Portugal chega a esta jornada dupla da Liga das Nações, como líder do Grupo A1 da competição. Assim, os pupilos de Roberto Martinez somam dez pontos, à frente da Croácia, com sete, da Polónia, com quatro, e da Escócia, com apenas um. A 15 de novembro, a Seleção Nacional recebe a Polónia e, três dias depois, fecha a fase de grupos, fora, com a Croácia. O duelo com polacos pode valer a qualificação para a ronda seguinte, posteriormente, no embate com os croatas o que está em causa é a vitória no grupo. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas da competição.

Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?

A Liga A contém 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro. Primeiro e segundo qualificam-se para os quartos de final, fase que é disputada a duas mãos. Os quatro vencedores rumam depois à fase final, que se realiza em junho de 2025. As principais seleções presentes na Liga A são, além de Portugal, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha e Espanha. Portugal venceu a primeira edição da competição e seguiu-se a França na lista dos campeões. Atualmente, a Espanha é a detentora do troféu.

Portugal continua invicto no grupo

Portugal deu o pontapé de saída em mais uma edição da Liga das Nações, a 5 de setembro, contra a Croácia. Três dias depois, defrontou a Escócia. O resultado foi o mesmo: 2-1. Contra os croatas, Dalot marcou logo aos sete minutos, aos 34’ Ronaldo dilatou a vantagem e, aos, 41´um autogolo e Dalot fez o resultado final. Diante dos escoceses, McTominay colocou a sua seleção na dianteira, mas na segunda parte o conjunto luso deu a volta à situação, por intermédio de Bruno Fernandes (54′) e Ronaldo (88′). Na terceira jornada mais um triunfo, agora por 3-1, na casa da Polónia, com golos de Bernardo Silva e Ronaldo e um autogolo de Bednarek. Na ronda seguinte, nulo na viagem à Escócia.

Portugal-Polónia, 15 de novembro, às 19h45

Portugal e Polónia já mediram forças em 14 ocasiões. Até agora, a nossa Seleção venceu em seis delas, empatou cinco e regista três derrotas. Se tivermos em conta apenas partidas em que a formação lusa atuou como visitada, o saldo continua a ser positivo, com duas vitórias, outras tantas igualdades e um desaire. Os últimos duelos, antes do confronto da primeira volta, aconteceram em 2018/19, nesta competição, a qual viria a consagrar Portugal como vencedor.

A seleção das quinas venceu fora por 3-2 e em casa registou um empate a um golo. É preciso recuar até 2006 para encontrar a última vitória polaca: 2-1, na fase de qualificação para o Euro2008. Basta um empate neste jogo para Portugal se qualificar para os quartos de final da Liga das Nações e, é provável que vença, segundo as odds da Betano.pt, já que é favorito neste embate. Todavia, não há vencedores antecipados, seja qual for o desporto.

Croácia-Portugal, 18 de outubro, às 19h45

Este é o confronto que pode decidir o primeiro lugar, isto caso os croatas não façam pior resultado que os portugueses na quinta jornada, em que vão jogar fora com a Escócia. Até ao momento, a Croácia soma dois triunfos, um empate e um desaire, este na primeira volta diante da nossa Seleção. Depois, bateram Polónia (em casa, por 1-0) e Escócia (em casa, 2-1) e empataram fora com os polacos a três golos.

Em junho, e com vista a preparação para o Euro2024, as duas seleções mediram forças. E a Croácia bateu a nossa Seleção, por 2-1, no Jamor. Modric, aos sete minutos, abriu o marcador e aos 48′ Diogo Jota empatou. Mas aos 56′, Ante Budimir deu nova e decisiva vantagem aos visitantes. Depois, na primeira jornada da fase de grupos, a formação lusa derrotou este adversário, por 2-1.Este foi o único triunfo dos croatas diante de Portugal até ao momento. Nos outros oito duelos realizados anteriormente, a formação lusa registou sete vitórias e um empate. Seja como for, este é sempre um adversário duro. No geral, e apesar do histórico favorável a Portugal, são sempre duelos difíceis.

Na primeira volta, a formação lusa venceu por 2-1

O primeiro confronto foi na fase de grupos do Euro’96 e Portugal venceu por 3-0. Seguiram-se dois amigáveis, com novos triunfos (2-0 e 1-0), e no Euro 2016, o conjunto luso derrotou os croatas nos oitavos de final, após prolongamento, por 1-0, com golo de Quaresma, aos 117′. Em 2018, novo amigável (1-1) e na fase de grupos da Liga das Nações, em 2020/21, dupla vitória portuguesa: 4-1 em casa e 3-2 fora.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

Para este confronto com Portugal, Zlatko Dalic convocou as principais figuras, com destaque para Luka Modric, que aos 39 anos, continua a ser a principal referência da seleção do seu país. Outros nomes a ter em conta são o guarda-redes Dominik Livakovic (Fenerbahçe), Josko Gvardiol (Manchester City), Mateo Kovacic (Manchester City), Mario Pasalic (Atalanta), Andrej Kramaric (Hoffenheim) e Ante Budimir (Osasuna).