A primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24 realiza-se na terça-feira, 19 de setembro e na quarta-feira, 20 de setembro, e mais uma vez são os três os representantes portugueses.
O primeiro clube luso a entrar em ação será o FC Porto, na terça-feira (20h00), em Hamburgo, cidade alemã onde o Shakhtar Donetsk vai realizar os seus jogos caseiros na competição, devido à guerra na Ucrânia. No dia seguinte, igualmente às 20h00, o Benfica recebe o RB Salzburg e o SC Braga joga diante do Nápoles, também em casa.
Podes apostar nestes três grandes desafios no site da Betano.pt e fica a saber que o Benfica é francamente favorito ao triunfo, o FC Porto também tem boa vantagem sobre o Shakhtar Donetsk, embora não tão declarada como a das águias, enquanto o SC Braga parte em desvantagem teórica frente ao Nápoles, mas a diferença face aos italianos está longe de ser enorme.
E, claro, podes naturalmente apostar em todos os outros jogos desta ronda inicial da fase de grupos da Champions no site da Betano.pt.
O FC Porto inicia a sua 27ª participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo o clube fora das Ligas “Big Five” com mais presenças. E entre todos os emblemas, apenas Real Madrid e FC Barcelona superam os dragões, com 28.
Os azuis e brancos vão tentar garantir a 14ª qualificação para os oitavos de final e Sérgio Conceição a quinta, em sete presenças no comando técnico dos azuis e brancos. Ele que é o treinador do FC Porto com mais vitórias na Champions (20), seguido por Jesualdo Ferreira, com 16.
Num grande que conta ainda com Royal Antuérpia e FC Barcelona, os azuis e brancos e os espanhóis partem como indiscutíveis favoritos em passar à próxima fase. Recorde-se que na temporada transata, os dragões foram eliminados nos oitavos de final pelo Inter Milão, que acabaria por ser finalista vencido.
Vários jogadores do plantel portista procuram a estreia na Liga dos Campeões, nomeadamente os médios Alan Varela e Iván Jaime e o avançado Fran Navarro. Em sentido contrário, o veterano Pepe já conta com 113 jogos nesta competição, contando com três “orelhudas” no curriculum, todas ao serviço do Real Madrid.
O FC Porto vai apresentar-se moralizado em Hamburgo, em virtude da liderança na I Liga portuguesa, com 13 pontos em cinco rondas. Na última jornada, venceu no reduto do Estrela da Amadora por 1-0, com Taremi a marcar o golo solitário. No entanto, nem tudo fooi positivo neste desafio, pois Marcano lesionou-se com gravidade e enfrenta vários meses de paragem. Quanto ao Shakhtar Donetsk, também lidera o seu campeonato, com cinco pontos de vantagem sobre o Chornomorets Odessa, o segundo classificado e na última jornada venceu igualmente por 1-0, frente ao Obolon-Brovar, golo apontado por Egor Nazaryna, vindo do banco.
Refira-se que os ucranianos têm o seu jogador mais conceituado em dúvida para este desafio, o central Mykola Matvienko, lesionado no tendão de Aquiles, ele que também é muito influente em termos ofensivos, como é provado pelos 3 golos que já apontou esta época. Outro central, Valeriy Bondar, não é hipótese para a estreia na Champions, devido a lesão num ombro. A defesa portista terá de estar especialmente atenta ao avançado Oleksii Kashchuk, autor de 3 golos em partidas oficiais.
Esta será a sétima vez que Shakhtar Donetsk e FC Porto se vão encontrar nas competições europeias e nunca os ucranianos conseguiram ganhar, tendo-se registado três triunfos portistas e três empates. Como visitantes, os azuis e brancos ganharam uma vez e verificaram-se duas igualdades. Foi esse o resultado do último Skakhtar Donetsk-FC Porto, num jogo que terminou sem golos, em setembro de 2014.
O Benfica inicia a sua participação na Liga dos Campeões com o objetivo de, pelo menos, igualar a prestação da época passada, em que chegou aos quartos de final, eliminado pelo Inter Milão, formação que eliminara o FC Porto na ronda anterior. De resto, Rui Costa, presidente do Benfica, já referiu publicamente que não considera que seja impossível ao clube ganhar a Liga dos Campeões nos próximos anos.
A estreia nesta edição da Champions será contra os austríacos do RB Salzburg, que podem não ter um grande nome mas possuem um plantel de qualidade e têm conseguido boas presenças nas competições europeias ao longo das últimas temporadas. De resto, este promete ser um dos grupos mais equilibrados, contando ainda com o Inter Milão e com a Real Sociedad.
O Benfica vem de uma série de quatro vitórias consecutivas no campeonato português e no passado sábado, 16 de setembro, bateu o Vizela, fora de casa, por 2-1, com golos de Di María (na cobrança irrepreensível de um livre direto) e Petar Musa. Di María que é o melhor marcador da equipa na época em curso, com 5 golos marcados, tendo ainda feito uma assistência. Sublinhe-se que o argentino já apontou 22 golos na Champions ao longo da carreira, embora na temporada transata tenha ficado em branco nos quatro encontros que efetuou na competição, ao serviço da Juventus. No entanto, contrabalançou com três assistências.
O RB Salzburg, campeão austríaco em título, lidera o campeonato do seu país, com seis vitórias e um empate em sete jogos e na última jornada empatou no terreno do Sturm Graz, segundo classificado, a duas bolas. O atacante costa-marfinense Karim Konaté é o melhor marcador da equipa na época em curso, com um total de 6 golos em partidas oficiais. Refira-se que esta será a primeira vez que RB Salzburg e Benfica irão defrontar-se em jogos oficiais.
Estar no Pote 4 não fazia antever nada de bom, mas ainda assim o SC Braga pode queixar-se do grupo que lhe calhou em sorte nesta Champions, pois para além do Nápoles, campeão italiano, terá de defrontar o Real Madrid e o Union Berlin.
Recorde-se que os braguistas tiveram de ultrapassar duas pré-eliminatórias para aceder à fase de grupos da milionária competição de clubes. Primeiro, não tiverem dificuldades em ultrapassar o TSC Backa Topola (3-0 em casa e 4-1 fora) e depois eliminaram o Panathinaikos, com mais dois triunfos (2-1 em Portugal e 1-0 na Grécia). Bruma e Álvaro Djaló, ambos com 3 golos apontados, foram decisivos nesta caminhada até à fase de grupos.
Esta será a terceira participação do SC Braga na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de 2010/11 e 2012/13. Não será tarefa fácil, mas a formação portuguesa vai tentar chegar aos oitavos de final pela primeira vez.
O SC Braga teve um mau ensaio para a estreia na Champions, ao ser derrotado por 1-3 no terreno do Farense, enquanto o Nápoles não foi além de um empate a duas bolas em Génova, recuperando de uma desvantagem de dois golos, com Politano e Raspodari a saltarem do banco e a marcarem um golo cada.
A formação italiana, orientada por Rudi Garcia, tem um plantel recheado de estrelas, no qual continua a destacar-se o intratável avançado nigeriano Victor Osimhen, autor de 3 golos em encontros oficiais em 2023/24. Ele que na temporada transata foi o melhor marcador da Série A italiana, com 26 golos, tendo faturado por cinco vezes nos seis desafios que disputou na Liga dos Campeões.
Este será o primeiro confronto oficial entre SC Braga e Nápoles, e a equipa portuguesa vai tentar espantar a Europa do futebol e conquistar os três pontos.
Outros jogos em destaque
Para além dos jogos que envolvem os clubes portugueses, há vários outros desafios que certamente vão prender a tua atenção nesta primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Destacamos dois.
Vai haver um confronto de colossos entre Bayern Munique e Manchester United (20 de setembro, às 20h00), com os alemães a iniciarem esta participação em busca de um troféu que lhes escapou nas últimas três temporadas, enquanto o Manchester United não ganha a prova desde 2007/08, na altura com Cristiano Ronaldo. Noutro jogo muito interessante, o Paris Saint-Germain recebe o Borussia Dormund (19 de setembro, também às 20h00), numa época em que os franceses voltam a apostar muito forte na conquista da Champions, objetivo que nunca alcançou.