É a maior competição europeia de clubes, em que todos os emblemas do Velho Continente gostariam de estar. No entanto, só 32 equipas conseguiram o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, cuja primeira jornada realiza-se dia 6 e 7 de setembro. Será a oitava ocasião em que existem três emblemas lusos na fase de grupos e a sétima com FC Porto, Sporting e Benfica. Na outra vez, o SC Braga substituiu o Sporting.

Podes naturalmente apostar em todos os jogos desta primeira ronda da fase de grupos no site da Betano.pt. O primeiro clube português a entrar em ação é o Benfica, sendo favorito na receção ao Maccabi Haifa, marcada para esta terça-feira, às 20h00. No dia seguinte, prevê-se grande equilíbrio no Eintracht Frankfurt-Sporting, com ligeiro favoritismo germânico, favoritismo que é superior no caso do Atlético de Madrid, que recebe o FC Porto. 

Os motivos de interesse para os portugueses não se esgotam obviamente nos desafios dos clubes lusos, havendo outros encontros muito apetecíveis no início da caminhada para perceber quem vai ser o sucessor do Real Madrid, vencedor na temporada passada, quando se confirmou como o grande dominador da competição, ao chegar ao seu 14º troféu.

Benfica-Maccabi Haifa (terça-feira, 6 de setembro, 20h00)

Será uma enorme surpresa se o Benfica não prosseguir no pleno de vitórias desta época, que já vai nos oito jogos oficiais (quatro no campeonato e quatro na fase de qualificação da Liga dos Campeões). Isto porque entre as 32 equipas em prova, o Maccabi Haifa é o pior classificado no ranking da UEFA. Mas, no futebol, não há vencedores antecipados, por isso, os comandados de Roger Schmidt não podem facilitar.

Os encarnados atingiram a fase de grupos depois de terem eliminado o FC Midtjylland (4-1 na Luz e 3-1 na Dinamarca) e o Dínamo Kiev (2-0 na Polónia e 3-0 em Portugal). Já o Maccabi Haifa teve de superar ainda mais uma eliminatória: primeiro, ultrapassou o Olympiakos – 1-1 em Israel e um 4-1 na Grécia que contribuiu em muito para o despedimento do treinador Pedro Martins – depois o Apollon Limassol (4-0 em casa e derrota por 0-2 fora) e finalmente o Estrela Vermelho (3-2 em casa e 2-2 fora).

Tutorial

E se o Benfica lidera a Liga portuguesa, com cinco vitórias em cinco partidas, o Maccabi Haifa também comanda em Israel, com três triunfos em três jogos. Na última jornada, os encarnados ganharam no último suspiro ao Vizela, na Luz, por 2-1, e o Maccabi Haifa também triunfou pelo mesmo resultado no reduto do Hapoel Beer Sheva – e curiosamente também com o segundo golo a surgir em tempo de compensação.  

Não têm faltado jogadores em destaque na esquadra de Roger Schmidt. Podemos por exemplo referir o nome do “renascido” João Mário, com quatro golos, o último dos quais nos derradeiros instantes do desafio com o Vizela, isto além de quatro assistências. Ou também Rafa (três golos e três assistências) e Gonçalo Ramos (o melhor marcador da equipa, com seis golos, aos quais junta três passes para golo). Refira-se que as águias têm sido uma autêntica máquina goleadora, com 25    marcados em nove encontros oficiais e apenas cinco sofridos. Recorde-se que Roger Schmidt tem três impedimentos para esta terça-feira, todos no centro da defesa e brasileiros: João Víctor, Lucas Veríssimo e Morato.

Se o Benfica é cliente assíduo na fase de grupos da Champions, participando pela 17ª vez nesta fase da prova, temos de recuar até 2009/10 para encontrarmos a última das três participações do Maccabi Haifa: zero pontos em seis desafios e nem um golo marcado, diante de Bayern Munique, Juventus e Bordéus. O avançado Frantzdy Pierrot tem sido um dos futebolistas em maior destaque nos israelitas neste início de temporada, contando com seis golos marcados em nove jogos.  Refira-se que este será o primeiro jogo oficial entre os dois clubes.

No outro desafio da primeira jornada deste grupo, o PSG dos portugueses Danilo, Nuno Mendes, Vitinha (saiu lesionado do último jogo e está em dúvida) e Renato Sanches recebe a Juventus, sendo favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

Eintracht Frankfurt-Sporting (quarta-feira, 7 de setembro, 17h45)

O Sporting inicia a sua participação no terreno do Eintracht Frankfurt, vencedor da última edição da Liga Europa. Curiosamente, ambos os clubes não começaram a temporada da melhor maneira, mas os últimos indicadores são positivos. Os portugueses iniciaram a I Liga com um empate a três bolas no reduto do SC Braga, depois obtiveram uma vitória por 3-0 em casa com o Rio Ave, ao que se seguiu um desaire por 0-3 no Dragão e outro por 0-2 em Alvalade frente ao Desportivo de Chaves. No entanto, podem ter reentrado nos eixos com o inequívoco triunfo na Amoreira, com o Estoril, por 2-0, com golos de Marcus Edwards e St. Juste (este último estreou-se como titular).    

Os alemães começaram por afastar o modesto FC Magdeburg da Taça da Alemanha, por 4-0, mas depois perderam a Supertaça europeia com o Real Madrid, por 0-2 e empataram dois desafios da Bundesliga a duas bolas, com Hertha Berlim (fora) e FC Colónia, em casa. Depois deram um pontapé na crise num jogo de loucos no reduto do Werder Bremen, ao ganharem por 4-3 e na última ronda baterem em casa, de forma concludente, o poderoso RB Leipzig por 4-0.

A recuperação de Paulinho é a grande novidade no reino do leão. Daniel Bragança e Jovane serão assim as únicas ausências, devido a lesão. No onze estará certamente Pedro Gonçalves, que tem estado em grande plano, com contribuição direta em cinco dos oito golos marcados pelo Sporting (três golos e duas assistências, estas últimas realizadas no desafio com o Estoril).

Já os germânicos não podem contar com o central Almamy Touré. O defesa direito português Aurélio Buta faz parte do plantel mas ainda não se estreou em 2022/23. Quem certamente estará nos eleitos, salvo imponderável de última hora, é o médio ofensivo Daichi Kamada, que alegadamente esteve nos planos do Benfica e que se tem cotado com um dos melhores futebolistas na formação orientada por Oliver Glasner. Já soma cinco golos e duas assistências em partidas oficiais na temporada em curso.

Será a primeira vez que Eintracht Frankfurt e Sporting se vão defrontar e se é verdade que o histórico leonino na Liga dos Campeões diante de clubes alemães não é famoso – duas vitórias, dois empates e 12 derrotas, com a equipa ainda a procurar o primeiro triunfo em território germânico – a história poderá, quem sabe, ter começado a ser reescrita na temporada passada. Recorde-se que na altura “atirou borda fora” da fase de grupos da Champions o colosso Borussia Dortmund – ganhou em Alvalade por 3-0, depois de ter perdido por 0-1 no Signal Iduna Park, seguindo em frente, juntamente com o Ajax.

O Tottenham-Olympique Marselha é o outro jogo deste grupo, com  favoritismo dos “spurs”, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

Atlético de Madrid-FC Porto (quarta-feira, 7 de novembro, 20h00)

O Atlético de Madrid é um velho conhecido do FC Porto, tantos têm sido os encontros entre ambos nos últimos anos. Na temporada transata, os espanhóis foram mais felizes, seguindo em frente na fase de grupos da Liga dos Campeões, com os dragões a serem terceiros classificados, transitando para a Liga Europa. No Wanda Metropolitano, verificou-se empate sem golos, enquanto no Dragão, os “colchoneros” ganharam por 3-1.

Em 2013/14 também houve confronto na fase de grupos da Champions, com dupla vitória madrilena (2-0 em Espanha e 2-1 em Portugal) e os azuis e brancos ficaram igualmente pelo caminho, enquanto em 2009/10, para não variar na fase de grupos da competição, os azuis e brancos ganharam em casa por 2-0, mas perderam fora por 3-0, mas seguiram rumo aos oitavos de final. Em 2008/09, precisamente nos oitavos de final, valeu ao FC Porto a regra dos golos fora (que há não se aplica), com 0-0 no Dragão e 2-2 no Vicente Calderón. Se tivermos apenas em conta os jogos em que o Atlético de Madrid recebeu o FC Porto, verifica-se grande equilíbrio, com duas vitórias caseiras, dois empates e uma vitória portuguesa.

Os espanhóis somam duas vitórias e dois empates na atual edição da Liga espanhola e na última jornada não foram além de uma igualdade 1-1 em casa da Real Sociedad. Já o FC Porto é terceiro colocado no campeonato português (quatro triunfos e uma derrota). No último fim de semana, os azuis e brancos deram uma excelente resposta ao desaire de Vila do Conde, tendo ganho por 2-0 em Barcelos, diante do Gil Vicente, com golos de Taremi e Galeno. O avançado brasileiro, de resto, tem estado em grande plano e depois de ter agitado as águas com a entrada em campo nos jogos com o Vizela e com o Sporting, mereceu a titularidade em Barcelos. Soma já dois golos e uma assistência, números que ganham maior destaque pelo facto de só ter estado em campo durante 210 minutos, o correspondente a dois jogos completos, mais 30 minutos.

Refira-se que do plantel do Atlético de Madrid faz parte o ex- central portista Felipe (ainda não se estreou esta temporada, por opção técnica), para além dos antigos futebolistas do Benfica Oblak, Witsel e João Félix. Este último foi titular nos quatro encontros oficiais e ainda procura o primeiro golo, mas já efetuou três assistências.

O Club Brugge-Bayer Leverkusen é o outro desafio deste grupo e segundo as odds do site da Betano.pt estamos perante um dos jogos previsivelmente mais equilibrados da primeira jornada.

Outros jogos a ter em conta nesta jornada a Liga dos Campeões

Esta primeira jornada da Liga dos Campeões tem outros jogos muito interessantes. Nomeadamente o Celtic-Real Madrid, com nítido favoritismo do campeão em título no site da Betano.pt, o Nápoles-Liverpool FC – com maiores probabilidades de sucesso dos “reds”, mas não de forma muito acentuada – ou o Inter Milão-Bayern Munique, em que os alemães são favoritos, apesar de jogarem fora.