Esta semana fica a conhecer-se os semifinalistas da Taça dos Libertadores, a maior competição de clubes da América do Sul, com a realização da segunda mão dos quartos de final, fase em que já só se encontram emblemas brasileiros e argentinos.  Das oito equipas que estão nesta fase, seis já venceram a Libertadores, o Athletico Parananense já chegou a uma final e o Talleres estreia-se nesta ronda da prova. Há também três treinadores portugueses ainda em competição e todos com chances diferentes em seguirem em frente rumo às meias-finais.

Entra em Campo

O primeiro jogo coloca frente a frente o Flamengo e o Corinthians, na madrugada de terça para quarta-feira, um dia depois têm lugar os encontros Palmeiras – Atlético Mineiro e Talleres Córdoba – Vélez Sársfield, sendo que de quinta para sexta esta ronda fecha com o duelo Estudiantes de La Plata – Athletico Paranaense. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e fica desde já a saber que está tudo em aberto nas quatro eliminatórias da competição.

Flamengo – Corinthians (quarta-feira, 10 de agosto, 01h30)

Na primeira mão, o Flamengo arrancou uma vitória preciosa no campo do Corinthians, equipa orientada pelo português Vítor Pereira, por 2-0, resultado que abre boas perspetivas ao “mengão” de rumar às meias da competição. Aos 37 minutos, De Arrascaeta marcou um golaço, em que o timão ficou a reclamar falta. No arranque da segunda parte, Gabriel Barbosa fez o resultado final. Na entrevista realizada no fim da partida, Vítor Pereira disse ter ficado em choque com o desfecho do encontro e admitiu que será difícil dar a volta à eliminatória. 

“Gostaria de saber como vou resolver. Custa muito, na realidade estou um bocado em choque. Custa muito, custa muito perceber que não é fácil reverter uma situação destas na Libertadores. Temos que ir lá competir, dar o nosso melhor, procurar perceber o jogo melhor do que hoje. O problema são os detalhes que definem esse tipo de jogo. Ficámos a reclamar de uma possível mão e demos espaço ao adversário”, disse.

E de facto a vida está difícil para o Corinthians, já que nos últimos dez duelos entre os dois clubes, o Flamengo tem sido claramente mais bem sucedido, com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. Além disso, o Fla tem vindo a melhorar os resultados obtidos, como provam as vitórias consecutivas no Brasileirão, sendo que mesmo em caso de derrota, desde que seja pela diferença mínima, a antiga equipa de Paulo Sousa segue em frente na Libertadores. De acordo com as odds da Betano.pt, o Flamengo é favorito ao triunfo neste encontro.

Palmeiras – Atlético Mineiro (quinta-feira, 11 de agosto, 01h30)

No Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira segue na liderança, já o atual campeão Atlético Mineiro está aquém do esperado, ocupando apenas a sétima posição. Cuca, treinador que foi campeão pelo “galo”, regressou há umas semanas ao posto em substituição de Antonio Mohamed, mas o primeiro resultado não foi positivo, com derrota diante do Internacional. Na primeira mão, disputada em Minas Gerais, o marcador final registou uma igualdade a dois golos, resultado que serve mais os interesses do “verdão”. O campeão chegou a ter uma vantagem de dois golos (Hulk, aos 45, e Murilo, com um autogolo, aos 47’), mas os forasteiros nunca desistiram e acabaram por chegar ao empate: Murilo redimiu-se aos 59’ e Danilo fez o 2-2, aos 92’, mantendo o registo de três anos da equipa sem conhecer a derrota na competição, na condição de visitante.

No fim do encontro, o treinador português elogiou a sua equipa. “É fruto de muito trabalho dos nossos jogadores, que têm uma crença e mentalidade competitiva muito forte. É uma equipa que tem sucesso porque sabe que se der o máximo nos treinos e nos jogos o treinador aceita qualquer resultado. Têm que dar o melhor de si em cada lance. Jogámos contra uma equipa muito qualificada, muito bem treinada, que nos pressionou muito, reduziu-nos espaço e foi melhor do que o Palmeiras na primeira parte. No segundo tempo jogámos à nossa maneira, e quando é da nossa maneira, esta equipa é capaz de tudo. Nunca devemos desistir, acho que o empate acaba por ser um resultado justo e deixa tudo aberto para a segunda mão, disse.

Recorde-se que a equipa treinada por Abel Ferreira está em busca de um impressionante tri na Taça dos Libertadores, depois das duas provas que conquistou, já com o técnico português ao leme, e o favoritismo está do seu lado nesta segunda mão, segundo as odds da Betano.pt.

O Atlético Mineiro apresentou três novidades na lista de inscritos para os quartos de final da Libertadores, o número máximo de alterações permitido, com as entradas dos reforços Alan Kardec, Pedrinho e Jemerson, para os lugares de Tchê Tchê, Diego Godín e Vitor Mendes. Cristian Pavón, outra contratação, ficou de fora, pois tem de cumprir cinco jogos de castigo na competição.

Talleres Córdoba – Vélez Sársfield (quinta-feira, 11 de agosto, 01h30)

O Talleres, orientado por Pedro Caixinha, é a única equipa entre as oito que estão em prova que marca pela primeira vez presença nos quartos de final da Libertadores.

A equipa de Córdoba, que afastou o também argentino Colón (1-1, em casa, e 2-0, fora) nos oitavos, tem pela frente outra equipa do seu país, desta feita, o  Vélez Sarsfield, que eliminou na ronda anterior o River Plate (1-0, em casa, 0-0, fora).  

Na primeira mão, os visitados venceram por 3-2, triunfo curto e que deixa tudo em aberto para o Talleres, que é considerado favorito para o segundo jogo, tendo em conta as odds da Betano.pt.

A formação liderada por Pedro Caixinha esteve perto de sair de Buenos Aires com uma igualdade, mas um golo nos descontos fixou o resultado final favorável ao conjunto da casa. Lucas Janson bisou (5’ e 73’) e nos últimos dez minutos os forasteiros marcaram dois golos (Michael Santos, aos 81’ e Rodrigo Garro, aos 87’), isto antes de Julian Fernandez fazer o 3-2, aos 90’.

Estudiantes de La Plata – Athletico Paranaense (sexta-feira, 12 de agosto, 01h30)

É o único duelo dos quartos de final que coloca frente a frente equipas de países diferentes. Os brasileiros do Athletico Paranaense não foram além de um empate sem golos em casa, na primeira mão, resultado que dá ligeira vantagem aos argentinos do Estudiantes de La Plata neste segundo encontro da eliminatória.

A partida da primeira mão foi pródiga em polémica, com a formação da casa, que é orientada por Luíz Felipe Scolari, a ter um pénalti e um golo invalidados pelo VAR. No caso do castigo máximo, aos 24 minutos, Pablo já se preparava para bater a grande penalidade, quando o árbitro foi alertado pelo VAR para rever o lance, acabando por voltar atrás na decisão.

Em La Plata, mora uma equipa que conta no historial com quatro conquistas da Libertadores e tem legítimas aspirações em marcar presença nas meias da prova, como mostram as odds da Betano.pt, que concede favoritismo ao conjunto argentino.

Do outro lado, está uma das sensações do Brasileirão, com Scolari a fazer um excelente trabalho no Athletico Paranaense, que segue em quarto lugar. O antigo selecionador nacional também conta com uma vasta experiência na Libertadores, ou não tivesse ele já vencido em das ocasiões a prova – ao serviço do Grémio, em 1995, e pelo Palmeiras, em 1999 – mas seria um incrível feito fazê-lo num clube de dimensão inferior, como o Athletico Paranaense.

O Estudiantes de La Plata pode apresentar-se no estádio do Athletico Paranaense com dois reforços, inscritos no final de julho: o jovem avançado Mauro Méndez (ex- Montevideo Wanderers, pelo qual fez 15 golos em 28 jogos esta temporada) e o experiente central de 29 anos Nehuén Paz, proveniente da Universidade Católica. Com uma péssima campanha no campeonato, onde ocupa o 22º lugar, a Libertadores é uma boa oportunidade para o  Estudiantes de La Plata salvar a época. Resta saber se os pupilos de Scolari vão estragar os planos dos argentinos.