Os momentos decisivos nas principais ligas europeias estão ao virar da esquina e há muito mais em jogo do que saber apenas quem irão ser os campeões desses campeonatos, já que mais do que nunca o apuramento para a Liga dos Campeões tem um impacto brutal na estratégia e finanças dos clubes. Posto isto, há três encontros neste fim de semana que prometem atrair muitas atenções e todos eles têm uma equipa em ação que surpreendeu o mundo do futebol nesta temporada.
Em Inglaterra, o líder Arsenal está proibido de perder pontos contra o Aston Villa, a principal surpresa da prova. Em Espanha há duelo entre Atlético Madrid e o sensacional Girona, equipas que lutam por uma vaga que garanta acesso à Champions. Finalmente, na Alemanha, a longa seca do invencível Bayer Leverkusen pode chegar ao fim diante do Werder Bremen, partida que pode significar a conquista do título alemão pela primeira vez na história do clube. Podes apostar nestas partidas no site da Betano.pt, bem como nos restantes jogos das respetivas jornadas.
O Atlético Madrid é o atual quarto classificado, com 58 pontos, menos sete que o Girona, a 17 do líder Real Madrid e com apenas mais dois que o quinto, que é o Athletic Bilbau – nesta ronda recebe o Villarreal. Em caso de outro resultado que não a vitória, os colchoneros arriscam-se a sair dos lugares de acesso à próxima Liga dos Campeões e, pela frente, vão ter a grande surpresa da liga.
O Girona andou durante muito tempo no topo da classificação, mas tem vindo a perder o gás, o que é normal, ainda assim, o atual terceiro lugar continua a ser uma posição incrível para os catalães, eles que no início da temporada tinham como objetivo fazer uma campanha tranquila, a meio da tabela.
Nas cinco rondas mais recentes do campeonato, os pupilos de Diego Simeone venceram dois encontros, perderam outros dois e empataram um, já os forasteiros conseguiram três vitórias e duas derrotas. No seu estádio, a formação de Madrid tem estado muito forte, com 13 triunfos, um empate e apenas um desaire (0-3 diante do FC Barcelona), enquanto os catalães, como visitantes, registam oito vitórias, três igualdades e perderam quatro duelos.
Historicamente, não há muitos confrontos entre estes dois clubes, com o Atlético Madrid a vencer três, o Girona apenas um e houve ainda três empates. Na primeira volta, os catalães bateram este adversário por 4-3, num jogo recheado de emoção e grandes golos.
No capítulo individual, destaque para Morata (14 golos) e Griezmann (11 golos e seis assistências) nos colchoneros, enquanto nos visitantes a figura principal é Artem Dovbyk, que com 16 tentos apontados é o melhor marcador da competição. Numa segunda linha, surgem, no Girona, Stuani (oito golos) e Savinho (oito golos e sete assistências), isto numa equipa que vale muito pelo coletivo. Sobre este encontro fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt
Ambos os conjuntos estão proibidos de perder pontos, mas por razões diferentes. O Arsenal é líder, com 71 pontos, os mesmos que o Liverpool e mais um que o Manchester City. Por outro lado, o Aston Villa é quinto, com 60 pontos, os mesmos que o Tottenham, que é quarto e ocupa a última posição que dá acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.
Este duelo marca ainda o reencontro de Unai Emrey com a sua antiga equipa, ele que foi despedido pelos gunners em novembro de 2019 e substituído por Mikel Arteta. E se é um facto que o antigo adjunto de Guardiola está a realizar um excelente trabalho nos londrinos, o mesmo se pode dizer Emrey no Aston Villa, a principal revelação da prova.
Historicamente, os londrinos levam larga vantagem diante deste rival, com 50 vitórias, 17 empates e 24 derrotas, isto em partidas disputadas na casa dos gunners a contar para a liga. Pegando apenas nos dez duelos mais recentes, neste caso a equipa visitada levou a melhor em sete deles e os villains venceram os outros três, e houve sempre pelo menos três golos por partida e, em cindo deles, marcou-se quatro ou mais.
Perante o seu público, o Arsenal regista 12 vitórias, dois empates e um desaire, enquanto a formação de Birmingham, como visitante, apresenta sete triunfos, quatro igualdades e cinco desaires. Na primeira volta, o Aston Villa bateu em casa os londrinos, por 1-0, com o único golo da partida a ser da autoria de John McGinn, logo aos sete minutos.
Nas últimas 11 jornadas, o Arsenal vai com 10 vitórias e um empate, este na casa do Manchester City, já os visitantes perderam um pouco o gás e nas cinco rondas mais recentes só averbaram um triunfo, isto além de dois empates e duas pesadas derrotas: 0-4 em casa com o Tottenham e 4-1 diante do Manchester City. Frente a frente vão estar o melhor ataque da liga (Arsenal, com 75 golos) e o quarto (Aston Villa, com 66), o que promete um jogo ofensivo de lado a lado.
Individualmente, há vários jogadores que se têm destacado nos dois conjuntos. No Arsenal, Saka (14 golos e oito assistências), Kai Havertz (nove golos e cinco assistências), Leandro Trossard (oito golos) e Martin Ødegaard (sete golos e seis assistências) são ameaças constantes para as redes adversárias. Nos forasteiros, Ollie Watkins (18 golos e 10 assistências) tem realizado uma época excecional, bem como o médio Douglas Luiz (nove golos e cinco assistências). Leon Bailey (oito golos e outras tantas assistências) e John McGinn (seis golos) são outras peças importantes no onze base de Unai Emery. Sobre este jogo fica ainda a saber que os gunners são favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
Por mais estranho que possa parecer, o Bayer Leverkusen nunca venceu a liga alemã. Tem, no entanto, um recorde pouco desejável para qualquer clube, já que é a equipa que mais acumulou segundos lugares: em cinco ocasiões acabou a Bundeslisga na vice-liderança, quatro delas entre 1997 e 2002. Em 2000, por exemplo, o conjunto de Leverkusen precisava apenas de um ponto na última jornada para se sagrar campeão, mas perdeu por 2-0 nessa ronda. Dois anos depois, o drama foi ainda maior. O Bayer desperdiçou uma vantagem de 5 pontos nas últimas três rondas da Bundesliga (acumulou duas derrotas nas três últimas jornadas).
Como se isso não bastasse, nessa mesma temporada perdeu a final da Taça da Alemanha, (2-4 frente ao Schalke 04) e caiu na final da Champions aos pés do Real Madrid (1-2), sendo o primeiro clube a chegar ao jogo decisivo da Liga dos Campeões sem ter sido campeão nacional. Por causa dessa época desastrosa, em que podiam ter ganho tudo e não conquistaram nada, fez com que fossem apelidados de “Neverkusen” pela imprensa alemã. Mas tudo isso é história e agora os pupilos de Xabi Alonso estão a 90 minutos de conquistarem a Bundesliga.
Nesta ronda, o Bayer Leverkusen recebe o Werder Bremen e, basta fazer o mesmo resultado que o Bayern Munique, para se sagrar campeão. À entrada para a 29ª jornada, a equipa onde atua Grimaldo lidera a prova com 76 pontos (24 vitórias e quatro empates), mais 16 que os bávaros, que venceram a competição nas últimas onze temporadas, e que o Estugarda, outra das surpresas do campeonato. Por outro lado, o Werder Bremen é 12º classificado, com 31 pontos (oito vitórias, sete empates e 13 derrotas) e já não tem grandes ambições, tal é a distância para os lugares que garantem acesso às competições europeias.
Em casa, a formação de Leverkusen tem 12 vitórias e dois empates (1-1 com o Borussia Dortmund e 0-0 diante do Borussia M’gladbach), enquanto o conjunto de Bremen, como visitante, regista três triunfos, quatro igualdades e sete desaires. Os comandados de Xabi Alonso chegam a este desafio na sequência de nove vitórias consecutivas, já os forasteiros não vencem há sete encontros. Historicamente, não há grande desequilíbrio, com 15 triunfos caseiros e 10 forasteiros, isto além de 17 empates, sendo que nos oito duelos mais recentes, a formação da casa venceu apenas um, os visitantes dois e houve ainda cinco igualdades – três delas nas últimas três épocas.
A título individual, no Bayer Leverkusen já faltam adjetivos para descrever o nível exibicional de vários jogadores. Victor Boniface, até se lesionar na CAN, em janeiro, ia com 10 golos apontados na liga e é ainda o melhor marcador da equipa, à frente de Grimaldo (nove golos e 11 assistências) e Fripomg (oito golos e sete assistências), sendo que estes dois são laterais, o que torna estes números ainda mais incríveis. O médio Wirtz, com oito golos e nove assistências, é a principal estrela da equipa e tem vários interessados no seu concurso, como seja o caso do Bayern Munique. Nos forasteiros, destaque para Marvin Ducksch (nove golos e cinco assistências) e Justin Njinmah (seis golos. Para terminar, fica ainda a saber que a formação de Leverkusen é favorita à vitória, segundo as odds da Betano.pt.