Aí está a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, ainda com muitas decisões para tomar. Fica a par das contas dos oito grupos, sendo que no caso dos representantes portugueses (Benfica, FC Porto e SC Braga) são os dragões que estão em melhor posição para seguir rumo aos oitavos de final da competição, enquanto os minhotos ainda têm algumas hipóteses e as águias só poderão qualificar-se para a Liga Europa. Como sempre, podes apostar em todos os desafios da mais importante competição europeia de clubes no site da Betano.pt.
RB Salzburgo-Benfica e Inter Milão Real Sociedad (12 de dezembro, 20h00)
O Benfica soma apenas 1 ponto nesta edição da Liga dos Campeões (conquistado na quinta ronda, na receção ao Inter Milão) e já não tem hipóteses de se qualificar para a próxima fase da prova. As águias aspiram ainda a terminar em terceiro lugar, o que lhes possibilitaria disputar o “play-off” de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Para que isso seja uma realidade, terão de bater o RB Salzburgo por pelo menos dois golos de diferença, desafio no qual a equipa lusa é ligeiramente favorita, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
Alexander Bah e David Neres, lesionados, são baixas confirmadas para esta autêntica final, tal como António Silva, castigado, depois de ter sido expulso diante do Inter Milão. Real Sociedad e Inter Milão já garantiram a passagem para os oitavos de final da Champions e aos espanhóis basta um empate no último jogo, no qual serão anfitriões dos italianos.
Nápoles-SC Braga e Union Berlin-Real Madrid (12/12, 20h00)
O SC Braga, atual terceiro classificado, terá de vencer por pelo menos dois golos de diferença no recinto do Nápoles para seguir em frente na Liga dos Campeões, sendo que ainda não está a salvo de terminar em quarto lugar e ficar de fora das competições europeias. Os italianos reúnem grande dose de favoritismo para este encontro, segundo as odds do site da Betano.pt.
O cenário de eliminação do SC Braga verifica-se apenas se perder em Itália e se o Union Berlin, atual “lanterna vermelha” derrotar em casa o líder Real Madrid, que já garantiu a qualificação e o primeiro lugar, depois de ter ganho todos os jogos até aqui.
Para este confronto em Nápoles, o treinador Artur Jorge não poderá contar com o central Niakité, expulso no desafio anterior, diante do Union Berlin. Al Musrati, ausente desde 8 de novembro, deverá em breve regressar à competição, restando saber se já poderá ser chamado para este encontro.
FC Porto-Shakhtar Donetsk e Antuérpia-FC Barcelona (13/12, 20h00)
O FC Porto ocupa a segunda posição e basta-lhe o empate na receção ao Shakhtar Donetsk (na qual é francamente favorito, de acordo com as odds do site da Betano.pt) para seguir em frente, num grupo em que o FC Barcelona já garantiu a qualificação e o Antuérpia, ainda sem qualquer ponto, não escapará do último lugar.
Marcano, Wendell e Gabriel Veron, lesionados são baixas certas no esquadrão de Sérgio Conceição, existindo algumas expetativas a respeito da recuperação de João Mário. Já João Mendes, que tem sido titular nos últimos jogos, não poderá atuar, uma vez que não está inscrito na Liga dos Campeões.
Manchester United-Bayern Munique e FC Copenhaga-Galatasaray (12/12,20h00)
O Bayern Munique já garantiu a qualificação e o primeiro lugar, com as restantes equipas à procura de acompanhar o colosso alemão. Para já, FC Copenhaga e Galatasaray somam 5 pontos, com o Manchester United apenas com 4. A formação inglesa, onde jogam Diogo Dalot e Bruno Fernandes, só se apura se bater o Bayern Munique em Old Trafford e se houver empate no outro desafio, entre FC Copenhaga e Galatasaray.
Aos dinamarqueses bastará uma igualdade na receção aos turcos para conseguirem a primeira qualificação da sua história na fase de grupos. Algo que conseguiriam, em caso de empate no último jogo, por terem um golo de vantagem na diferença de golos total, pois os dois emblemas ficariam igualados no confronto direto, pois verificou-se um 2-2 no encontro entre ambos em casa do Galatasaray.
Lens-Sevilha FC e PSV Eindhoven- Arsenal (12/12, 17h45)
Arsenal (no primeiro lugar) e PSV Eindhoven (no segundo posto) já garantiram a continuidade na Liga dos Campeões, com o Sevilha FC obrigado a ganhar em Lens na última ronda para garantir o terceiro lugar e respetivo acesso ao play-off da Liga Europa.
Celtic-Feyenoord e Atlético de Madrid-Lazio (13 de dezembro, 20h00)
Atlético de Madrid e Lazio já garantiram a qualificação, mas irão discutir, num confronto entre ambos no Wanda Metropolitano, quem passa em primeiro lugar, bastando um empate aos anfitriões. O Celtic-Feyenoord já nada decidirá, pois os escoceses não escaparão ao último lugar e os neerlandeses já sabem que seguirão para a Liga Europa.
Borussia Dortmund-Paris Saint-Germain e Newcastle United-AC Milan (13/12, 20h00)
O grupo da morte não gorou as expetativas e, neste momento, Paris Saint-Germain, Newcastle United e AC Milan disputam a qualificação, querendo juntar-se ao já apurado Borussia Dortmund, que ainda não garantiu o primeiro lugar. Ao Paris Saint-Germain bastará um empate na deslocação ao terreno do líder, sendo que, em caso de vitória, os franceses terminarão em primeiro lugar. O Newcastle United e o AC Milan precisam de vencer na receção ao AC Milan e esperar por uma derrota do Paris Saint-Germain.
Estrela Vermelha-Manchester City e RB Leipzig-Young Boys (13/12, 17h45)
Está tudo decidido neste grupo, com Manchester City e RB Leipzig certos nos oitavos de final da Champions, respetivamente no primeiro e segundo lugar do grupo, e com o Young Boys a seguir para a Liga Europa e o Estrela Vermelha a não escapar do último lugar.