Portugal dá o pontapé de saída em mais uma edição da Liga das Nações, a 5 de setembro, contra a Croácia. Três dias depois, defronta a Escócia. Além de portugueses, croatas e escoceses, o grupo A1 conta ainda com a Polónia. A Liga A contém 16 selecções, divididas em quatro grupos de quatro. Primeiro e segundo qualificam-se para os quartos de final, fase que é disputada a duas mãos. Os quatro vencedores rumam depois à fase final, que se realiza em junho de 2025. Podes apostar em todos os jogos da Liga das Nações no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados. Sabe já que Portugal é favorito a passar no grupo.

As principais seleções presentes na Liga A são, além de Portugal, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha e Espanha. Portugal venceu a primeira edição da competição, seguiu-se a França na lista dos campeões e a Espanha é a atual detentora do troféu. Para este duplo confronto, Roberto Martinez apresentou algumas surpresas na lista de convocados. Os “leões” Francisco Trincão e Pedro Gonçalves estão de volta aos eleitos. E há caras novas, como Renato Veiga, Tiago Santos e Quenda.

Portugal-Croácia, 5 de setembro, às 19h45

O Estádio da Luz recebe este confronto entre portugueses e croatas. Isto uma é partida da primeira jornada do grupo A1, da Liga das Nações. Em junho, com vista a preparação para o Euro2024, as duas seleções mediram forças. E a Croácia bateu a nossa Seleção, por 2-1, no Jamor. Modric, aos sete minutos, abriu o marcador e aos 48′ Diogo Jota empatou. Mas aos 56′, Ante Budimir deu nova e decisiva vantagem aos visitantes. No Europeu, Portugal viria depois a cair nos quartos de final diante da França. Já os comandados de Zlatko Dalic não passaram a fase de grupos.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

Este foi o único triunfo dos croatas diante de Portugal até ao momento. Nos outros sete duelos realizados anteriormente, a formação lusa registou seis vitórias e um empate.  O primeiro confronto foi na fase de grupos do Euro’96 e Portugal venceu por 3-0. Seguiram-se dois amigáveis, com novos triunfos (2-0 e 1-0), e no Euro 2016, o conjunto luso derrotou os croatas nos oitavos de final, após prolongamento, por 1-0, com golo de Quaresma, aos 117′. Em 2018, novo amigável (1-1) e na fase de grupos da Liga das Nações, em 2020/21, dupla vitória portuguesa: 4-1 em casa e 3-2 fora.

Para este confronto com Portugal, Zlatko Dalic convocou as principais figuras, com destaque para Luka Modric, que aos 39 anos, continua a ser a principal referência da seleção do seu país. Outros nomes a ter em conta são o guarda-redes Dominik Livakovic (Fenerbahçe), Josko Gvardiol (Manchester City), Mateo Kovacic (Manchester City), Mario Pasalic (Atalanta), Andrej Kramaric (Hoffenheim) e Ante Budimir (Osasuna). Sobre este jogo fica ainda saber que Portugal é favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

Portugal-Escócia, 8 de setembro, às 19h45

São dois velhos conhecidos, cujo último confronto oficial data de 1994. Na altura, em partida do grupo 1, da fase de qualificação para o Mundial’94 (Portugal iria falhar a presença na prova), a nossa Seleção goleou a Escócia, por 5-0. Em 2018, os dois conjuntos realizaram uma amigável, o qual terminou com triunfo luso, por 3-1, com golos de Hélder Costa, Éder e Bruma. No total, as duas formações já se defrontaram em 15 ocasiões, com oito vitórias lusas, três empates e quatro triunfos escoceses. O último aconteceu em 1980, por 4-1, na qualificação para o Europeu desse ano.

Lê ainda: Betano lança Slots e Blackjack dos 3 Grandes

No Europeu deste ano, os escoceses foram eliminados na fase de grupos, com um empate e duas derrotas. Terminaram em último lugar, atrás de Alemanha, Suíça e Hungria. No jogo inaugural da prova, foram goleados pela seleção germânica, por 5-1, depois empataram a um golo com os suíços (Scott McTominay marcou o tento escocês) e perderam, na última jornada, com os húngaros, por 1-0, com golo aos 90+10, apontado por Kevin Csoboth.

Para este confronto com Portugal, o selecionador Steve Clarke convocou várias caras novas. Uma delas teve passagem pelo futebol português, como acontece com Ryan Gauld, que representou Sporting, Vitória de Setúbal, Desportivo das Aves e Farense. As outras novidades são Ben Doak (Liverpool), Max Johnston (Sturm Graz) e Robby McCrorie (Kilmarnock). Entre os mais consagrados, destaque para Andrew Robertson (Liverpool), John McGinn (Aston Villa), Scott McTominay (Nápoles)  e Ché Adams (Torino).