Este sábado, às 17h30, é dado o apito inicial para dois jogos que podem provocar mudanças na liderança das ligas em Espanha e na Alemanha. Em Madrid, o Real, primeiro classificado, recebe o sensacional Girona, que é segundo, enquanto na Alemanha o campeão Bayern Munique viaja até Leverkusen para medir forças com o Bayer, conjunto que ocupa a primeira posição na Bundesliga. Podes apostar nestes dois grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das respetivas jornadas.

Real Madrid-Girona, 10 de fevereiro, às 17h30

À entrada para 24 ª jornada da liga espanhola, o Real Madrid é líder, com 58 pontos, mais dois que o Girona, oito que FC Barcelona e dez que o Atlético Madrid. Se a presença dos blaugrana e dos colchoneros neste quarto da frente é perfeitamente normal, o mesmo não sucede com o Girona, que é a principal surpresa nos principais campeonatos da Europa, e que na temporada passada foi apenas 10º na competição.

Os merengues somam 18 triunfos, quatro empates e um desaire na prova, já os catalães têm menos uma vitória e mais uma igualdade. Os forasteiros apresentam o melhor ataque (52) e os blancos a defesa menos batida (15) e só têm menos quatro golos apontados que o rival de sábado. A única derrota do Real Madrid na competição aconteceu em setembro, na casa do rival Atlético (3-1), enquanto o Girona só foi batido pelos comandados de Carlo Ancelotti, na primeira volta, e por 0-3.

No Bernabéu, o Real Madrid regista nove vitórias e dois empates (0-0 com Rayo Vallecano e 1-1 com o Atlético Madrid, na última ronda), 26 golos apontados e sete sofridos. O Girona, enquanto equipa forasteira, tem oito triunfos e três empates e é o único conjunto que ainda não perdeu fora de casa. Além disso, e em média, marca dois golos por partida, o que faz com que tenha o ataque mais produtivo como formação visitante, juntamente com o Barça. Os merengues chegam a este duelo na sequência de seis vitórias e um empate nas sete jornadas mais recentes, já o adversário soma três triunfos e dois empates nas cinco últimas deslocações.

Até ao momento, os dois conjuntos mediram forças em sete ocasiões, em partidas do campeonato, com cada um a vencer três duelos e houve ainda um empate. Nas partidas realizadas em Madrid, o equilibro mantém-se, com um triunfo para cada lado, além de uma igualdade. Na temporada passada, empataram a um golo no Bernabéu, na anterior o Girona venceu por 1-2 e antes dessa os blancos derrotaram este adversário por 6-3. 

Este encontro tem também o aliciante de colocar frente a frente os dois máximos artilheiros da competição: Jude Bellingham tem 17 golos apontados ao serviço dos blancos, enquanto Dovbyk soma 14 com a camisola do Girona, ele que chegou ao clube no início da temporada, vindo do Dnipro-1, a troco de 7,8 milhões de euros. No capítulo das assistências, os melhores são também jogadores destes dois emblemas, com Toni Kroos e Sávio a partilharem a liderança, com sete passes certeiros para golo. Para terminar, fica ainda a saber que o Real Madrid é favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Bayer Leverkusen-Bayern Munique, 10 de fevereiro, às 17h30

Se em Espanha, a sensação é o Girona, na Alemanha já é difícil arranjar novos elogios para o percurso do Bayer Leverkusen nesta edição da Bundesliga, um conjunto que na última temporada não foi além da sexta posição, a 21 pontos do campeão, o Bayern Munique. Xabi Alonso, no banco, e Grimaldo no campo, são duas das principais figuras da equipa que tem nesta jornada um duro teste.

Ao cabo de 20 rondas, a formação de Leverkusen lidera com 52 pontos, fruto de 16 vitórias e quatro empates, e é a única equipa sem derrotas nas principais ligas europeias. Em segundo lugar, surge o Bayern Munique, com 50 pontos (14 triunfos, dois empates e duas derrotas) e, se não fosse este adversário, estaríamos a ver mais um passeio dos bávaros na liga, já que o terceiro classificado, o Estugarda, já está a dez pontos da formação da Baviera. Frente a frente vão estar ainda os dois melhores ataques (forasteiros têm 59 apontados, contra 52 dos visitados) e as duas defesas menos batidas, com 14 golos sofridos para o líder e 19 para o campeão em título.

Em casa, os pupilos de Xabi Alonso levam oito vitórias e dois empates (1-1 com Borussia Dortmund e um nulo diante do Borussia M’gladbach), com quase três golos de média por jogo (marcaram 29) e apenas seis sofridos. Do outro lado, está uma equipa que, na condição de visitante, regista sete triunfos, um empate (2-2 com o Leipzig) e uma derrota (5-1 frente ao Eintracht Frankfurt), com 22 tentos apontados e 12 encaixados.

Nas últimas cinco jornadas, a formação da casa conseguiu quatro triunfos e um empate (em casa com o Borussia M’gladbach), já os forasteiros, durante o mesmo período, averbaram também eles quatro vitórias, mas perderam diante do Werder Bremen, em Munique, por 0-1. Este confronto tem tudo para ser um jogo com golos, ou não tivesse o Bayer Leverkusen marcado pelo menos três em sete das últimas dez partidas disputadas no seu estádio. Por outro lado, os bávaros também apontaram pelo menos três golos em cinco das dez deslocações mais recentes na prova. 

De recordar que na primeira volta registou-se um empate a dois golos em Munique, numa partida em que houve emoção até ao apito final. Harry Kane abriu o marcador logo aos sete minutos, aos 24’ Grimaldo apontou com sucesso um livre direto e o empate a um golo aguentou-se até aos 86’, quando Goretzka voltou a colocar a equipa da casa na dianteira. Em cima do minuto 90, Palacios fez o resultado final, através da marcação de uma grande penalidade.

Historicamente, o Bayern dá se bem com os ares de Leverkusen, já que em 44 deslocações ao terreno do rival, em 29 delas saiu de lá com pontos (19 vitórias e dez empates) e nas outras perdeu, como aconteceu na época passada, em que foi derrotado por 2-1, mas na anterior tinha derrotado o Bayer por 5-1. Nos últimos dez confrontos, em partidas da Bundesliga e realizadas em Leverkusen, os bávaros venceram quatro, a equipa da casa três e registaram-se ainda três igualdades.

A título individual, Harry Kane levou de Londres para Munique a sua veia goleadora e é o melhor marcador da prova, com 24 golos apontados, o que dá uma média superior a um golo por jogo – atrás surge Guirassy, do Estugarda, com 17. Do lado visitado, Boniface, com 10, é o que tem tido a pontaria mais afinada, mas vai estar ausente até abril, devido a lesão.

Para o seu lugar, o Bayer Leverkusen contratou o espanhol Borja Iglesias, ao Bétis, por empréstimo, até ao fim da época. Sem o avançado nigeriano, Grimaldo é o melhor marcador da equipa disponível, com sete golos, aos quais junta nove assistências, sendo só superado neste capítulo por Leroy Sané, do Bayern, que tem 11 passes certeiros. Para terminar, fica ainda a saber que os forasteiros são ligeiramente favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.