A 23ª jornada da liga portuguesa só começa no domingo para os três grandes, com o FC Porto a defrontar o Gil Vicente em Barcelos, à mesma hora, em Lisboa, o Benfica recebe o Portimonense, enquanto o Sporting é o último a entrar em campo e vai ter pela frente o Rio Ave, em Vila do Conde. Neste momento, Sporting e Benfica partilham a liderança do campeonato, com 55 pontos, mas os leões têm menos um jogo disputado (fora, com o Famalicão). O FC Porto fecha o pódio, com 48. Podes apostar nestes três encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da jornada.

Gil Vicente-FC Porto, 25 de fevereiro, às 18h

O FC Porto voltou às vitórias na última jornada, depois de vencer em casa o Estrela da Amadora, por 2-0, e deixou para trás duas partidas em que perdeu fora com o Arouca (3-2) e empatou no Dragão com o Rio Ave (0-0). O Gil Vicente, atual 10º classificado, com 25 pontos, também regressou aos triunfos na ronda anterior, ao bater o Estoril, na Amoreira, por 1-3, isto depois de três desaires consecutivos.

Enquanto equipa forasteira, os azuis e brancos registam sete vitórias, um empate e três derrotas (Benfica, Sporting e Arouca), já os gilistas, como formação visitada, levam cinco triunfos, quatro igualdades e dois desaires – com o Benfica (2-3) e Viela (0-1). Nos cinco encontros mais recentes perante o seu público, o conjunto de Barcelos só marcou um golo em quatro desses desafios (no outro ficou em branco), enquanto os azuis e brancos, nas últimas cinco deslocações, apontaram três golos em duas delas e só ficaram em branco contra o Sporting.

Na primeira volta, os pupilos de Sérgio Conceição sentiram dificuldades em derrotar este adversário, com o golo da vitória a surgir apenas em cima do minuto 90, por intermédio de Eustáquio – Iván Jaime deu vantagem aos dragões aos 8’ e Depú restabeleceu a igualdade aos 37’. Historicamente, o FC Porto leva vantagem nestes duelos realizados em Barcelos, com 14 vitórias, três empates e cinco derrotas em 22 deslocações. Nos dez embates mais recentes, e apenas contabilizando as partidas a contar para o campeonato, o FC Porto venceu sete deles, empatou um e perdeu apenas em duas ocasiões: em 219/20, por 2-1, e em 2011/12, por 3-1.

Individualmente, Evanilson, com nove golos, Galeno (três golos e quatro assistências) e Pepê (quatro passes certeiros para golo) serão as principais ameaças ofensivas para o Gil Vicente, que por sua vez tem em Maxime Dominguez (seis golos) e Félix Correia (quatro golos) os jogadores em maior destaque nos últimos encontros. Sobre este desafio, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Benfica-Portimonense, 25 de fevereiro, às 18h

À mesma hora que o Gil Vicente-FC Porto, é a vez do Benfica e Portimonense pisarem o relvado da Luz. Na primeira volta, o campeão nacional venceu na visita a Portimão, por 1-3, com golos de Bah, Musa e Neres, com Hélio Varela a marcar para a formação da casa. 

Na ronda anterior, os pupilos de Roger Schmidt golearam o Vizela (6-1) na Luz, já os algarvios receberam e empataram com o Vitória Guimarães (1-1). Se o Benfica lidera a liga, com os mesmos pontos que o Sporting, o conjunto orientado por Paulo Sérgio é 13º classificado, com 22 pontos, apenas um acima da linha de água.

Perante o seu público, o Benfica regista nove vitórias e dois empates (com Casa Pia e Farense), 29 golos marcados e apenas cinco sofridos, enquanto o Portimonense, como visitante, alcançou apenas três triunfos, uma igualdade e sete desaires. Nos cinco encontros mais recentes na Luz, os encarnados registaram outras tantas vitórias e em quadro desses desafios apontaram pelo menos três golos. Por outro lado, os algarvios levam um triunfo e quatro derrotas nas cinco deslocações anteriores e em três delas encaixaram pelo menos dois golos.

Os dois conjuntos já mediram forças em 20 ocasiões, no estádio da Luz e em partidas do campeonato, com 16 vitórias caseiras, três empates e um triunfo forasteiro – este na época 2021/22, por 0-1, com golo de Possignolo. Nos dez embates mais recentes, as águias venceram oito, empataram um e averbaram a tal derrota já mencionada. Em cinco desses triunfos apontaram pelo menos três golos, enquanto os visitantes balançaram as redes adversárias em seis dessas dez visitas à Luz.

Rafa, com dez golos e outras tantas assistências, e Di Maria, com sete golos e seis assistências, têm sido os principais jogadores ofensivos do conjunto liderado por Roger Schmidt, enquanto nos algarvios, Carlinhos (seis golos) e Hélio Varela (cinco golos) serão as principais ameaças para a baliza de Trubin. Sobre este desafio, fica ainda a saber que o Benfica parte como favorito, isto segundo as odds da Betano.pt.

Rio Ave-Sporting, 25 de fevereiro, às 20h30

Tal como aconteceu na ronda anterior, o Sporting é o último dos três grandes a entrar em ação este fim de semana. Os leões visitam Vila do Conde para medir forças com o Rio Ave, adversário que bateram em casa na primeira volta por 2-0, com golos de Paulinho e Marcus Edwards. 

Os pupilos de Rúben Amorim chegam a este duelo no topo da classificação, em igualdade pontual com o Benfica, mas têm menos um jogo disputado (fora com o Famalicão), já o Rio Ave é 16º, com 21 pontos, e está abaixo da linha de água, mas com os mesmos pontos que Estrela da Amadora e e Estoril, equipas que estão à frente dos vilacondenses na tabela.

Fora de casa, o Sporting regista sete triunfos, um empate (1-1 com o SC Braga) e duas derrotas (1-2 com Benfica e 2-3 com Vitória Guimarães)  e venceu nas últimas quatro deslocações. Por outro lado, os pupilos de Luís Freire conseguiram quatro triunfos, outros tantos empates e três derrotas, quando atuam na condição de equipa visitada, sendo que têm três empates e duas vitórias nos cinco encontros mais recentes realizados no seu estádio.

Historicamente, a vantagem cai para o lado leonino, com 16 triunfos, oito empates e quatro desaires, em 28 deslocações, e nas últimas cinco viagens a Vila do Conte o Sporting trouxe na bagagem quatro vitórias e uma igualdade. A última derrota forasteira aconteceu em 2016/17, por 3-1, com golos de Tarantini, Guedes e Gil dias para os visitados, todos na primeira parte, e Bas Dost reduziu para os visitantes aos 82 minutos.

A título individual, Gyökeres é um nome incontornável esta temporada no Sporting, com 16 golos e oito assistências, já Pote tem oito golos e nove passes certeiros, enquanto Trincão tem ganho cada vez mais protagonismo, com seis golos e três assistências. No Rio Ave, o destaque vai para os cinco golos de Emmanuel Boateng e as quatro assistências de dois tentos apontados de Carlinhos. Para terminar, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.