Depois de um interregno de três semanas, a Liga dos Campeões está de regresso, com a realização da terceira jornada da fase de grupos. O primeiro clube português a entrar em ação será o Sporting, em casa do Olympique Marselha (mas à porta fechada), na terça-feira, 4 de outubro, às 17h45. No mesmo dia, a partir das 20h00, o FC Porto recebe o Bayer Leverkusen e na quarta-feira, 5 de outubro, o Benfica é anfitrião do poderoso Paris Saint-Germain, também às 20h00. Podes, como sempre, fazer as tuas apostas no site da Betano.pt, não só nestes três desafios, mas também em todos os outros desta ronda da Champions.
O Olympique Marselha tem favoritismo muito ligeiro, de acordo com as odds do site da Betano.pt. O grande equilíbrio em termos de cotação para este jogo, mesmo com o Sporting a atuar como visitante, explica-se em parte com o fulgurante início leonino na competição, com duas vitórias em duas partidas. Primeiro, os verdes e brancos ganharam por 3-0 no reduto do Eintracht Frankfurt e depois, bateram o Tottenham em Alvalade por 2-0, encontrando-se no primeiro lugar do grupo. Já o Olympique Marselha continua a zero, depois das derrotas com o Tottenham (0-2 em Inglaterra) e com o Eintracht Frankfurt (1-2 no Velódrome).
Foi precisamente devido ao mau comportamento dos adeptos franceses no jogo com os alemães que a UEFA decidiu castigar o clube com um jogo à porta fechada, o que poderá constituir importante vantagem para o Sporting, em face do fervoroso apoio que costuma ser dado pelos fãs do Olympique Marselha.
Uma vitória do Sporting nesta terceira jornada será um passo importante rumo à qualificação para os oitavos de final, para além de ser a garantia de que pelo menos o terceiro lugar não escapará (com a consequente passagem para a Liga Europa). Já o Olympique Marselha terá obrigatoriamente de vencer se quiser continuar a pensar na qualificação.
Na última jornada da I Liga portuguesa o Sporting venceu em Alvalade o Gil Vicente por 3-1, com Morita a brilhar (um golo e uma assistência de calcanhar), tendo os outros golos sido marcados por Nuno Santos e Rochinha. Quanto ao Olympique Marselha, bateu o Angers, fora de casa, por 3-0, prosseguindo a sua excelente prestação, estando no segundo lugar, a apenas dois pontos do líder Paris Saint-Germain. Os golos foram apontados por Jonathan Clauss, Luis Suárez e Gerson.
Marcus Edwards foi suplente diante do Gil Vicente, mas tudo indica que estará de regresso ao onze diante do Marselha. O inglês tem sido um dos grandes destaques do Sporting na Liga dos Campeões, ao protagonizar exibições impressionantes com o Eintracht Frankfurt (coroada com um golo e uma assistência) e com o Tottenham (na retina ficou uma jogada em que fintou meio mundo, com o guarda-redes Hugl Lloris a evitar o golo). E se os defesas do Olympique Marselha terão de estar muito atentos ao atacante inglês, o último reduto verde e branco necessitará de todos os cuidados para travar o avançado chileno Alexis Sánchez. O antigo futebolista do FC Barcelona soma quatro golos esta temporada, mas ainda não se estreou a marcar na Champions. Coates e Porro falharam o jogo com o Gil Vicente mas deverão recuperar para Marselha, sendo dois importante reforços para Rúben Amorim.
Este será o primeiro confronto oficial entre Olympique Marselha e Sporting e os leões procuram estrear-se a vencer em terras gaulesas para a Liga/Taça dos Campeões Europeus, depois de duas derrotas em dois jogos (0-2 com o Saint-Étienne, em 1974/75 e 2-3 com o AS Mónaco, em 1997/98). Será mais um “borrego” morto por parte do clube lisboeta? Recorde-se que nesta edição da Liga dos Campeões, o Sporting venceu pela primeira vez uma equipa alemã como visitante nas competições europeias e estreou-se a bater uma formação inglesa na Taça/Liga dos Campeões, apesar de ter obtido oito outros triunfos frente a emblemas daquele país, para outras provas da UEFA. No outro jogo da terceira jornada deste grupo o Eintracht Frankfurt recebe o Tottenham, com favoritismo inglês. Os dois clubes somam três pontos e estão atrás do líder Sporting, com seis.
O FC Porto está melhor cotado para vencer esta partida no site da Betano.pt, mas não por larga margem. Depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas – 1-2 no terreno do Atlético de Madrid e 0-4 em casa, diante do Club Brugge – os dragões vão querer iniciar a recuperação e tentar seguir rumo aos oitavos de final.
A formação orientada por Sérgio Conceição terá pela frente um Bayer Leverkusen que soma três pontos na competição, fruto de uma derrota por 0-1 no reduto do Club Brugge e de um triunfo caseiro por 2-0 diante do Atlético de Madrid. E se a prestação na Champions tem sido razoável, o Bayer Leverkusen tem estado irreconhecível na Bundesliga, seguindo com apenas cinco pontos em oito jornadas.
Na última jornada da I Liga o FC Porto obteve vitória muito importante diante do SC Braga, por 4-1, com golos de Evanilson, Stephen Eustáquio, Pêpê e Galeno, igualando os arsenalistas na segunda posição. Pepe e Otávio, que estiveram com problemas físicos nos últimos tempos, regressaram à competição com o SC Braga e estão a 100 por cento para este importante compromisso na Liga dos Campeões.
Já o Bayer Leverkusen foi claramente derrotado pelo Bayern Munique por 4-0. Mas mais do que o pesado desaire no Allianz Arena, que pode acontecer a muitas equipas, o que verdadeiramente deve preocupar os seus responsáveis é o péssimo início de campeonato, com a equipa a somar apenas cinco pontos em oito jornadas e ocupando o 16º e antepenúltimo lugar, abaixo da linha de água.
Do plantel do Bayer Leverkusen faz parte o defesa central Edmond Tapsoba, antigo futebolista do Vitória SC. O futebolista de 23 anos tem sido titular indiscutível, mas sem conseguir estancar a razia de golos sofridos (23 em 10 jogos oficiais). Curiosamente, na Liga dos Campeões, a equipa tem-se portado bem melhor, com apenas um golo sofrido em dois encontros.
O médio argentino Exequiel Palacios não joga desde 10 de setembro, devido a lesão e ainda não deverá ser opção para o Dragão. Ausência certa é o médio ofensivo Florian Wirtz, o jogador mais valioso do plantel (está avaliado e 70 milhões de euros pelo site “Transfermarkt”), em recuperação de grave lesão num joelho. Também de fora ficará Bellarabi, experiente avançado de 32 anos.
Este será o 40º confronto do FC Porto com uma equipa germânica nas competições europeias. O saldo é muitíssimo equilibrado, com 15 vitórias, oito empates e 16 derrotas. Curiosamente, foi o Bayer Leverkusen o último rival alemão do FC Porto, nos dezasseis avos-de-final da Liga Europa de 2019/20. Os “farmacêuticos” levaram a melhor, com dupla vitória (2-1 em casa e 3-1 no Dragão). Esses foram os dois únicos encontros oficiais entre as duas formações.
No outro encontro da terceira jornada da Liga dos Campeões deste grupo, o surpreendente Club Brugge (dois triunfos em dois jogos) recebe o Atlético de Madrid (três pontos em dois desafios). Será que os belgas vão continuar a sua caminhada de sucesso ou os espanhóis vão fazer jus ao favoritismo que lhe é atribuído pelas odds do site da Betano.pt?
Encontro de líderes entre Benfica e Paris Saint-Germain, com ambos a somarem 6 pontos no Grupo H e também a registarem uma diferença de 3 entre golos marcados e sofridos (5-2 os franceses e 4-1 os portugueses). Os encarnados venceram o Maccabi Haifa, na Luz, por 2-0 e a Juventus em Itália, por 2-1, enquanto os parisienses derrotaram em casa a Juventus por 2-1 e o Maccabi Haifa, fora, por 3-1. E a equipa treinada por Christophe Galtier tem passeado no seu campeonato, liderando com 25 pontos em nove jogos, fruto de oito vitórias e um empate. Os franceses são de resto francamente favoritos para o desafio do Estádio da Luz, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
O Benfica, que também lidera a Liga portuguesa, com três pontos de avanço sobre FC Porto e SC Braga, vem de um empate sem golos em Guimarães, diante do Vitória SC e ao 14º jogo oficial viu travada a sua marcha 100% triunfal. Já o Paris Saint-Germain ganhou em casa ao Nice, por 2-1. Messi fez o primeiro golo e Mbappé saltou do banco para dar a vitória aos parisienses.
Este jogo coloca frente a frente duas máquinas goleadoras. O Benfica marcou por 37 vezes em 14 jogos oficiais, com o seu melhor marcador a ser Gonçalo Ramos, com nove golos. Já o Paris Saint-Germain apontou 37 golos em 12 jogos, com Neymar e Mbappé a serem os melhores marcadores, com 11 golos. Se olharmos apenas para a prestação nesta Liga dos Campeões, Mbappé leva a melhor, com três golos, partilhando a liderança da lista dos melhores marcadores com Lewandowski e com Haaland. Neymar e Lionel Messi levam um golo cada nesta edição da Champions, com o astro argentino a somar sete em partidas oficiais.
Por falar em Messi, esta será a terceira vez que irá defrontar o Benfica, depois de duas partidas ao serviço do FC Barcelona, ambas na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2012/13. Foi titular na vitória por 2-0 na Luz, a 2 de outubro, tendo feito as duas assistências para os golos, e foi suplente utilizado em Camp Nou, a 5 de dezembro, numa altura em que os “blaugrana” já estavam apurados para os oitavos de final. O jogo acabou empatado sem golos e o Benfica ficou pelo caminho, terminando na terceira posição e seguindo para a Liga Europa.
Recorde-se que do plantel do PSG fazem parte quatro jogadores portugueses: Nuno Mendes, Danilo e Vitinha – todos bastante utilizados pelo treinador Christophe Galtier – e ainda Renato Sanches. Este último, muito afetado por problemas físicos, soma apenas 191 minutos em seis jogos oficiais esta temporada e só alinhou durante 3 minutos na Champions. E o azar não o larga, pois regressou à competição no passado sábado, com o Nice, depois de quase um mês de ausência, mas saiu lesionado aos 86 minutos, depois de ter entrado apenas 14 minutos antes. Deve assim ficar adiado o reencontro com o Benfica, clube onde cumpriu a formação e foi campeão nacional na temporada de 2015/16. Ausência certa nos franceses será o defesa central Presnel Kimpembe, lesionado.
O Benfica vai tentar fazer valer o peso da tradição, pois está em vantagem no confronto histórico com o Paris Saint-Germain, somando três vitórias, um empate e duas derrotas. A última vez em que se encontraram foi na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2013/14, com os franceses a ganharem no Parque dos Príncipes por 3-0 e os encarnados por 2-1 na Luz. Os parisienses seguiram em frente, com 13 pontos, com as águias a ficarem-se pelo terceiro lugar, embora com os mesmos 10 pontos do Olympiakos, segundo colocado.
No outro desafio da terceira jornada da Liga dos Campeões deste grupo a Juventus recebe o Maccabi Haifa, num confronto entre duas equipas que ainda não pontuaram. Os italianos estão bastante bem cotados para vencer.
Para além dos seis jogos dos grupos de FC Porto, Sporting e Benfica, há outros confrontos bastante interessantes nesta terceira ronda. Nomeadamente o Inter Milão-FC Barcelona, com favoritismo claro para os catalães no site da Betano.pt, apesar de jogarem fora, e o Chelsea-AC Milan, com os ingleses melhor cotados para vencer. Já o super Nápoles (duas vitórias nas duas primeiras jornadas da Champions e líder na Série A italiana) tem viagem aparentemente complicada a casa do Ajax, com ligeiro favoritismo para os holandeses.