Esta é a quarta edição da Liga Conferência e o Olympiacos, equipa patrocinada pela Stoiximan, marca da Kaizen Gaming, é o atual detentor do troféu. Antes dos gregos, tinha sido o West Ham a fazer a festa. A AS Roma levou para casa a taça na primeira vez que a competição se disputou. A final tem lugar no Stadion Wrocław, na Polónia, no dia 28 de maio de 2025. O Vitória de Guimarães é o representante português na prova.
A maior alteração no formato da Liga Conferência acontece na fase de grupos, a qual passa a ser uma liga única, com 36 equipas. Cada uma das equipas defronta seis diferentes (três em casa e três fora). As oito primeiras avançam diretamente para os oitavos de final. Os conjuntos que terminarem entre o nono e o 24º lugar disputam o play-off da fase a eliminar, com os vencedores a passarem aos oitavos. Depois, são duelos a eliminar. Os minhotos vão defrontar Fiorentina (casa), Astana (fora), Djugarden (fora), Mlada Boleslav (casa), St. Gallen (fora) e Celje (casa).
O arranque da prova aconteceu na época 2021/22 e o troféu entrou para o currículo de José Mourinho. O “Special One”, com a sua AS Roma, conquistou mais um título europeu, o quinto ao longo da sua carreira, o quarto por um clube diferente. Na final, os romanos bateram o Feyenoord, de Arne Slot, atual treinador do Liverpool, por 1-0. O único golo da partida foi da autoria de Nicolò Zaniolo.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
Em 2022/23, o vencedor da Liga Conferência foi o West Ham. O clube juntou esta conquista à da Taça das Taças, em 1964/1965. A formação orientada na altura por David Moyes derrotou no duelo decisivo a Fiorentina, por 2-1. Said Benrahma, aos 62 minutos, deu vantagem aos londrinos, mas aos 67’ Giacomo Bonaventura restabeleceu a igualdade. Em cima do minuto 90, e quando já cheirava a prolongamento, Jarrod Bowen deu a vitória aos ingleses, para desilusão viola.
Na temporada passada, o Olympiacos conquistou o primeiro troféu europeu para uma equipa grega. Isto depois de bater na final a Fiorentina, que pelo segundo ano consecutivo conseguiu chegar ao jogo de todas as decisões. Um golo de Ayoub Kaabi, aos 116 minutos, no prolongamento, foi suficiente para os gregos levarem para casa a taça. O luso-angolano David Carmo e os portugueses Daniel Podence, Chiquinho, André Horta e João Carvalho fizeram assim a festa da vitória.
Esta época há muitas equipas que podem sonhar com a conquista da Liga Conferência. É uma competição que, apesar de recente, já tem enorme prestígio. E cujo troféu fica bem em qualquer museu de um clube. Além disso, o vencedor da prova garante ainda acesso à Liga Europa da época seguinte. Isto caso não se tenha qualificado via campeonato. Chelsea, Fiorentina, ou Bétis surgem na primeira linha de candidatos. Uma coisa já é certa e essa é que haverá novo campeão, uma vez que nenhum dos anteriores vencedores da competição marca presença nesta edição da prova.
Podes apostar em todos os jogos da Liga Conferência no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados.