No domingo, dia 27, às 17h30, é dado o pontapé de saída do duelo entre Juventus e AS Roma, em Turim, naquele que é o jogo grande da terceira jornada da Serie A. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, sendo que se espera uma partida equilibrada.

Ao cabo das duas primeiras rondas da liga italiana, há três equipas no topo da classificação, com seis pontos, e são elas o Nápoles, o Inter Milão e a AS Roma. Logo a seguir, com quatro pontos, surge a Juventus, que tem a companhia de mais cinco equipas.

A vecchia signora venceu na jornada inaugural, em casa, o Sassuolo por 3-0 (bis de Vlahovic e golo de Di Maria), mas não foi além de um empate em Génova, diante da Sampdoria (0-0) no fim de semana passado. Já os romanos venceram os dois encontros por 1-0, frente a Salernitana (fora) e Cremonese (casa). Desde que José Mourinho é treinador da AS Roma, o emblema da capital já garantiu oito triunfos por 1-0, o mais do que qualquer outro conjunto do campeonato durante este período.

Ausências de peso nos dois lados

Juventus e AS Roma chegam a este duelo com ausências de peso. No caso dos visitados, Di Maria, Paul Pogba e Federico Chiesa são os nomes mais sonantes, enquanto nos giallorossi  Wijnaldum e Zaniolo vão estar de fora durante algum tempo. Primeiro, foi o médio emprestado pelo PSG a fraturar a tíbia direita no último treino antes da receção ao Cremonese, num lance dividido com Felix Afena Gyan – lesão que o vai afastar dos relvados vários meses, falhando inclusive o Mundial do Catar. 

José Mourinho veio a público falar sobre a lesão de Wijnaldum e defendeu também o jogador ganês. “Às vezes o futebol pode ser uma porcaria. Em apenas duas semanas, o Gini tornou-se um de nós por causa de suas qualidades humanas (as qualidades futebolísticas já conhecíamos). Infelizmente, num acidente muito infeliz, teve uma lesão grave que o impedirá de jogar por um longo tempo. Mas não é só o futebol que ser uma porcaria, às vezes as pessoas também podem ser… Aqueles que iniciaram os rumores de que um miúdo top como o Felix poderia ser o responsável pelo que aconteceu são nojentos. Vamos estar todos juntos esta noite: todos pela Roma, pelo Gini e pelo Felix», desabafou no Instagram”.

No caso de Zaniolo, a lesão aconteceu durante o desafio com a Cremonese. “Perder um jogador fundamental como Zaniolo foi duro, especialmente após dois dias emocionais. Vai ficar de fora durante algum tempo. Estou preocupado, mas chorar não resolve anda. Planeamos as coisas e agora estamos numa situação onde perdemos dois jogadores e não temos muitas opções. É futebol, acontece”, lamentou Mourinho no fim do encontro da segunda jornada.

Confrontos recentes dão favoritismo à Juventus

Nas últimas dez ocasiões que os dois rivais se defrontaram em encontros da Serie A, a Juventus venceu seis, empatou dois e perdeu outros dois. Analisando apenas os confrontos recentes disputados em Turim, aí as contas ainda são mais favoráveis ao conjunto treinado por Massimo Allegri, com nove triunfos e apenas uma derrota consentida. De recordar que na época passada, a Juve venceu os dois encontros diante da AS Roma: 1-0, em casa, e 4-3 no Olímpico, num jogo em que esteve a perder por 3-1.

Dybala regressa a Turim

Este encontro marca ainda o regresso de Paolo Dybala a uma casa que conhece bem, já que representou a Juventus durante sete temporadas, ligação que terminou no fim da última temporada, com a vecchia signora a decidir não renovar o contrato com o avançado argentino de 28 anos.

Dybala acabou por se juntar aos romanos, assinando um vínculo por três temporadas, o qual tem quatro cláusulas de rescisão diferentes. Se o Inter Milão quiser contratar o número 21 da AS Roma, o valor é de 35,5 milhões de euros. No caso do AC Milan, desce para 31,2 milhões de euros, enquanto para outro clube italiano a cláusula é de apenas 20,7 milhões, isto excetuando a Lazio, já que o jogador está impedido de mudar-se para o rival da cidade. Em caso de transferência para o exterior, o valor é 21,9 milhões. O argentino pegou de estaca no onze inicial de Mourinho, mas não se tem livrado de críticas, como aconteceu na última semana, as quais vieram de Antonio Cassano, feitas num transmitido na plataforma Twitch e mediado por Christian Vieri

“Se és um grande jogador e tens 28 anos, a Juventus não se limita a despachar-te. As quatro ou cinco principais equipas nem sequer pensaram nele enquanto jogador de reserva. O Inter descartou-o, contratou Lukaku e disse-lhe para ir para casa”, atirou. “Com todo o respeito, ele foi para a AS Roma com um ordenado de apenas cinco milhões de euros por ano, quando estava a pedir dez milhões de euros. Desde que Dybala estava no Palermo que digo que não é um grande jogador”, rematou.

Tutorial

Juventus aponta ao título, AS Roma a um lugar na Champions

Para esta temporada, e segundo as odds da Betano.pt, os dois emblemas de Milão e a Juventus são os principais favoritos ao título, seguidos do Nápoles e AS Roma. Longe da luta pelo título na temporada passada, a Juventus quer voltar a conquistar o ceptro. Dybala e Matthijs de Ligt foram os craques que abandonaram a vecchia signora e em sentido inverso entraram Bremer (custou 40 milhões e foi contratado ao Torino), Di Maria e Pogba, que regressa desta forma a uma casa que bem conhece, entre outros. Nos últimos dias Memphis Depay, avançado do FC Barcelona, tem sido apontado à Juve, mas ainda não há confirmação oficial.

De realçar ainda que na AS Roma, cujo objetivo para esta temporada é garantir um lugar que garanta acesso à Liga dos Campeões, chegaram Svillar e Matic, nomes bem conhecidos dos adeptos benfiquistas, isto além do turco Zeki Çelik e dos já referidos Dybala e Wijnaldum. Com a lesão do médio e de Zaniolo, é possível que a formação orientada por Mourinho vá mais uma vez ao mercado, para compensar essas ausências.

Mourinho picou-se com adeptos da Juventus

Mourinho regressa a um estádio onde há não muito tempo provocou uma polémica com os adeptos da Juventus. Tudo aconteceu quando estava no comando técnico do Manchester United, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, em 2018/19. Ronaldo adiantou os bianconeri no marcador e os red devils passaram quase os 90 minutos fechados lá atrás, mas nos últimos minutos, e contra a corrente do jogo, deram a volta ao resultado, com Mata a marcar aos 86 e Alex Sandro a fazer um autogolo aos 90. 

Depois do apito final, o treinador português provocou os adeptos rivais, ao colocar a mão na orelha. “Fui insultado durante 90 minutos. Vim aqui para fazer o meu trabalho, nada mais. Não ofendi ninguém, apenas fiz um gesto que indicava que os queria ouvir falar mais alto. Provavelmente não o deveria ter feito, e de cabeça fria talvez não o teria feito. Mas com a minha família insultada, e até mesmo a minha família do Inter, reagi assim. Não os insultei, respeito a Juventus, os jogadores da Juventus, o treinador da Juventus, e tudo que tenha a ver com a Juventus”, disse na altura em declarações à Sky Italia.

Com as duas derrotas averbadas diante da Juventus na época passada, o saldo positivo de Mourinho contra este adversário desapareceu, estando em agora, em quatro triunfos, outros tantos desaires e um empate. Como será este domingo?