A Taça dos Libertadores, a maior competição de clubes da América do Sul, está de regresso com a realização da primeira mão dos quartos de final, fase em que, nesta temporada, já só se encontram emblemas brasileiros e argentinos. 

Com uma maioria de clubes de terras de Vera Cruz (cinco), quatro vão defrontar-se entre si: Corinthians-Flamengo e Atlético de Mineiro-Palmeiras. Irá também haver um confronto argentino, entre Vélez Sársfield e Talleres Córdoba, enquanto a outra partida vai opor os brasileiros do Athletico Paranaense aos argentinos do Estudiantes. Podes apostar nestes quatro encontros no site da Betano.pt.

Corinthians-Flamengo (quarta-feira, 3 de agosto, 01h30)

Grande jogo em perspetiva, com o Flamengo a ser ligeiramente favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt, isto apesar de jogar fora de casa. O Corinthians, treinado por Vítor Pereira, vem de uma importante vitória caseira por 1-0 diante do Botafogo, para o Brasileirão, que permitiu consolidar a segunda posição, a quatro pontos do líder Palmeiras. Mas essa partida seguiu-se a uma marcante derrota com o Atlético-Go por 2-0 para a Taça do Brasil, referente à primeira mão dos quartos de final e que deixou o treinador português furioso. “Para mim a explicação para esta derrota é muito simples. Vi uma equipa a lutar em todos os duelos, a jogar com a faca nos dentes, enquanto a minha… A vitória no Mineirão [diante do Atlético Mineiro] fez-nos mal e jogámos de barriga cheia, não lutando por todas as bolas. Chegámos sempre atrasados”, lamentou.

O médio argentino Fausto Vera, anunciado como jogador do Corinthians na terça-feira, dia 26 de julho, estreou-se no dia seguinte, na referida partida com o Atlético-Go, tendo alinhado na meia hora final. E no último jogo com o Botafogo jogou os 90 minutos, sendo opção a ter em conta para a partida com o Flamengo.

Flamengo que se apresenta no Neo Química Arena no melhor momento da temporada – cinco vitórias e um empate nas últimas seis partidas, tendo derrotado o Atlético Goianiense, em casa, por 4-1 no passado sábado. E com o médio Arturo Vidal, apresentado como reforço do clube a 18 de julho, desejoso de entrar em ação na Libertadores, 15 anos depois da única época em que participou, quando realizou oito jogos, ao serviço do Colo Colo. “Esse é meu primeiro sonho. Estou aqui no Flamengo para isso”, sublinhou, na sua apresentação, ele que soma três jogos pelo “rubro-negro” na época em curso, tendo sido titular pela primeira vez na última partida.

O Flamengo tem sido um terrível rival para o Corinthians na condição de visitante. É certo que o “timão” ganhou na última receção, mas nas cinco anteriores tinha havido quatro triunfos do “Mengão” e um empate.

Atlético Mineiro-Palmeiras (quinta-feira, 4 de agosto, 01h30)

Prevê-se bastante equilíbrio, de acordo com as odds do site da Betano.pt, com algum favoritismo do Atlético Mineiro, clube patrocinado pela Betano. Cuca, treinador que foi campeão pelo “galo” e que regressou ao posto em substituição de Antonio Mohamed, estreou-se no passado domingo, no difícil estádio do Internacional com uma derrota por 3-0, que colocou a equipa no sétimo lugar, a 10 pontos do Palmeiras, primeiro colocado.

O Atlético Mineiro regista três novidades na lista de inscritos para os quartos de final da Libertadores, o número máximo de alterações permitido, com as entradas dos reforços Alan Kardec, Pedrinho e Jemerson, para os lugares de Tchê Tchê, Diego Godín e Vitor Mendes. Cristian Pavón, outra contratação, ficou de fora, pois tem de cumprir seis jogos de castigo na competição.

O Palmeiras desloca-se ao Mineirão em excelente momento, depois de cinco vitórias seguidas em jogos oficiais. A última foi no terreno do Ceará por 2-1 para o campeonato, resultado que permitiu manter a liderança, com quatro pontos de avanço sobre o Corinthians.    Recorde-se que a equipa treinada por Abel Ferreira está em busca de um impressionante tri na Taça dos Libertadores, depois das duas provas que conquistou, já com o técnico português ao leme.

Nos últimos dias têm sido muitas as notícias a respeito da transferência de Tabata do Sporting para o Palmeiras, mas o avançado não foi inscrito a tempo destes quartos de final da Libertadores. O atacante Rony, melhor marcador do “porco” na temporada em curso, está em contrarrelógio para recuperar a tempo do desafio com o Atlético de Mineiro. Com uma lesão muscular, não joga desde o jogo com o Fortaleza, a 10 de julho, mas não se pode dizer que a equipa, líder do Brasileirão, esteja a sentir a sua falta, uma vez que venceu os cinco encontros seguintes. Completamente recuperados estão o lateral esquerdo Piquerez e o ponta de lança Rafael Navarro.

O Palmeiras tem sentido muitas dificuldades nas deslocações a casa do Atlético Mineiro, tendo ganho apenas por uma vez nas últimas 13 visitas, com sete vitórias dos anfitriões e cinco empates.

Vélez Sársfield-Talleres Córdoba (quinta-feira, 4 de agosto, 01h30)

Aparentemente, este será o jogo mais desequilibrado destes quartos de final, de acordo com as odds do site da Betano.pt, que indicam o favoritismo do Vélez Sársfield diante da equipa comandada por Pedro Caixinha.

No entanto, a equipa da casa necessitará de ter cuidado diante de uma formação que tem feito fantástica carreira na Libertadores – depois de ter passado a fase de grupos, eliminou o Colón, nos oitavos de final. E só sofreu uma derrota e seis golos em oito jogos na competição. Isto em contraponto com o que tem feito no campeonato argentino, no qual se encontra na 24ª posição, em 28 concorrentes. Na última jornada, não entrou em ação, pois o jogo com Unión de Santa Fé foi adiado.

A carreira do Vélez Sársfield parece tirada a papel químico, com uma brilhante Libertadores – eliminou o colosso River Plate nos oitavos de final – mas um terrível campeonato, ocupando a 23ª posição, com os mesmos pontos do Tallares. Na última ronda, empatou a uma bola em casa do Godoy Cruz. 

As mais recentes receções do Vélez Sársfield ao Talleres têm mostrado enorme equilíbrio, com duas vitórias para cada lado e um empate.

Athletico Paranaense-Estudiantes de La Plata (sexta-feira, 5 de agosto, 01h30)

Mais um confronto em que se aguarda grande equilíbrio, com ligeiro favoritismo do Athlético Paranaense para esta primeira mão. Recorde-se que Luiz Felipe Scolari, técnico do clube brasileiro, já conquistou duas Taça dos Libertadores – ao serviço do Grémio, em 1995 e pelo Palmeiras em 1999 – mas seria um incrível feito fazê-lo num clube de dimensão inferior, como o Athletico Paranaense.

A formação de Paraná tem feito uma época brilhante e para além de estar nos quartos de final da Libertadores, encontra-se em quarto lugar no campeonato – na última jornada bateu em casa o São Paulo por 1-0 e na Taça do Brasil foi empatar sem golos ao reduto do Flamengo, na primeira mão dos quartos de final.

O Estudiantes de La Plata pode apresentar-se no estádio do Athletico Paranaense com dois reforços, inscritos na passada quinta-feira, 28 de julho: o jovem avançado Mauro Méndez (ex- Montevideo Wanderers, pelo qual fez 15 golos em 28 jogos esta temporada) e o experiente central de 29 anos Nehuén Paz, proveniente da Universidade Católica. 

Estudiantes que são mais um clube que tem compensado um péssimo campeonato argentino com uma excelente Libertadores. A formação de La Plata ocupa a 21ª posição e na última ronda não foi além de um empate sem golos em casa, diante do Banfield. Refira-se que este será o primeiro confronto oficial entre Athletico Paranaense e Estudiantes de la Plata.