A Taça dos Libertadores está de regresso para a primeira mão dos oitavos de final, que se prolongam por três dias, entre terça-feira, 28 de junho e quinta-feira, 30. Podes apostar nos oito desafios no site da Betano.pt e não faltam motivos de interesse, com destaque para a presença do Palmeiras de Abel Ferreira (em busca do tri na competição) e do Corinthians de Vítor Pereira. Em ação vai também estar o Atlético Mineiro, clube patrocinado pela Betano e o Talleres CA de Córdoba, orientado pelo português Pedro Caixinha. E existe a curiosidade para perceber se o Flamengo vai reentrar nos eixos, depois da saída de Paulo Sousa do comando técnico, ou se o mal estava longe de ser o treinador luso.
Verifica-se um domínio do futebol brasileiro e argentino, com a presença de seis equipas de cada país, ou seja, 12 das 16 presentes nesta fase da prova.
O Atlético Mineiro, campeão brasileiro em título e clube patrocinado pela Betano, procura repetir o feito de 2013, ano em que conquistou a sua única Taça dos Libertadores. Nos oitavos de final, começa por se deslocar ao terreno dos equatorianos do Emelec, dispondo de amplo favoritismo, de acordo com as odds do site da Betano.pt
O Emelec qualificou-se em segundo lugar no seu grupo, com menos dez pontos do que o super Palmeiras, enquanto o Atlético Mineiro foi primeiro, com os mesmos pontos dos colombianos do Deportes Tolima. No campeonato brasileiro, as coisas melhoraram para a equipa treinada por Antônio Mohamed, depois da vitória na última ronda, em casa diante do Fortaleza, por 3-2. Em virtude do empate do Corinthians com o Santos, o “galo” está agora a apenas dois pontos do segundo posto, ocupado pela equipa de Vítor Pereira .
Aos 35 anos, Hulk continua a ser a principal figura do Atlético Mineiro, somando 21 golos em 25 jogos oficiais esta temporada. No desafio da passada quarta-feira com o Flamengo, marcou um golo e fez uma assistência na vitória por 2-1. O seu momento é tão exuberante que no Brasil fala-se insistentemente na sua chamada para o Campeonato do Mundo do Catar, em novembro. Cleber Xavier, adjunto de Tite na seleção do Brasil, confirma que o ex-atacante do FC Porto é hipótese. “É um grande atleta, já serviu a seleção, tem feito grandes jogos e vive mais uma vez um grande ano. Estamos a observar todos e atentos a todos” referiu.
No entanto, nem tudo são rosas para Hulk e o próprio confessou, após o desafio com o Flamengo, que está a jogar com sacrifício, face a uma lesão num pé. “Essa dor está a incomodar-me bastante desde o jogo contra o Palmeiras, devido à dureza do campo sintético. E depois contra o Ceará no Castelão, o campo também era sintético e duro. Tive uma inflamação na sola do pé, na gordura do pé e tem-me doído bastante. Mas tenho que superar isso para dar o melhor”, afirmou. De resto, Hulk ficou mesmo de fora da última partida com o Fortaleza, devido a este problema físico, mas deverá estar em condições para o jogo da Taça dos Libertadores.
Quanto ao Emelec, procura chegar aos quartos de final da Libertadores pela primeira vez desde 2015, mas terá de superar-se, atendendo à diferença substancial entre os dois plantéis. Basta referir que de acordo com o site “Transfermarkt”, o valor total de mercado da formação equatoriana é de 17,05 milhões de euros e o futebolista mais caro não passa dos 2 milhões (o extremo esquerdo Joao Rojas), enquanto o Atlético Mineiro vale no total 107,90 milhões (o mais caro é o defesa esquerdo Guilherme Arana, que vale 14 milhões de euros). Refira-se que este será o primeiro jogo oficial entre as duas equipas.
Este é muito possivelmente o jogo de maior cartaz dos oitavos de final e a formação da casa é ligeiramente favorita, de acordo com as odds da Betano.pt. As duas equipas fizeram parte do mesmo grupo nesta edição da Libertadores, mas como o sorteio é puro, acabam coincidentemente por se encontrar nos oitavos de final. No grupo, o Boca Juniors terminou em primeiro lugar, com mais um ponto do que o Corinthians.
O Corinthians de Vítor Pereira, segundo classificado no campeonato brasileiro, vem de um empate em casa com o Santos (0-0) e só ganhou três dos últimos nove desafios no Brasileirão. E pela frente terá um dos históricos do futebol sul-americano, que também não tem estado ao melhor nível nas últimas aparições na Liga argentina, tendo sido derrotado em pleno La Bombanera pelo Uníon de Santa Fé (1-2) no passado sábado. Atualmente, o Boca Juniors ocupa o terceiro lugar, decorridas cinco jornadas, mas já a cinco pontos do comandante Newell’s Old Boys.
No plantel do Boca Juniors, destaque para as presenças de Marcos Rojo (ex-Sporting) e Salvio (ex-Benfica). O primeiro tem sido titular indiscutível e jogado preferencialmente como central, mas de acordo com a imprensa argentina deverá alinhar como lateral esquerdo diante do Corinthians, pois Frank Fabra está suspenso. Rojo que falou recentemente sobre o seu calvário de dois anos praticamente sem jogar, em 2019 e 2020. “Estava a fazer tudo o que os médicos diziam, segui as etapas da recuperação e quando voltava ficava outra vez lesionado. Não conseguia perceber o que estava a acontecer. Desde que comecei a trabalhar com um psicólogo do desporto as lesões foram diminuindo e tenho-me sentido bem”, revelou, em declarações à “Tyc Sports”.
Quanto a Salvio (0 golos e 0 assistências nos 18 jogos que disputou esta época) tem sido mais notícia pelas polémicas fora dos relvados com a ex-mulher Magali Aravena.
Corinthians e Boca Juniors defrontaram-se por dez vezes em jogos oficiais e metade acabou em empate, com três vitórias dos argentinos e duas dos brasileiros. Destaque para a final a Libertadores de 2012, conquistada pelo Corinthians (1-1 em Buenos Aires e triunfo por 2-0 do “timão” em casa). Refira-se que o Boca Juniors nunca ganhou em casa do rival (três empates e dois triunfos do Corinthians) e que nos dois desafios da fase de grupos desta época os brasileiros venceram por 2-0 no seu reduto e houve empate a uma boa na Argentina.
O Palmeiras e Abel Ferreira estão em busca do incrível feito de conquistar a terceira Taça dos Libertadores consecutiva e nos oitavos de final terão pela frente o Cerro Porteño, campeão do torneio Clausura no Paraguai em 2021.
Apesar de jogar fora de casa, o “porco” é claramente favorito, de acordo com as odds do site Betano.pt, o que não é de estranhar face à diferença de poderio entre os dois plantéis, que tem sido visível nesta Libertadores. Em seis jogos na fase de grupos, os paraguaios somaram o mesmo número de vitórias, empates e derrotas e só marcaram cinco golos, tendo concedido quatro. Ficaram em segundo lugar no seu grupo, mas com a pior campanha dos 16 emblemas que se classificaram para os oitavos de final. Já o Palmeiras obteve seis vitórias em seis jogos, com 25 golos marcados e 3 sofridos, a melhor prestação na fase de grupos em toda a história.
Adicionalmente, o Palmeiras lidera o Brasileirão, mas nem tudo têm sido boas notícias, pois na passada sexta-feira viu ser quebrada a série de invencibilidade de 19 jogos, ao perder por 1-0 no terreno do São Paulo, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil.
Este jogo tem a curiosidade de marcar o reencontro de Francisco Arce, treinador do Cerro Porteño, com o Palmeiras, clube onde foi ídolo enquanto jogador e onde conquistou a Libertadores, em 1999. Em 241 jogos pelo “verdão” apontou 57 golos, um “absurdo” para um lateral direito.
No entanto, em termos históricos, o Palmeiras não tem tido facilidades diante do Cerro Porteño, pois venceu apenas quatro dos 10 desafios disputados, todos para a Taça dos Libertadores. Verificaram-se ainda quatro empates e dois triunfos dos paraguaios. Curiosamente, as duas vitórias do Cerro Porteño aconteceram no reduto do Palmeiras e em casa não conseguiram melhor do que três igualdades e duas derrotas.
Este interessante despique entre clubes argentinos adivinha-se equilibrado, com ligeiro favoritismo para o Colon de Santa Fé, segundo as odds do site da Betano.pt. A equipa da casa, orientada por Pedro Caixinha, conseguiu a qualificação para os oitavos de final da Libertadores na penúltima jornada da fase de grupos e terminou na segunda posição, a cinco pontos do líder Flamengo. Quanto ao Colon de Santa Fé, venceu o equilibrado grupo G, acabando com mais dois pontos do que Cerro Porteño e Olimpia.
O CA Talleres de Córdoba acaba de conseguir a qualificação para os oitavos de final da Taça da Argentina de futebol, mas não foi nada fácil bater o Chaco, do segundo escalão. A vitória só surgiu no desempate por grandes penalidades, após 0-0 no final do tempo regulamentar. Ao contrário das taças, as coisas não têm corrido bem ao CA Talleres de Córdoba e na última jornada, perdeu em casa por 0-2 com o Central Córdoba, somando apenas quatro pontos em cinco jornadas.
Refira-se que Pedro Caixinha está no comando técnico do CA Talleres de Córdoba desde fim de março, com um registo de seis vitórias, quatro empates e nove derrotas. Mas o treinador português pode inspirar-se no excelente registo da equipa nos oito desafios oficiais em que foi anfitrião do Colon – seis vitórias, um empate e uma derrota.
Os outros jogos dos oitavos de final
Nos outros jogos destes oitavos de final, destaque óbvio para o duelo argentino entre Vélez Sarsfield e River Plate e para a visita do Flamengo – já sem o treinador português Paulo Sousa, substituído por Dorival Júnior – a casa dos colombianos do Tolima. Os brasileiros do Atlético Paranaense recebem os colombianos do Liberdad e o Fortaleza, também do Brasil, é anfitrião do Estudiantes, da Argentina.