Este domingo o RB Leipzig recebe o Eintracht Frankfurt, em jogo da 25ª jornada da Bundesliga. Será mais um duro teste para o clube que segue em segundo lugar, com menos dois pontos do que o líder Bayern Munique à entrada para esta ronda. Lembrar que o jovem clube, fundado em 2009, procura o seu primeiro troféu de campeão alemão. Quanto ao Eintracht Frankfurt, segue num excelente quarto posto, ou seja, em lugar de acesso direto à Liga dos Campeões. Pode Ver em Livestream e Apostar ao Vivo neste jogo no site da Betano.pt e saiba que o favoritismo recai na equipa da casa.

Este é um encontro que promete muitos golos, pois vão estar em confronto o terceiro e quarto melhores ataques da competição. Aos 47 golos apontados pelo Eintracht Frankfurt responde o RB Leipzig com apenas menos um. Por isso, não será de estranhar que ambas as equipas marquem neste domingo. A título de exemplo, o 2-2 final (sensivelmente a média de golos por jogo das duas formações) tem uma odd de 12,50.

O RB Leipzig tem tirado bastante proveito do fator-casa, com 10 vitorias, um empate e uma derrota (com o Borussia Dortmund) na Bundesliga. E venceu os quatro últimos desafios como anfitrião, série que se seguiu ao único desaire. O Eintracht Frankfurt regista cinco vitórias, quatro empates e três derrotas como forasteiro. Mas nos últimos quatro encontros melhorou significativamente, tendo alcançado três triunfos e um empate, resultados que se seguiram à derrota no reduto do Werder Bremen.

Para regressar a casa com os três pontos, o Eintracht Frankfurt tem de dar um pontapé na tradição. Nos únicos quatro jogos disputados no campeonato germânico com o RB Leipzig como anfitrião, este ganhou três e empatou um. Refira-se ainda que na primeira volta os dois clubes empataram 1-1, em Frankfurt.

A época de sonho de André Silva

Quando falamos em golos no Eintracht Frankfurt é impossível não fazermos referência a André Silva. O português é o segundo melhor marcador da Bundesliga, com 19 golos, sendo apenas superado por Lewandowski (Bayern Munique), que leva 23. E se nos cingirmos à percentagem de golos do português no total da sua equipa, André Silva ganha claramente ao melhor jogador do mundo de 2020: 40% (19 em 47) contra 32% (23 em 71).

Aliás, se analisarmos os cinco melhores marcadores das Ligas “Big Five” (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França) só Gerard Moreno (Villarreal) apresenta números superiores a André Silva, com 44% dos golos da sua equipa no campeonato espanhol (15 em 34).

Leipzig

De resto, André Silva é o segundo português com mais golos nos campeonatos europeus na época em curso, sendo apenas superado por um golo por Cristiano Ronaldo, que apontou 20 na Série A ao serviço da Juventus. Com o Campeonato da Europa a três meses de distância, esta parece ser a melhor altura para o ponta de lança de 25 anos se afirmar definitivamente na Seleção Nacional.

Recentemente, André Silva pronunciou-se a respeito do alegado interesse do Atlético de Madrid nos seus serviços e sobre a possibilidade de se sagrar melhor marcador do campeonato germânico. “Continuo a trabalhar no Eintracht com toda a vontade. Claro que fico orgulhoso com as notícias que vão surgindo, é sinal de que o meu trabalho está a dar frutos. Ser o melhor marcador? A verdade é que o Lewandowski joga numa equipa completamente diferente, o Bayern Munique e já está lá há alguns anos, é uma equipa que nos últimos seis anos foi sempre campeã. Não gosto de me comparar com ele e só quero fazer o meu trabalho, depois veremos o que acontece”, referiu, em entrevista à Sport TV. Refira-se que nos últimos dias surgiram notícias dando igualmente conta do interesse do Manchester United no avançado português de 25 anos.

Dupla de ataque com ligações a Portugal

No último jogo do campeonato, diante do Estugarda, Adi Hütter, treinador do Eintracht Frankfurt, colocou pela primeira vez a dupla Jovic-André Silva na frente de ataque. E apesar de nenhum ter marcado, o técnico promete continuar a aposta conjunta no ex-futebolista do FC Porto e no antigo jogador do Benfica.

“Não devemos ser muito críticos em relação ao rendimento que os dois tiveram como dupla e temos que ser pacientes. Claro que deu para ver que nem tudo foi perfeito, especialmente na primeira parte, mas fiquei com a sensação de que ambos podiam ter marcado um golo cada. Os automatismos vão aparecer com o tempo”, referiu Adi Hütter.

André Silva transferiu-se do FC Porto para o AC Milan no verão de 2017, por qualquer coisa como 38 milhões de euros. No entanto, nunca se afirmou nos “rossoneri”, tendo apontado 10 golos em 40 jogos na temporada de 2017/18. Acabou por ser emprestado ao Sevilha na época seguinte, onde prometeu muito no início, mas também não cumpriu as expetativas (11 golos em 40 partidas). Mais uma vez cedido pelos “rossoneri”, foi no Eintracht Frankfurt que encontrou o lugar ideal para confirmar as suas potencialidades. Depois de uma boa primeira época de 2019/20 (16 golos em 37 encontros), “explodiu” em 2020/21 e já leva 19 golos em 22 jogos do campeonato, mais um em dois encontros da Taça da Alemanha.

Já Jovic procura repetir o sucesso que teve no Eintracht Frankfurt, depois de não ter sido feliz no Real Madrid e, anteriormente, no Benfica, onde chegou muito jovem, com apenas 18 anos. Quase não jogou na equipa principal dos encarnados nas duas temporadas em que representou o clube (zero golos em quatro jogos) e mesmo na equipa B só conseguiu faturar por quatro vezes, em 18 encontros. Mudou-se para o Eintracht Frankfurt por empréstimo do Benfica. Fez 9 golos em 27 jogos na temporada de 2017/18 e 27 golos em 48 encontros em 2018/19, alto rendimento que lhe valeu a compra do passe aos encarnados. Entre taxas de empréstimo e a venda do passe, os encarnados encaixaram 22 milhões de euros. Três meses depois de exercer a opção de compra pelo sérvio, o Eintracht Frankfurt amealhou 63 milhões de euros pelo ponta de lança, surpreendente valor que o Real Madrid aceitou despendeu. E os espanhóis bem arrependidos devem ter ficado, pois Jovic fez apenas 2 golos em época e meia como futebolista “merengue”.

Em janeiro deste ano, os espanhóis acertaram o empréstimo do sérvio ao Eintracht Frankfurt. E já leva 3 golos em nove jogos, dos quais apenas dois foram na condição de titular. A avaliar pela confiança que o seu treinador parece ter nas suas qualidades, poderá beneficiar da tranquilidade necessária para voltar a ser feliz em Frankfurt, numa dupla com André Silva que pode fazer fogo. Irão os golos desta dupla afastar o Leipzig da liderança, ou a equipa da casa será a mais forte no domingo?