no capítulo das assistências, Pepê, com quatro, é o melhor dos azuis e brancos, já no Estrela há vários jogadores com dois passes certeiros. Sobre este duelo, fica ainda a saber que o FC Porto é favorito ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Domingo, dia 18, é a vez do Benfica entrar em campo, na receção ao Vizela, equipa que derrotou recentemente por 2-1, fora de casa, em partida a contar para a Taça de Portugal. Os pupilos de Roger Schmidt não foram além de um empate a dois golos na última jornada, na visita ao Minho para o duelo com o Vitória Guimarães, resultado que permitiu que o Sporting apanhasse o rival no topo da classificação, já que os leões derrotaram em casa o SC Braga, por 5-0.
Já o Vizela venceu fora o Gil Vicente, por 0-1, e desta forma deixaram a lanterna vermelha da prova para o Desportivo de Chaves e são agora o 16º classificação da liga, mas já a cinco pontos do último lugar acima da linha de águia. Com o triunfo diante dos gilistas, o Vizela colocou um ponto final numa sequência de dez partidas sem conhecer o sabor da vitória.
Na Luz, o Benfica regista oito vitórias e dois empates (com Casa Pia e Farense), com 23 golos apontados e apenas quatro sofridos, enquanto o Vizela, como visitante, tem dois triunfos, quatro igualdades e outros tantos desaires, nove tentos apontados e 14 encaixados. Na primeira volta, os encarnados venceram fora este adversário, por 2-1, com golos de Musa e Di Maria e, nas quatro ocasiões anteriores em que já mediram forças na Luz, em partidas a contar para a liga, as águias venceram em três delas e registaram um empate – este a um golo, na época 2021/22.
Para este confronto, o treinador alemão do Benfica não pode contar com os castigados Florentino e Kökçü, mas terá as suas principais armas ofensivas disponíveis, como são o caso de Rafa (nove golos e outras tantas assistências), Di Maria (sete golos e seis assistências) e Arthur Cabral (quatro golos), que marca há quatro jogos consecutivos. No Vizela, Essende, com 10 golos na liga, é claramente o jogador mais perigoso para as redes de Trubin. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os visitados são claramente favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.
Na segunda-feira, o Sporting já sabe o que aconteceu nos encontros dos principais rivais, quando entrar em campo para medir forças com o Moreirense. Os leões partilham a liderança da liga com o Benfica, mas têm menos um jogo disputado (fora com o Famalicão), já os minhotos são sextos classificados, com mais sete pontos que o sétimo (Arouca) e a cinco dos vizinhos SC Braga e Vitória Guimarães.
Na última jornada, ambos os conjuntos venceram os respetivos encontros, com os leões a golearem em casa os bracarenses, por 5-0, já o Moreirense derrotou, no seu estádio, o Desportivo de Chaves, por 1-0. Como equipa visitante, os leões têm seis vitórias, empate (1-1, com SC Braga) e duas derrotas (2-1 com Benfica e 3-2 com Vitória Guimarães), 21 golos apontados e 12 sofridos, enquanto os minhotos registam cinco triunfos, duas igualdades e três desaires perante o seu público, sendo que empataram a zero com Benfica e perderam por 1-2 com o FC Porto.
Na primeira volta, o Sporting venceu este adversário, por 3-0, com golos de Morten Hjulmand, Viktor Gyökeres e Ousmane Diomande, e os leões costumam dar-se bem com os ares de Moreira de Cónegos, já que registam sete vitórias, quatro empates e uma derrota em 12 deslocações. O único desaire aconteceu na época 2003/04, por 1-0, com um um tento apontado por Manoel, aos 90+3.
Individualmente, destaque no Sporting para Gyokeres, com 16 golos e oito assistências, Paulino, com nove golos, e Pote com sete tentos apontados e nove passes certeiros. Nos visitados, Madson, com quatro golos, é o melhor marcador da equipa, isto depois da saída de André Luís (seis) no mercado de inverno, rumo aos chineses do Shangai Shenhua. Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt.