Já tinhas saudades da Liga dos Campeões? Depois de três semanas de intervalo, a maior competição europeia de clubes está de regresso, para a realização dos jogos da terceira jornada, significando que depois destas partidas teremos chegado a meio da fase de grupos.
Benfica e SC Braga serão os dois primeiros clubes portugueses a entrarem em ação, ambos em casa, com as águias a receberem a Real Sociedad e os guerreiros o Real Madrid, enquanto no dia seguinte, o FC Porto desloca-se até ao terreno do Antuérpia.
Podes apostar nestes três desafios no site da Betano.pt e fica a saber que os encarnados e os azuis e brancos são favoritos ao triunfo (mas não por grande margem) enquanto as odds para a vitória dos arsenalistas são bastante reduzidas, comparadas com as dos “merengues”. Curiosamente, ao longo da história, os clubes portugueses nunca defrontaram estes adversários que lhe calharam em sorte na terceira ronda da Champions. Para além destes três encontros, podes igualmente fazer as tuas apostas nos restantes 13 desafios desta jornada.
Depois de não ter somado pontos nas duas primeiras jornadas (derrota por 0-2 na Luz com o RB Salzburgo e por 0-1 em Itália com o Inter Milão) o Benfica tem imperiosa necessidade de ganhar à Real Sociedad, de modo a manter bem acesa a chama da qualificação. Os espanhóis apresentam-se em Lisboa na liderança do grupo, depois de terem empatado em San Sebastián com o Inter Milão a uma bola e de ter ganho por 2-0 no terreno do RB Salzburg. Os bascos têm os mesmos 4 pontos dos “nerazzurri”, mas melhor diferença de golos (3-1 contra 2-1).
O Benfica, segundo classificado na I Liga portuguesa, a 1 ponto do líder Sporting, vem de um triunfo por 4-1 em caso do Lusitano dos Açores, para a Taça de Portugal, num jogo em que Arthur Cabral estreou-se a marcar pela equipa de Roger Schmidt, com os outros golos a terem sido apontados por João Mário, Rafa Silva e Tiago Gouveia. Bah, Kokçu e Di María, que têm estado lesionados, estão em dúvida para esta terceira jornada da Champions.
Este parece ser o desafio ideal para jogadores como Rafa e Di María aparecerem ao mais alto nível, eles que têm sido duas das grandes figuras da equipa. O argentino soma 6 golos e uma assistência em nove encontros oficiais na temporada em curso e o português faturou por quatro vezes e fez cinco passes para golo em 12 partidas.
Já a Real Sociedad venceu em casa o Maiorca na jornada do passado fim de semana da Liga espanhola, com o único golo a ser marcado por Brais Méndez. O ponta de lança português André Silva tem tido uma época muito atribulada e voltou a parar, desta vez com uma lesão muscular, sendo baixa para a deslocação à Luz. Quem deverá estar no ataque dos espanhóis será o japonês Takefusa Kubo, melhor marcador da equipa esta temporada, com 5 golos em 10 jogos oficiais, enquanto o avançado espanhol Mikel Oyarzabal tem igualmente 5 golos, mas em 12 partidas. O extremo Martín Merquelanz é baixa, devido a lesão. No outro jogo deste grupo, o Inter Milão recebe o RB Salzburgo.
A cidade de Braga há muito que fervilha com a receção ao Real Madrid e os bilhetes esgotaram na passada segunda-feira, 16 de outubro, para ver o primeiro confronto na história entre os guerreiros e o Real Madrid. Recorde-se que o clube espanhol tem dominado a Liga dos Campeões, tendo 14 troféus no seu museu, o dobro do AC Milan, o segundo clube mais titulado.
Apesar de todo o favoritismo estar do lado do Real Madrid, o SC Braga também tem as suas armas e pode inspirar-se na magnífica vitória que alcançou em casa do RB Leipzig (3-2) na segunda jornada da fase de grupos. Isto numa partida em que, recorde-se, esteve a perder por dois golos de diferença.
O SC Braga, que foi derrotado por 1-2 em casa pelo Nápoles na primeira jornada, é o segundo classificado no grupo, com os mesmos 3 pontos dos italianos e com a mesma diferença de golos (4-4). Já o Real Madrid lidera com duas vitórias em duas partidas (1-0 no Santiago Bernabéu com o Union Berlim e 3-2 em Nápoles).
O SC Braga, quarto classificado na I Liga portuguesa, vem de um triunfo por 2-0, fora de casa, diante do Rebordosa, para a Taça de Portugal, com golos de Rony Lopes e Álvaro Djaló. Ricardo Horta e Víctor Gómez estiveram com problemas físicos nos últimos dias, mas devem estar aptos para a para a receção ao colosso espanhol.
Bruma tem estado em plano de destaque no plantel às ordens de Artur Jorge e na Liga dos Campeões tem deslumbrado, somando 5 golos e duas assistências na temporada em curso, no total de seis jogos que disputou (dois na fase de grupos e quatro na qualificação). Mas Bruma promete não ser o único tormento para a defesa “merengue”: Álvaro Djaló (7 golos em 2023/24, 3 dos quais na competição europeia), Ricardo Horta (5 golos, todos no campeonato, mas impressionantes 6 assistências na Liga dos Campeões) e Simon Banza (6 golos esta época, mas 0 na Champions) também são excelentes armas ofensivas à disposição de Artur Jorge.
O Real Madrid empatou a uma bola no reduto do Sevilha FC na jornada da Liga espanhola que antecedeu a sua deslocação a Portugal, com o golo dos “merengues” apontado por Carvajal, depois de David Alaba ter feito um autogolo. Este encontro ficou marcado por novos insultos racistas a Vinicíus Jr, jogador do Real Madrid, desta feita por parte de adeptos do Sevilha FC.
Jude Bellingham tem sido a grande figura do Real Madrid esta época, tendo 2 golos apontados na Champions e 8 na Liga espanhola, onde é o atual melhor marcador. Vinicíus Júnior (3 golos em oito partidas oficiais, recordando-se que esteve algumas semanas de fora, devido a lesão) e Joselu (5 golos em 12 desafios) são outros futebolistas aos quais a defesa do SC Braga não poderá dar um palmo de terreno. Carlo Ancelotti não poderá contar com os lesionados Curtois e Éder Militão. No outro desafio deste grupo, o Union Berlin recebe o Nápoles.
Uma vitória em Antuérpia seria um passo importante do FC Porto rumo à qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Os azuis e brancos estão no segundo lugar do grupo, com 3 pontos (os mesmos do Shakhtar Donetsk), depois de terem ganho aos ucranianos por 3-1, fora de casa, e de terem perdido no Dragão com o FC Barcelona, por 0-1, num jogo em que mereciam outro resultado. Quanto ao Antuérpia, ainda não somou pontos (0-5 com o FC Barcelona em Camp Nou e 2-3, na Bélgica, com o Shakhtar Donetsk).
O FC Porto bateu o Vilar de Perdizes por 2-0 na passada sexta-feira, 20 de outubro, num jogo referente à Taça de Portugal em que André Franco, a alinhar pela primeira vez como defesa esquerdo, fez um golo e uma assistência, com o outro golo apontado por Evanilson. Recorde-se que na I Liga portuguesa os azuis e brancos ocupam a terceira posição, a 3 pontos do líder Sporting.
Já o Antuérpia foi surpreendido pelo Charleroi na jornada do campeonato belga do passado fim de semana, ao perder por 2-3, com os golos do adversário do FC Porto a serem apontados por Ekkelenkamp e Ilenikhena. Mas a derrota não foi a única má notícia, pois Mandela Keita, uma das grandes figuras da equipa, a sair lesionado no decorrer da primeira parte, estando em dúvida para a receção ao FC Porto.
Galeno tem sido a principal figura do FC Porto nesta edição da Champions, tendo estado nos 3 golos da sua equipa (marcou 2 e fez uma assistência), curiosamente números superiores aos que apresenta nos dez jogos que disputou nas competições domésticas (1 golo e uma assistência).
Pepe, Zaidu e Stephen Eustáquio apresentaram problemas físicos nas últimas semanas, aguardando-se com expetativa para saber se algum vai recuperar para este encontro da Champions, no qual certamente não estarão Gabriel Verón e Marcano, que apresentam lesões com gravidade bem superior.
No Antuérpia, o experiente ponta de lança neerlandês Vincent Janssen tem sido figura de proa, sendo o melhor marcador da equipa, com 6 golos em 16 partidas oficiais. Refira-se que os autores dos dois golos apontados pelos belgas na fase de grupos da Liga dos Campeões foram outros dois atacantes, Arbnor Muja e Michel Balikwisha (um golo cada). O treinador Mark van Bommel não vai poder contar com três atletas na visita ao Dragão, todos lesionados: o lateral direito Ritchie De Laet, o central Björn Engels e o extremo Jacob Ondrejka. No outro jogo do grupo, o FC Barcelona ficará muito perto de assegurar a qualificação para os oitavos de final se derrotar em Camp Nou o Shakhtar Donetsk.
Nos outros cinco grupos que não englobam equipas portuguesas, não faltam jogos bastante interessantes na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Destacamos o Paris Saint-Germain-AC Milan, confronto entre duas equipas que têm desiludido – os franceses ganharam em Paris por 2-0 ao Borussia Dortmund mas foram arrasados em casa do Newcastle, perdendo por 1-4, enquanto os italianos registaram dois empates sem golos, na receção ao Newcastle United e na deslocação ao terreno do Borussia Dortmund. No Paris Saint-Germain os portugueses Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos poderão ser opção, enquanto Nuno Mendes está lesionado. Rafael Leão deverá figurar nas escolhas iniciais de Stefano Pioli.
Menção ainda para o Manchester United-FC Copenhaga, com a equipa de Diogo Dalot e Bruno Fernandes obrigada a ganhar, depois das derrotas que registou diante do Bayern Munique e do Galatasaray. No FC Copenhaga tem brilhado Diogo Gonçalves, que soma 7 golos e cinco assistências em 19 jogos oficiais pelos dinamarqueses. Um dos golos que apontou foi na fase de grupos da Champions e na qualificação já tinha feito 1 golo e conseguido três assistências.