Já falta pouco para sabermos quais serão os dois finalistas da Taça dos Libertadores. A primeira mão das meias-finais vai colocar frente a frente Athletico Paranaense e Palmeiras (na madrugada de terça-feira, 30 de agosto, para quarta-feira, 31, horário português), enquanto na madrugada seguinte será a vez do Vélez Sarsfield receber o Flamengo.

Podes apostar nestes dois jogos no site da Betano.pt e fica a saber que o Palmeiras de Abel Ferreira é ligeiramente favorito na deslocação ao terreno do Athletico Paranaense orientado por Luiz Felipe Scolari, favoritismo que é maior para o Flamengo na sua viagem à Argentina.

Athletico Paranaense-Palmeiras (quarta-feira, 31 de agosto, 01h30)

O Palmeiras e Abel Ferreira estão em busca de um impressionante tri na Taça dos Libertadores, depois de terem conquistado as duas anteriores edições. De resto, também no campeonato brasileiro as coisas correm sobre rodas ao “verdão”, que lidera com sete pontos de avanço sobre o Flamengo, segundo classificado, apesar de ter empatado os dois últimos desafios a uma bola: primeiro em casa, precisamente diante do “mengão”, e depois no reduto do Fluminense, o terceiro classificado. Ou seja, em dois encontros de alto grau de dificuldade.

O avançado Rony esteve em grande destaque no último encontro com o Fluminense, ao apontar um grande golo de pontapé de bicicleta. De resto, o futebolista de 27 anos tem mesmo a obsessão de marcar golos através desse espectacular gesto técnico e esta temporada já o conseguiu em duas ocasiões. Depois de muito tentar e treinar e de admitir que tinha essa obsessão, Rony estreou-se nas bicicletas na goleada por 5-0 sobre o Cerro Porteño, na Libertadores. Entretanto, ao comemorar depois de faturar com o Fluminense, correu na direção do banco do Palmeiras e atirou para Vitor Castanheira, adjunto de Abel Ferreira: “Eu disse que ia fazer outro!”

Abel Ferreira espera um jogo complicado nesta primeira mão da Libertadores. “Vamos ter de estar alerta, este jogo vai requerer de nós o máximo. Num jogo só, tudo pode acontecer. Sou pragmático e o negócio resolve-se dentro das quatro linhas”, afirmou. Refira-se que o Palmeiras pode apresentar-se na sua máxima força, excetuando os casos do defesa Henri e do médio Jailson, lesionados há mais de quatro meses. Entre os eleitos está Tabata, ex-futebolista do Sporting, que procura a estreia a titular, depois de ter sido suplente utilizado em três ocasiões.

Esta primeira mão das meias-finais da Taça dos Libertadores não parece surgir em boa altura para o Atlhetico Paranaense, que vive a pior fase da temporada, com quatro jogos seguidos sem ganhar – dupla derrota com o Flamengo, para o campeonato e para a Taça do Brasil e empates com América Mineiro e Ceará para o Brasileirão. A equipa de Luiz Felipe Scolari encontra-se na quinta posição no campeonato, em igualdade com o quarto, Corinthians e a 11 pontos do líder Palmeiras.

Esta eliminatória vai opor dois treinadores que ostentam no curriculo duas Taças dos Libertadores. Enquanto Abel Ferreira, como já foi referido, venceu as duas últimas edições, “Felipão” conseguiu-o ao serviço do Grémio, em 1995 e pelo Palmeiras, em 1999. No único confronto entre estes treinadores, Scolari levou a melhor, com o Athletico Paranaense a ganhar por 2-0 em casa do Palmeiras, a 3 de julho de 2022, para o Brasileirão.

Se olharmos para as últimas dez receções do Athletico Paranaense ao Palmeiras, verificamos um grande equilíbrio, com cinco empates, dois triunfos da equipa da casa e três vitórias dos visitantes.

Vélez Sarsfield-Flamengo (quinta-feira, 1 de setembro, 01h30)

O Véléz Sarsfield é o intruso argentino no domínio brasileiro nesta Taça dos Libertadores. De resto, a competição internacional tem sido a sua salvação, pois ocupa o penúltimo lugar no seu campeonato. Para se ter uma ideia do que tem sido a sua pobre prestação a nível doméstico, basta dizer que vai em 12 encontros consecutivos sem conhecer o sabor da vitória (oito empates e quatro derrotas).

Na Libertadores desta temporada, a equipa obteve cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Depois de ter conseguido a qualificação na fase de grupos, eliminou o poderoso River Plate nos oitavos de final, enquanto nos quartos de final foi mais forte do que o CA Talleres, noutro duelo argentino.

O treinador Alexander Medina poupou quase todos os titulares no último jogo da Liga argentina (derrota por 1-0 em casa do Independiente), para que a equipa se apresente na máxima força na receção ao Flamengo.

Medina assumiu o Vélez em maio, depois de ter saído do Internacional de Porto Alegre. Com um comportamento explosivo no banco, é frequente ser expulso e uma das vezes em que não terminou o jogo no banco foi num recente jogo com o Godoy Cruz, em que rasteirou um jogador adversário que passava à sua frente.

O atacante Janson tem sido o maior destaque do Vélez na Libertadores. Atual segundo melhor marcador da competição, com sete golos, tem sido decisivo na fase a eliminar. Contra o River Plate, fez o golo da vitória por 1 a 0 no jogo da primeira mão e diante do CA Talleres, marcou duas vezes na primeira partida e fez uma assistência para o golo de Julián Fernández que valeu o triunfo na segunda mão.

O Flamengo apresenta-se na Argentina em estado de graça, sendo de longe o clube brasileiro com melhor sequência de resultados nos últimos tempos. São já 14 desafios oficiais sem conhecer o sabor da derrota, com 12 vitórias e dois empates. E refira-se que uma das igualdades foi no reduto do Athletico Parananese, com a equipa a vencer depois na segunda mão da Taça do Brasil, enquanto o outro empate, para o Brasileirão, foi em casa do líder Palmeiras.

Estes resultados demonstram o bom trabalho que tem sido efetuado pelo treinador Dorival Júnior, que em junho substituiu Paulo Sousa. Na última jornada do campeonato, o Flamengo venceu o dérbi com o Botafogo por 1-0, com golo de Arturo VIdal, o seu segundo da temporada. David Luiz, antigo jogador do Benfica, será baixa para o desafio da primeira mão na Argentina, por se encontrar com hepatite. No entanto, o clube informou que o quadro viral é leve, não havendo motivos para preocupação.

O Flamengo tem demonstrado grande superioridade nos duelos com o Vélez Sarsfield, tendo ganho seis jogos, empatado dois e perdido dois. E mesmo na Argentina, têm sido os brasileiros a mandar, com três vitórias, um empate e uma derrota. Irá a tradição manter-se?