Em Itália está tudo por decidir, numa altura em que faltam três jornadas para o fim da Série A, seja na questão do título, nas vagas para as competições europeias ou na luta para fugir aos lugares de despromoção. Em mais um fim de semana com grandes jogos e emoção, o duelo entre o Spezia e a Lazio entra para o topo da ronda, numa partida em que os romanos garantiram o triunfo perto do apito final, por 4-3.

Não foi um jogo fácil para os comandados de Maurizio Sarri, que estão proibidos de perder mais pontos, isto se quiserem garantir uma vaga na próxima edição da Liga Europa, uma luta que tem quatro equipas: além da formação laziale, a AS Roma, Fiorentina e Atalanta têm todos legítimas aspirações em marcar presença na competição europeia da temporada 2022/23.

Immobile chegou aos 150 golos com a camisola da Lazio

Na partida deste fim de semana, o Spezia, que já garantiu a permanência, o principal objetivo da equipa para esta época, esteve em vantagem em três ocasiões, mas permitiu que os forasteiros dessem a volta ao marcador em cima do minuto 90, num golo apontado pelo defesa Francesco Acerbi.  Antes do tento decisivo, Amian (9’), Agudelo (35’) e Hristov (56’) balançaram as redes da Lazio, que foi sempre reduzindo a desvantagem: primeiro, por Ciro Immobile (33’ de penálti), depois com um autogolo de Provedel (54’) e de seguida através de Milinkovic-Savic (68’).

Com mais este tento, Ciro Immobile chegou aos 150 pela Lázio e tornou-se no décimo jogador na história da liga italiana a marcar esse número de golos pelo mesmo clube. O avançado de 32 anos junta-se desta forma a um grupo restrito, que é liderado por Francesco Totti, a maior referência na história da AS Roma, que soma 250. Em segundo surge Gunnar Nordall, do AC Milan, com 210, e a fechar o pódio está Giuseppe Meazza, do Inter Milão, com 1987. Destaque ainda para Alessandro Del Piero, em quarto, com 188 golos marcados com a camisola da Juventus, e para Gabriel Batistuta, com 152, ao serviço da Fiorentina.

O sucessor de Cristiano Ronaldo?

Ciro Immobile está bem encaminhado para se sagrar mais uma vez o melhor marcador da liga italiana, contabilizando 27 golos, mais quatro que Dusan Vlahovic, da Juventus, que tem 23. O veterano avançado da Lazio já conquistou este prémio em três ocasiões: em 2019/20, com 36 golos, em 2017/18, com 29, e em 2013/14, com 22, mas nesta época ainda vestia as cores do Torino. Recorde-se que na última temporada foi Cristiano Ronaldo a conquistar esta distinção, com 29 tentos apontados, ficando à frente de Romelu Lukaku, do Inter Milão, que registou 24.