As emoções da La Liga começam no dia 15 de agosto. O primeiro duelo da ronda inicial é entre o Athletic Bilbao e o Getafe. Como é habitual nesta prova, Real Madrid e FC Barcelona partem como favoritos ao título. Os rivais são seguidos pelo Atlético Madrid. Podes apostar em todos os jogos da jornada no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados.
Na temporada passada, o Real Madrid terminou o campeonato na primeira posição, com 95 pontos, mais 10 que o Barça, e 14 que o sensacional Girona. O Atlético Madrid foi quarto classificado e o Athletic Bilbao fechou o top 5. Com mais este título blanco, os merengues passaram a somar 36, mais 9 que catalães e 25 que os colchoneros.
Lê ainda: Liga Portugal 20024/05: Três grandes prometem luta intensa pelo título
Se o conjunto blanco revalidar o título na La Liga, isso quer dizer que nos últimos dez anos passará a ser o clube mais vitorioso, com cinco troféus, contra quatro do Barça e apenas um do rival da capital. Se por outro lado, foram os catalães a terminarem em primeiro a competição, o cenário altera-se e passam a ser eles os mais dominadores desta década mais recente. Título colchonero deixa os rivais empatados com quatro.
Se para atacar o título na temporada passada, a grande contratação merengue foi Jude Bellingham, ex-Borussia Dortmund, esta época o reforço sonante é Kylian Mbappé. Isto depois de um longo “namoro” entre as partes. O antigo avançado do PSG já tinha sido dado como certo no Real Madrid há dois anos, mas acabou por renovar com os parisienses.
Mbappé apresentou-se diante 80 mil espetadores que encheram o Bernabéu, tal como tinha acontecido com Cristiano Ronaldo. Quem também aterrou em Madrid foi o talento brasileiro Endrick. O antigo pupilo de Abel Ferreira no Palmeiras custou 47,5 milhões de euros ao Real e tem apenas 17 anos. No capítulo das saídas, destaque para Nacho (Al-Qadsiah FC), Toni Kroos, que se reformou, e Joselu (Al-Gharafa).
O grande rival do Real Madrid continua a ter problemas de tesouraria, os quais têm impacto nas contratações do clube. Na última temporada, Deco, diretor desportivo, deu a volta a isso com os empréstimos de João Félix e João Cancelo. Isto depois de várias contratações a “custo zero” de outros jogadores. Para esta temporada, muitos craques têm sido apontados aos catalães. Mas até agora só houve uma grande contratação, Dani Olmo, vindo do Leipzig, por 62 milhões de euros. O alemão Hans-Dieter Flick, novo treinador do clube, pode até não vir a ter muitos reforços, mas ninguém pode dizer que o plantel culé não é já por si só forte. Este conta com estrelas como Gavi, Pedri, Lamine Yamal e Lewandowski, entre outros.
Nunca é o principal candidato ao título em Espanha, mas não se pode descartar o Atlético Madrid como possível campeão. Algo que aconteceu, por exemplo, em 2020/21. Robin Le Normand, defesa central que foi campeão europeu pela Espanha, chega a Madrid vindo da Real Sociedad. Custou quase 35 milhões de euros aos colchoneros.
Ao defesa espanhol juntaram-se Conor Gallagher (ex-Chelsea, 40 milhões), Sorloth (ex-Villarreal, 35 milhões) e Julián Álvarez (ex-Manchester City, 95 milhões). Isto numa altura em que ainda está por esclarecer o futuro de João Félix. No capítulo das saídas, destaque para Morata, que agora é jogador do AC Milan, de Paulo Fonseca, a troco de 13 milhões. Por outro lado, Savic rumou aos turcos do Trabzonspor, numa transferência livre. Já Caglar Söyüncü custou 8,5 milhões ao Fenerbahce, de José Mourinho. Hermoso e Depay também deixaram o cube.
Não há impossíveis no futebol. Mas é muito difícil que o próximo campeão espanhol não saia do grupo composto por Real Madrid, FC Barcelona e Atlético Madrid. No entanto, todos se recordam que o Girona andou pela liderança durante largo período na última temporada. E perdeu o segundo lugar apenas na reta final da prova. Para 2024/25, os catalães vão disputar pela primeira vez na sua história a Liga dos Campeões. E isso pode ter impacto nos resultados da liga.
Ainda assim, é um clube que vai gerar muita expetativa, até porque, pratica bom futebol. O mesmo se passa com Real Sociedad e Athletic Bilbao. Os dois rivais bascos jogam com os olhos postos na baliza contrária e são sempre conjuntos que andam nos lugares cimeiros. Bétis e Villarreal também vão querer fazer um bom campeonato e lutar por uma vaga europeia.