A fase de grupos da Liga dos Campeões chega ao fim esta terça-feira, 1 de novembro e quarta-feira, 2 de novembro. O Benfica visita o Maccabi Haifa já qualificado para os oitavos de final da competição, enquanto o FC Porto, também com a passagem assegurada, recebe o Atlético de Madrid. Já ao Sporting bastará um empate na receção ao Eintracht Frankfurt para conseguir o passaporte para a próxima fase. Curiosamente, os três clubes portugueses ocupam o segundo lugar à entrada para a derradeira ronda, mas têm todos possibilidades de terminar na liderança.

Entra em Campo

Vamos colocar-te a par de todas as contas para esta última jornada e recordamos que os dois primeiros classificados de cada grupo passam para os oitavos de final da Liga dos Campeões e que os terceiros terão de disputar um play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, com um dos segundos classificados provenientes da fase de grupos desta prova. Podes apostar em todos os jogos desta derradeira ronda da mais importante competição europeia de clubes no site da Betano.pt.

Grupo A: Passeio para Nápoles e Liverpool FC 

Nápoles e Liverpool FC já se qualificaram para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas falta saber quem terminará em primeiro lugar. À entrada para a última jornada, há vantagem claríssima dos italianos, que lideram com 15 pontos, sendo, juntamente com o Bayern Munique os únicos 100 por cento vitoriosa nesta edição. No entanto, o Liverpool, com 12 pontos, ainda espreita a possibilidade de terminar na liderança. Uma missão que se adivinha muito complicada, pois terá de ganhar ao Nápoles por uma diferença de quatro golos, para ficar com o mesmo número de pontos do rival e vantagem no confronto direto, depois dos transalpinos terem ganho por 4-1 no encontro da primeira jornada. 

O inevitável Mohamed Salah é uma das grandes esperanças para tentar consumar o “milagre” dos “reds”, com o egípcio a ser o atual melhor marcador da Champions 2022/23, com seis golos, em igualdade com Mbappé. No entanto, o Nápoles, que se tem mostrado muito feroz – 20 golos em cinco jogos na competição, de longe o melhor ataque – certamente não se limitará a defender e conta no seu plantel com dois elementos que apontaram quatro golos na Champions de 2022/23 (Raspadori e Simeone). 

Cenário idêntico para o terceiro lugar, com vantagem do Ajax, que soma três pontos, enquanto o Rangers FC ainda não pontuou. Na última jornada, defrontam-se na Escócia e para conseguir chegar ao terceiro lugar, os “protestantes” terão de ganhar por uma diferença de cinco golos, pois os holandeses ganharam por 4-0 no desafio da primeira ronda.

Grupo B: FC Porto em busca do primeiro lugar

O FC Porto não entrou bem na fase de grupos, somando derrotas com o Atlético de Madrid (1-2, em Espanha) e Club Brugge (0-4 no Dragão) nas duas primeiras jornadas. No entanto, deu uma grande resposta nos três jogos seguintes, conseguindo dupla vitória com o Bayer Leverkusen (2-0 no Dragão e 3-0 na Alemanha) e um triunfo convincente com o Club Brugge, pelos mesmos 4-0 que havia sofrido dos belgas. À entrada para a última ronda, ocupa a segunda posição com 9 pontos, menos um do que o líder Club Brugge. 

A terminar esta fase, o FC Porto recebe o Atlético de Madrid – as odds são praticamente iguais para a vitória de cada equipa no site da Betano.pt – enquanto o Club Brugge joga no terreno do Bayer Leverkusen. 

Os azuis e brancos encaram a última jornada com a tranquilidade de já terem conseguido a qualificação (tal como o Club Brugge), mas tentarão certamente acabar na liderança. Para que isso seja uma realidade, terão de somar pelo menos mais um ponto do que os belgas esta jornada, pois dessa forma terminarão com os mesmos pontos mas com melhor diferença de golos. Ou seja, imaginando que o Club Brugge perde na deslocação a Leverkusen e que o FC Porto empata na receção ao Atlético de Madrid, será a formação portuguesa a seguir em frente.

O Atlético de Madrid apresenta-se no Dragão em terceiro lugar, com mais um ponto do que o Bayer Leverkusen. Por isso, caso os alemães derrotem o Club Brugge, os “colchoneros” terão de ganhar no Dragão para terminarem em terceiro lugar. 

Curiosamente, já na temporada passada houve um FC Porto-Atlético de Madrid a fechar a fase de grupos, mas com contornos bem diferentes. Os “rojiblancos” também se apresentaram atrás dos dragões na classificação, mas conseguiram o segundo lugar final, depois de ganharem no Dragão por 3-1, “atirando” os azuis e brancos para o terceiro posto e para a Liga Europa. Cenário impossível de se repetir esta temporada.

Taremi tem estado impressionante nesta edição da Champions, somando quatro golos e duas assistências em quatro partidas (falhou uma por castigo), sendo uma das grandes esperanças portistas para ajudar a derrubar a muralha defensiva do Atlético de Madrid. Já os espanhóis têm tido uma prestação ofensiva bastante pobre, somando precisamente o mesmo número total de quatro golos conseguidos por Taremi.

O Atlético de Madrid não se tem revelado adversário nada fácil para o FC Porto nos jogos como visitante, tendo perdido apenas em uma das cinco ocasiões em que visitou Portugal, tendo ganho duas vezes, com dois empates pelo meio.

Grupo C: Bayern Munique atrás de recorde incrível

Juntamente com o grupo G, este é aquele onde tudo está decidido à entrada para a última ronda. O Bayern Munique, com 15 pontos, fruto de cinco vitórias em cinco jogos, já assegurou o primeiro lugar, enquanto o Inter Milão será o segundo classificado, somando para já 10 pontos. O FC Barcelona, com apenas quatro pontos, vai acabar em terceiro, transitando para a Liga Europa pela segunda época consecutiva. O Viktoria Plzen ainda não somou pontos e não vai escapar ao último lugar.

O Bayern Munique procura assim o feito de ser o primeiro clube a ter duas fases de grupo totalmente vitoriosas em duas épocas consecutivas. Para tal, terá de ganhar na receção ao Inter Milão. Leroy Sané é o melhor marcador dos bávaros nesta edição da Liga dos Campeões, com quatro golos, “fazendo o papel” que era habitualmente desempenhado por Robert Lewandowski. Refira-se que o polaco continua a marcar muitos golos, mas os cinco que conseguiu pelo FC Barcelona, neste mesmo grupo, foram insuficientes para a qualificação dos “blaugrana”. Os espanhóis jogam fora com o Viktoria Plzen e vão tentar evitar que os checos somem o primeiro ponto (ou pontos) na prova.

Grupo D: Sporting só depende de si

O Grupo D, do qual faz parte o Sporting, é o mais imprevisível de todos e tudo pode literalmente acontecer aos leões, que podem ir do céu (primeiro lugar final) ao inferno (último lugar e afastamento das comnpetições europeias). Uma coisa é certa: basta um ponto à equipa de Rúben Amorim para se qualificar para os oitavos de final. Na última ronda, a formação portuguesa, que está em segundo lugar, recebe o Eintracht Frankfurt, que tem os mesmos 7 pontos,  com os verdes e brancos muito ligeiramente favoritos, de acordo com as odds do site da Betano.pt. Já o líder Tottenham, com 8 pontos, desloca-se ao terreno do Olympique Marselha, último com 6 pontos.

O Sporting terminará em primeiro lugar se fizer pelo menos mais um ponto do que o Tottenham nesta última jornada, mas se empatar e os “spurs” perderem em Marselha, serão os franceses a acabar em primeiro, numa incrível subida do último lugar para a liderança. Mas caso os leões ganhem, o empate no Olympique Marselha-Tottenham ou o triunfo francês bastará para que consigam terminar a fase de grupos na liderança pela primeira vez na história.

O Sporting acabará em segundo lugar caso ganhe e o Tottenham também vença em Marselha ou caso empate e os ingleses também empatem. E os verdes e brancos cairão para o terceiro posto, transitando para a Liga Europa, caso percam e o Tottenham ganhe e para o último lugar se forem derrotados e o Olympique Marselha não perca com os “spurs”.

O Eintracht Frankfurt sabe que se ganhar em Alvalade conseguirá a qualificação (qualquer outro resultado não será suficiente para os germânicos), enquanto ao Tottenham, tal como ao Sporting, basta um ponto. Os “spurs” cairão para a Liga Europa caso percam em Marselha por mais do que dois golos, qualquer que seja o resultado do Sporting-Eintracht Frankfurt.

O Sporting vem de um meritório empate a uma bola em casa do Tottenham, num jogo em que Marcus Edwards voltou a “pintar” a manta contra o clube em que foi formado. O inglês marcou um grande golo e colocou sempre e sentido a defesa dos “spurs”. Juntamente com Trincão, é o melhor marcador da equipa leonina nesta edição da Champions, com dois golos.

Na Alemanha, os leões ganharam por 3-0 diante do Eintracht Frankfurt, mas sabem que a missão poderá não ser tão fácil, diante de uma equipa que conta com um valoroso plantel, destacando-se por exemplo Kamada, autor de um golo na última vitória frente ao Olympique Marselha, por 2-1. O japonês já marcou dois golos nesta fase de grupos.

Este será o segundo desafio oficial entre Sporting e Eintracht Frankfurt, depois da já mencionada noite de sonho na Alemanha, com um triunfo claro por 3-0, o primeiro dos leões como visitantes diante de emblemas germânicos.

Grupo E: AC Milan e RB Salzburgo disputam segundo lugar

O Chelsea já garantiu a passagem para os oitavos de final da Liga dos Campeões e o primeiro lugar, mas falta saber se será acompanhado pelo AC Milan ou pelo RB Salzburgo. Os italianos ocupam o segundo lugar à entrada para esta jornada, com mais um ponto do que os austríacos, que são terceiros, e as duas equipas vão defrontar-se em San Siro, bastando o empate aos anfitriões para seguirem em frente.

Refira-se que quer AC Milan quer RB Salzburgo já asseguraram pelo menos a presença na Liga Europa, mesmo que percam e que o Dínamo Zagreb cometa a proeza de vencer em casa do Chelsea.

O AC Milan deverá contar com Rafael Leão no ataque e se na época passada, o atacante português foi eleito o melhor avançado da Série A, em 2022/23 continua em grande plano. No entanto, tem-se destacado especialmente no campeonato e não tanto na Champions, onde soma um golo e duas assistências nos cinco desafios que disputou (foi sempre titular).

O RB Salzburgo tem confirmado a sua subida de estatuto das últimas temporadas, com uma bem razoável fase de grupos, diante de gigantes como o Chelsea e o AC Milan. É certo que só ganhou uma vez (1-0 em casa com o Dínamo Zagreb) mas também só foi derrotado numa ocasião (1-2 em casa com o Chelsea), em desafio da penúltima jornada, resultado que ditou a sua descida do segundo para o terceiro posto. De resto, somou três empates, com destaque para o que conseguiu em Stamford Bridge, a uma bola. O jovem avançado suíço Noah Okafor tem sido uma das grandes figuras do RB Salzburgo na Liga dos Campeões, com três golos marcados.

Grupo F:  Campeão Real quer acabar em primeiro

O Real Madrid lidera o grupo F e já conseguiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas ainda não garantiu o primeiro lugar, uma vez que só ficou com um ponto de avanço sobre o RB Leipzig, segundo classificado, depois deste lhe ter ganho por 3-2 na penúltima jornada desta fase de grupos.

Nesta última ronda, se o RB Leipzig ganhar no terreno do Shakhtar Donetsk, o Real Madrid também terá de bater o Celtic no Santiago Bernabéu se quiser acabar em primeiro. André Silva tem estado em muito bom nível nesta Champions – soma dois golos e três assistências em cinco partidas – sendo uma das grandes esperanças dos germânicos para esta última cartada.

Refira-se que o Shakhtar Donetsk ainda tem esperança de chegar ao segundo lugar, o que não será assim tão improvável: terá de vencer o RB Leipzig e esperar por um triunfo do Real Madrid com o Celtic. Já os escoceses não conseguirão abandonar o último lugar.

Grupo G: Jornada para cumprir calendário

O Grupo G é um dos dois onde já está tudo decidido à entrada para a última jornada, com uma curiosa classificação em “escadinha”, com equipas separadas por três pontos e com o clube classificado na posição imediatamente acima em vantagem no confronto direto. Manchester City e Borussia Dortmund já estão qualificados, respetivamente em primeiro e segundo lugar, enquanto o Sevilha FC vai transitar para a Liga Europa e o FC Copenhaga não fugirá ao último lugar.

Nesta última ronda vamos ter um Manchester City-Sevilha FC e um FC Copenhaga-Borussia Dortmund e aguardam-se poupanças de jogadores, uma vez que tudo está decidido poucos dias depois há jogos importantes dos respetivos campeonatos nacionais.

Grupo H: Benfica aponta ao primeiro lugar

Paris Saint-Germain e Benfica chegam à última jornada empatados na liderança, com 11 pontos e também no confronto direto, em virtude das duas igualdades a uma bola nos dois jogos que realizaram. Na última jornada os portugueses visitam o terreno do Maccabi Haifa (e estão muito bem cotados para vencer no site da Betano.pt), enquanto os franceses deslocam-se a casa da Juventus. 

Caso águias e parisienses terminem com os mesmos pontos, valerá a melhor diferença de golos em todos os desafios do grupo, parâmetro em que a última jornada foi decisiva para o Paris Saint Germain cavar uma diferença de quatro golos (têm diferença de +14 e o Benfica de +10). Recorde-se que nesta quinta ronda o Paris Saint Germain ganhou por 7-2 ao Maccabi Haifa, enquanto o Benfica bateu a Juventus por 4-3, depois de ter estado em vantagem por 4-1. Por isso, o Benfica terá que fazer melhor resultado que os gauleses, caso queira terminar em primeiro lugar.

É verdade que para  colocar qualquer defesa em sentido, basta referir os nomes da linha ofensiva do Paris Saint-Germain, formada por Messi, Neymar e Mbappé. Este último soma seis golos na Champions em 2022/23, sendo o melhor marcador da prova. No entanto, os avançados do Benfica também têm deslumbrado nesta Champions, com destaque para Rafa, autor de três golos na competição e que passa possivelmente pelo melhor momento da carreira.

Refira-se que esta será apenas a segunda vez que o Benfica defronta o Maccabi Haifa, depois do triunfo por 2-0 no desafio realizado em Lisboa, da primeira jornada desta fase de grupos.

Curiosamente, Maccabi Haifa e Juventus também estão empatados com 3 pontos e no confronto direto (3-1 para a Juventus na receção aos israelitas e 2-0 para estes quando foram anfitriões dos italianos). Estes dois clubes vão decidir quem vai terminar em terceiro lugar e transitar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Caso terminem com o mesmo número de pontos, valerá a diferença de golos em todos os jogos do grupo, parâmetro em que os italianos estão francamente melhores – diferença negativa de três golos, contra diferença negativa de nove golos.