Estão de regresso as emoções da La Liga espanhola, com a primeira jornada a iniciar-se esta sexta-feira, 11 de agosto. De entre os principais campeonatos europeus, este é aquele onde existem odds mais equilibradas nas previsões do campeão nacional, de acordo com o site da Betano.pt. 

No mercado a longo prazo, o FC Barcelona (campeão em título) e o Real Madrid têm odds iguais, surgindo o Atlético de Madrid como terceiro candidato, a longa distância. Estes três clubes parecem ser os únicos verdadeiros candidatos ao título, pois o Sevilha FC, que aparece na quarta posição, está a enorme distância do Atlético de Madrid.

 O campeonato espanhol arranca esta sexta-feira, 11 de agosto, com os jogos Sevilha FC-Valência CF e UD Almería-Rayo Vallecano. O Real Madrid tem um teste de fogo a abrir, deslocando-se ao terreno do Athletic Bilbao no sábado, 12 de agosto, sendo favorito, mas por pouca margem, enquanto o FC Barcelona reúne grande dose de favoritismo no desafio em casa do Getafe (domingo, 13/08, 20h30). Já o Atlético de Madrid também tem odds muito favoráveis para o seu triunfo na receção ao Granada, marcada para segunda-feira, 14 de agosto (20h30).

Liga

Dificuldades financeiras travam reforços no FC Barcelona

Depois de um interregno de três temporadas, o FC Barcelona voltou a saborear a conquista do título de campeão espanhol em 2022/23, com 10 pontos de avanço sobre o segundo classificado, Real Madrid. A intenção na nova temporada é obviamente renovar o título, mas como é sabido, o treinador Xavi Hernández não tem recebido muitas prendas, leia-se, reforços, em virtude do delicado momento financeiro do clube. Para já, chegaram à cidade condal o médio alemão Ilkay Gundogan, proveniente a “custo zero” (com muitas aspas) do Manchester City, o central Iñago Martínez (ex-Athletic Bilbao) e o médio Oriol Romeu,  formado em La Masia que representava o Girona e que regressa 12 anos depois. Os portugueses Bernardo Silva e João Félix também têm sido falados como hipótese – o segundo até confessou que o seu sonho é jogar no Barcelona FC – mas, para já, mantêm-se no Manchester City e no Atlético de Madrid. De resto, de acordo com as últimas notícias, Xavi Hernández até terá “vetado” João Félix.

Podem ter chegado poucos reforços até ao momento, mas os catalães têm a vantagem de só ter saído um habitual titular, o extremo francês Dembelé, reforço do PSG, que paga os 50 milhões de euros da cláusula de rescisão. De referir que o  médio Nico González, que estava emprestado ao Valência CF, foi vendido ao FC Porto, por 8,4 milhões de euros pela totalidade do passe, sendo que os catalães terão direito a receber 40 por cento de mais-valias numa futura transferência, tendo ainda uma cláusula de recompra de 30 milhões de euros. 

Para além de Gundogan, os médios centro da formação Pedri e Gavi, o extremo Raphinha (ex-Sporting e Vitória SC) e o veterano ponta de lança Robert Lewandowski continuam a ser as grandes estrelas de uma equipa que conta com a segurança na baliza de Marc-André ter Stegen.

A pré-época já nos trouxe um grande clássico entre FC Barcelona e Real Madrid, com os catalães a levarem a melhor, por 3-0, com golos de Dembelé (quando ainda não se sabia da sua saída para o Paris Saint-Germain), Femín López e Ferran Torres.

Jude Bellingham é reforço de peso no Real Madrid… por agora

Depois de uma época pouco profícua, em que só ganhou a Taça do Rei, o Real Madrid apresenta-se em 2023/24 de olho, como sempre, na conquista do campeonato espanhol e da Liga dos Campeões. Carlo Ancelotti inicia a quinta temporada ao leme dos “merengues” (terceira nesta segunda passagem pelo clube) e antes de assumir, eventualmente, o cargo de selecionador do Brasil, a partir de junho de 2024, vai querer ser mais feliz do que o habitual na Liga espanhola, que só conquistou uma vez, em 2021/22.

O técnico italiano conta, para já, com um reforço de peso, o médio inglês Jude Bellingham, adquirido ao Borussia Dortmund por 103 milhões de euros, enquanto Arda Güler, jovem prodígio turco de 19 anos, veio do Fenerbahçe, por 17,50 milhões de euros. Já Fran García é reforço para o lado esquerdo da defesa. Os “merengues” ainda deverão apresentar o substituto de Karim Benzema, a grande baixa face à temporada transata, depois de o ponta de lança francês ter saído a custo zero para os sauditas do Al-Ittihad Jeddah. Será que esse substituto será outro francês? Será Mbappé?

O extremo Marco Asensio rumou ao Paris Saint-Germain, a custo zero, e os “merengues” ainda deverão apresentar o substituto de Karim Benzema, a grande baixa face à temporada transata, depois de o ponta de lança francês ter saído a custo zero para os sauditas do Al-Ittihad Jeddah. Isto apesar de ter chegado o veterano ponta de lança Joselu, emprestado pelo Espanhol e que regressa aos “merengues” 12 anos depois de ter saído. Ele que até brilhou na pré-temporada, com um golo de bicicleta no triunfo (2-0) com o Manchester United.

Com a saída de Karim Benzema, Vinicius Júnior pode ganhar ainda mais protagonismo numa equipa que continua a contar com o “eterno” Luka Modric a meio-campo: o croata de 37 anos prepara-se para iniciar a 12ª temporada como futebolista “blanco”.

Atlético de Madrid com ou sem João Félix?

O Atlético de Madrid terminou a última Liga espanhola na terceira posição, a apenas um ponto do segundo, Real Madrid, isto depois de ter realizado uma segunda volta de grande nível, que de certa forma compensou a má primeira metade.

Ao longo das últimas semanas, João Félix tem dominado as conversas em redor dos “colchoneros”. O jogador não conta para Diego Simeone, mas o Atlético de Madrid deseja rentabilizar um futebolista que custou 126 milhões de euros. O atacante confessou que tem o sonho de representar o FC Barcelona, o que levou a uma dura reação do seu atual clube, mas de acordo com as últimas notícias vindas de Espanha, Xavi Hernández, treinador dos “blaugrana”, vetou o português. 

João Félix à parte, a pré-temporada dos madrilenos ficou até agora marcada pela chegada de quatro reforços para a defesa: o lateral César Azpilicueta (ex-Chelsea), os centrais Santiago Mouriño (ex-Racing Avellaneda) e Çaglar Söyüncü (ex- Leicester), todos a custo zero, e o lateral-esquerdo Javi Galán (ex-Celta de Vigo), que custou 5 milhões de euros. Por outro lado, nenhum habitual titular saiu, o que constitui obviamente uma boa notícia para Diego Simeone para o ataque à La Liga.

O avançado Antoine Griezmann continua a ser a “estrela da companhia”, bem secundado por nomes como o guarda-redes Jan Oblak, o central José María Giménez (só deve regressar à competição em setembro, devido a lesão num joelho), os médios Rodrigo de Paul e Marcos Llorente e os avançados Yannick Carrasco e Álvaro Morata.

Os portugueses da Liga espanhola

Caso se confirme a saída de João Félix do Atlético de Madrid, poderá não havre jogadores portugueses nos três grandes candidatos ao título da Liga espanhola, salvo se chegarem reforços até ao final da janela de transferências. No entanto, há outros que se encontram espalhados pelos outros emblemas: os médios Guilherme Guedes e Samuel Costa, bem como o ponta de lança Dyego Souza no Almería; o atacante Gonçalo Paciência no Celta de Vigo; o central Domingos Duarte no Getafe; o guarda-redes André Ferreira no Granada; o guarda-redes Rui Silva e o médio William Carvalho no Bétis; o defesa direito e o médio André Almeida no Valência CF e, por último, André Silva na Real Sociedad, ele que é uma contratação fresquinha dos bascos.

Prémio