Tem sido um sucesso na Netflix. O “The Last Dance” retrata a era vitoriosa de Michael Jordan nos Bulls, com o foco a cair exactamente na última temporada de Jordan na NBA, em 1998.
Este documentário, dividido por 10 episódios conta a história da carreira do basquetebolista, desde os tempos da Universidade da Carolina do Norte, até ao sucesso global. Mas em paralelo, vamos também sabendo mais sobre figuras centrais das conquistas dos Bulls, como Scottie Pippen, Dennis Rodman ou o treinador Phil Jackson. Uma “Last Dance” a não perder.
O Manchester City, de Pep Guardiola, dominou a Premier League em 2017/18, quebrando recordes e mostrando superioridade em toda a linha. Este documentário, da Amazon Prime, mostra os bastidores da equipa que brilhou nos relvados ingleses, com imagens nunca antes vistas do balneários da equipa britânica.
Quando se fala de uma geração de jogadores brilhantes que cresceram juntos desde a formação, a Classe de 92 do Manchester United é a que nos vem à memória. Liderados por Sir Alex Ferguson os “rapazes” David Beckham, Paul Scholes, Nicky Butt, Ryan Giggs, Gary Neville e Phil Neville marcaram a história de um clube e do futebol inglês. Este documentário faz uma retrospectiva dessa equipa que levou o Man United à conquista da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões em 1999.
Não é preciso gostar de escalada para ficar agarrado à história de Alex Honnold, captada pela National Geographic. O norte-americano, na altura com 31 anos, escalou a parede de 975 metros do El Capitan, no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, a solo, sem corda de segurança, numa escalada que durou quase quatro horas.
The Impossible Job
Diz-se ser o cargo mais importante e mais difícil de ocupar em todo o futebol mundial: selecionador inglês. Este documentário, de 1993, retrata-o mesmo como um trabalho impossível. O “The Impossible Job” foca-se no trabalho de Graham Taylor, selecionador inglês na campanha de qualificação para o Mundial de 1994, que acabou em desastre.
Em 1974 o Zaire, em África, recebeu o maior combate de boxe da história. Ali contra Foreman, as duas maiores figuras do pugilismo de então. Esse é o ponto de partida para a história de Muhammad Ali, contada pelos olhos dos adversários que enfrentou no ringue.
Para muitos ele era um herói e a Fórmula 1 acabou a 1 de maio de 1994, dia em que morreu na pista de Imola. Para outros era um vilão. Mas ninguém consegue ficar indiferente à história de Ayrton Senna retratada neste documentário. Um piloto brilhante, mas controverso, cheio de vontade de ganhar e com velocidade pura nas veias.
Não é um dos grandes de Inglaterra, mas para os habitantes de Sunderland é tudo. O documentário da Netflix mostra a paixão dos adeptos do Sunderland FC, que percorre todos os setores da comunidade.
Mais um documentário da Netflix, filmado ainda antes da era-Cristiano Ronaldo, conta como enfrentou o plantel da Juventus duas derrotas na final da Liga dos Campeões no espaço de três épocas, entre 2014/15 e 2016/17. Uma equipa com estrelas como Buffon, Higuaín, Alex Sandro, Dybala, entre outros. O que aconteceu depois da derrota é o foco desta história.
Cristiano Ronaldo, pois claro. Quem mais mereceria um documentário? Conheça a história de CR7, desde os primeiros tempos na Madeira até ao estrelato, com todas as etapas pelo meio e sem esquecer a parte pessoal e familiar.