Juventus e FC Porto disputam esta terça-feira, dia 9 de março, a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os dragões venceram por 2-1 no primeiro jogo e sabem que uma derrota por 1-0 é suficiente para a “vecchia signora” seguir em frente na prova, a qual se tornou uma obsessão para os campeões italianos. Pode apostar neste jogo no site da Betano.pt e saiba que a Juve é favorita.
No Dragão, o FC Porto dominou por completo o conjunto italiano e chegou a ter uma vantagem de dois golos. Até que, o tento da Juve caiu do céu e estabeleceu o resultado final em 2-1, o qual deixa a eliminatória completamente em aberto. Em 2014, o Benfica, na altura numa eliminatória a contar para a Liga Europa, também viajou até Turim com a mesma vantagem que os portistas e saiu de lá com um empate a zero, que garantiu-lhe a continuidade na prova – chegou à final e perdeu com o Sevilha, após marcação de grandes penalidades.
Andrea Pirlo poupou Ronaldo para este jogo, dando descanso ao craque luso na jornada frente à Lázio, jogo que acabou com a vitória dos bianconeri por 3-1. Morata foi o homem do jogo, com dois golos, provando desta forma que os problemas físicos que o apoquentaram até recentemente estão ultrapassados. Cuadrado também voltou à equipa, depois de uma ausência provocada por ter contraído o vírus da Covid-19. Quem vai falhar a segunda mão é o médio Bentancur, uma vez que está infetado com o novo coronavírus. No lado do FC Porto, Pepe e Corona saíram tocados do jogo contra o Gil Vicente.
Esta é a terceira vez que o FC Porto está no caminho de Ronaldo na Liga dos Campeões e vai servir para desempatar. CR7 fazia parte da equipa do Manchester United que foi eliminada pelo FC Porto, com um total de 3-2, em 2003/04. Em 2008/09, o goleador luso marcou o único golo no Estádio do Dragão, na segunda mão dos quartos de final, e que permitiu aos “red devils” seguirem em frente na prova com agregado de 3-2.
Apesar do domínio avassalador nos últimos anos em Itália, a glória europeia tem fugido à vecchia signora há muito tempo. No museu, a Juve só conta com duas Taça dos Campeões/Liga dos Campeões: em 1984/85 venceu o Liverpool e em 1995/96 derrotou o Ajax, após a marcação de grandes penalidades. Se finais perdidas fossem motivo de orgulho, os adeptos do campeão italiano andariam a irradiar felicidade como poucos. É que ninguém na história da Liga dos Campeões perdeu tantos jogos decisivos como o conjunto italiano: foram 7 vezes.
A primeira desilusão foi em 1973, frente ao Ajax. Depois, a história repetiu-se com o Hamburgo (1982/83). Borussia Dortmund foi o carrasco dos italianos em1996/97 e o Real Madrid em 1997/98. Em 2002/03, foi a vez do AC Milão levar a melhor sobre o rival e em 2014/15 o FC Barcelona provocou mais uma desilusão à vecchia sigonra. A última final perdida aconteceu, em 2016/17, frente ao Real Madrid – derrota clara por 4-1, com Ronaldo a marcar dois golos.
Não é segredo para ninguém que o principal objetivo da Juventus é voltar a conquistar a Liga dos Campeões. E foi com esse objetivo em mente que o eterno campeão italiano contratou Cristiano Ronaldo em 2018. O português tinha sido o principal responsável pela eliminação da Juve nas duas épocas anteriores na prova rainha do futebol europeu. Mas a realidade tem sido dura para a vecchia signora. Desde que a chegada de CR7 a Turim, o sonho de levantar a orelhuda parece mais distante, em vez de estar mais próximo. Porque se há uns anos a Juve só era eliminada por colossos, como o Real Madrid e Bayern Munique, além de ter perdido uma final para um “Super Barça”, nas duas últimas temporadas, a vecchia signora caiu aos pés de adversários mais modestos. Em 2018/19 foi eliminada pelo Ajax – empate a um golo na primeira mão e derrota caseira por 2-1 – e em 2019/20 coube ao Lyon eliminar Ronaldo e companhia. Os gauleses apuraram-se com a regra do golo fora – venceram em casa por 1-0 e perderam em Itália por 2-1. Conseguirá o FC Porto repetir o feito de holandeses e franceses e eliminar a Juventus?