A segunda mão dos oitavos de final da Taça dos Libertadores realiza-se entre terça-feira, 5 de julho e quinta-feira, 7 de julho. Podes apostar nos oito jogos, mas destacamos quatro que reúnem especial motivo de interesse. Em ação vão estar o Palmeiras, detentor do título da Libertadores, o campeão brasileiro Atlético Mineiro, que é patrocinado pela Betano, o Corinthians, treinado por Vítor Pereira, e o Talleres Córdoba, orientado por Pedro Caixinha.
O Atlético Mineiro trouxe um empate a uma bola do Equador, sendo francamente favorito para esta segunda mão, de acordo com as odds do site da Betano.pt. A igualdade do primeiro desafio não foi um mau resultado, mas o “galo” podia estar em posição mais privilegiada, pois teve excelentes condições para levar de vencida o Emelec, com Hulk a falhar uma grande penalidade aos 87 minutos. Caso o antigo avançado do FC Porto tivesse feito um golo na primeira mão, igualaria Jô como o melhor artilheiro do Atlético de Mineiro na Libertadores, com 11 golos.
Para este encontro, Antônio Mohamed, técnico do Atlético Mineiro, já não vai poder contar com o contributo de Savinho, uma vez que o passe do jovem atacante de 18 anos foi vendido ao grupo City, por 6,5 milhões de euros, com a possibilidade de receber mais 6 milhões de euros, caso determinados objetivos sejam atingidos. Para já, será inscrito pelos franceses do Troyes, mas vai ser emprestado ao PSV Eindhoven.
Quem deverá estar em campo será o médio argentino Nacho Fernández, que tem sido uma das grandes figuras da equipa, com oito golos apontados esta época e futebol de muita qualidade. Apesar de não ser avançado e de só estar a cumprir a segunda temporada no “galo”, já é o quinto melhor marcador estrangeiro da história do clube, com 18 golos em 83 partidas.
O Emelec apresenta-se em casa do campeão brasileiro com pouco a perder, uma vez que o favoritismo está todo do outro lado. O médio uruguaio Sebastián Rodríguez é a grande figura da equipa e foi ele o autor do golo na primeira mão. Soma já 11 golos nas 20 partidas oficiais que disputou esta temporada.
Esta será apenas a segunda vez que os dois clubes se defrontam, depois da igualdade que se verificou no passado dia 28 de junho.
Não houve golos no desafio da primeira mão, o que deixou algum amargo de boca aos adeptos, uma vez que estamos perante o confronto de maior cartaz destes oitavos de final. Para esta segunda mão, o favoritismo no site da Betano.pt recai na equipa da casa, com alguma margem.
No final do desafio disputado em Buenos Aires, Vítor Pereira voltou a queixar-se do calendário sobrecarregado. Isto porque o central Fagner sentiu dores na coxa e foi substituído ao intervalo e o avançado Willian, com problemas no ombro, teve de abandonar o campo nos minutos finais. “Jogámos no limite das opções que temos e penso que fizemos um bom jogo. O calendário brasileiro vai-nos massacrando, massacrando e vamos perdendo jogadores, hoje foram mais dois”, lamentou.
Refira-se que neste jogo com o Boca Juniors o Corinthians bateu o recorde de jogadores das suas escolas lançados como titulares num jogo da Libertadores (oito). Um deles foi João Victor, central de 23 anos alegadamente cobiçado pelo FC Porto.
O Boca Juniors vai tentar aproveitar o fator-casa para se superiorizar ao Corinthians e continuar a sonhar com a conquista da sua sétima Taça dos Libertadores, o que lhe possibilitaria igualar o Independiente, também da Argentina, como o clube com mais troféus. E pode inspira-se na tradição: nas cinco receções ao “timão” venceu por três vezes, empatou duas e nunca perdeu.
O Palmeiras e Abel Ferreira estão em busca de ser coroados os vencedores da Taça dos Libertadores pela terceira temporada consecutiva e, para já, têm as portas dos quartos de final escancaradas, depois do triunfo por 3-0 em casa do Cerro Porteño, com golos de Rony (2) e Murilo. De resto, o “porco” é claramente favorito à vitória nesta segunda partida, de acordo com as odds do site da Betano.pt. E com um calendário bastante sobrecarregado, Abel Ferreira irá certamente apresentar um onze alternativa nesta segunda mão.
O “verdão” tem estado a um nível elevadíssimo e se mantiver o ritmo, esta será a sua melhor temporada nos últimos 20 anos. O Palmeiras tem 78,5% de aproveitamento nos 42 jogos oficiais disputados até agora, com 30 vitórias, nove empates e três derrotas. Até ao momento, a melhor campanha do Palmeiras nas últimas duas décadas ocorreu em 2018, quando a equipa que se sagrou campeã brasileira registou 70% de aproveitamento em 77 jogos, somando 48 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. De modo a manter os atuas 78% de aproveitamento, o Palmeiras precisa de ganhar mais 18 dos 26 jogos que tem assegurados, empatar seis e perder um. Desse modo, terminaria o ano com 48 vitórias, 17 empates e cinco derrotas.
Curiosamente, o Cerro Porteño tem sido bastante feliz nas últimas visitas ao estádio do Palmeiras, tendo conseguido um empate em 2005 e duas vitórias, em 2006 e 2018, sempre para a Libertadores. No entanto, uma análise mais profunda permite concluir que este último triunfo, por 1-0, ocorreu num jogo em que o Palmeiras ficou reduzido a dez jogadores logo aos 3 minutos. E mesmo com a vitória, os paraguaios não seguiram em frente (curiosamente, igualmente nos oitavos de final) porque o “porco” havia triunfado por 2-0 na primeira mão.
A equipa da casa é favorita à vitória, de acordo com as odds do site da Betano.pt, mas não por grande margem. O empate 1-1 trazido pelo Talleres de Córdoba de Pedro Caixinha do jogo da primeira mão abre algumas perspetivas para a passagem aos quartos de final e o treinador português bem necessitado está de um “balão de oxigénio” pois não tem somado grandes resultados no comando dos argentinos.
Na primeira mão, o Colón esteve em vantagem até aos 87 minutos, altura em que Alan Franco estabeleceu o resultado final. Foi uma bela estreia para este médio equatoriano, emprestado pelo Atlético Mineiro, ele que entrou apenas aos 70 minutos.
No Colón, uma das grandes figuras é o jovem médio de 19 anos, Facundo Farías, que tem sido dado como estando na órbita do FC Porto. No entanto, para já, afasta o cenário de saída. “A minha ideia é ficar no Colón até que termine o campeonato [em novembro]. Já o disse antes e vou cumprir a minha palavra”, referiu à “TNT” a 16 de junho, depois da vitória por 1-0 sobre o River Plate, com assistência sua.
Os últimos cinco jogos em que o Colón recebeu o Talleres de Córdoba foram equilibradíssimos, tendo-se verificado duas vitórias para cada lado e um empate.
Os outros quatro jogos
Nos restantes quatro jogos dos oitavos de final, destaque para o confronto argentino entre River Plate e Vélez Sarsfield, com os “milionários” em desvantagem (0-1). O Benfica deseja ardentemente a eliminação do River Plate, pois isso deveria significar que o médio Enzo Fernández chegaria de imediato ao clube. Já o Flamengo quer dar um “pontapé na crise”, passando aos quartos de final da mais importante competição de clubes da América do Sul e vai bem lançado, pois trouxe uma vitória por 1-0 do terreno do Deportes Tolima.
Os brasileiros do Athlético Paranaense, treinados por Luiz Felipe Scolari, estão igualmente em boa posição, após vitória fora de casa (2-1) sobre os paraguaios do Libertad. E, finalmente, os argentinos dos Estudiantes recebem os brasileiros do Fortaleza (1-1 na primeira mão).