Depois de um interregno de três semanas, a Liga dos Campeões está de regresso, com a realização da terceira jornada da fase de grupos. O primeiro clube português a entrar em ação será o Sporting, em casa do Olympique Marselha (mas à porta fechada), na terça-feira, 4 de outubro, às 17h45. No mesmo dia, a partir das 20h00, o FC Porto recebe o Bayer Leverkusen e na quarta-feira, 5 de outubro, o Benfica é anfitrião do poderoso Paris Saint-Germain, também às 20h00. Podes, como sempre, fazer as tuas apostas no site da Betano.pt, não só nestes três desafios, mas também em todos os outros desta ronda da Champions.

Olympique Marselha-Sporting (terça-feira, 04/10, 17h45)

O Olympique Marselha tem favoritismo muito ligeiro, de acordo com as odds do site da Betano.pt. O grande equilíbrio em termos de cotação para este jogo, mesmo com o Sporting a atuar como visitante, explica-se em parte com o fulgurante início leonino na competição, com duas vitórias em duas partidas. Primeiro, os verdes e brancos ganharam por 3-0 no reduto do Eintracht Frankfurt e depois, bateram o Tottenham em Alvalade por 2-0, encontrando-se no primeiro lugar do grupo. Já o Olympique Marselha continua a zero, depois das derrotas com o Tottenham (0-2 em Inglaterra) e com o Eintracht Frankfurt (1-2 no Velódrome).

Foi precisamente devido ao mau comportamento dos adeptos franceses no jogo com os alemães que a UEFA decidiu castigar o clube com um jogo à porta fechada, o que poderá constituir    importante vantagem para o Sporting, em face do fervoroso apoio que costuma ser dado pelos fãs do Olympique Marselha.

Uma vitória do Sporting nesta terceira jornada será um passo importante rumo à qualificação para os oitavos de final, para além de ser a garantia de que pelo menos o terceiro lugar não escapará (com a consequente passagem para a Liga Europa). Já o Olympique Marselha terá obrigatoriamente de vencer se quiser continuar a pensar na qualificação.

Na última jornada da I Liga portuguesa o Sporting venceu em Alvalade o Gil Vicente por 3-1, com Morita a brilhar (um golo e uma assistência de calcanhar), tendo os outros golos sido marcados por Nuno Santos e Rochinha. Quanto ao Olympique Marselha, bateu o Angers, fora de casa, por 3-0, prosseguindo a sua excelente prestação, estando no segundo lugar, a apenas dois pontos do líder Paris Saint-Germain. Os golos foram apontados por Jonathan Clauss, Luis Suárez e Gerson.

Marcus Edwards foi suplente diante do Gil Vicente, mas tudo indica que estará de regresso ao onze diante do Marselha. O inglês tem sido um dos grandes destaques do Sporting na Liga dos Campeões, ao protagonizar exibições impressionantes com o Eintracht Frankfurt (coroada com um golo e uma assistência) e com o Tottenham (na retina ficou uma jogada em que fintou meio mundo, com o guarda-redes Hugl Lloris a evitar o golo). E se os defesas do Olympique Marselha terão de estar muito atentos ao atacante inglês, o último reduto verde e branco necessitará de todos os cuidados para travar o avançado chileno Alexis Sánchez. O antigo futebolista do FC Barcelona soma quatro golos esta temporada, mas ainda não se estreou a marcar na Champions. Coates e Porro falharam o jogo com o Gil Vicente mas deverão recuperar para Marselha, sendo dois importante reforços para Rúben Amorim.

Este será o primeiro confronto oficial entre Olympique Marselha e Sporting e os leões procuram estrear-se a vencer em terras gaulesas para a Liga/Taça dos Campeões Europeus, depois de duas derrotas em dois jogos (0-2 com o Saint-Étienne, em 1974/75 e 2-3 com o AS Mónaco, em 1997/98). Será mais um “borrego” morto por parte do clube lisboeta? Recorde-se que nesta edição da Liga dos Campeões, o Sporting venceu pela primeira vez uma equipa alemã como visitante nas competições europeias e estreou-se a bater uma formação inglesa na Taça/Liga dos Campeões, apesar de ter obtido oito outros triunfos frente a emblemas daquele país, para outras provas da UEFA. No outro jogo da terceira jornada deste grupo o Eintracht Frankfurt recebe o Tottenham, com favoritismo inglês. Os dois clubes somam três pontos e estão atrás do líder Sporting, com seis.

FC Porto-Bayer Leverkusen (terça-feira, 04/10, 20h00)

O FC Porto está melhor cotado para vencer esta partida no site da Betano.pt, mas não por larga margem. Depois de duas derrotas nas duas primeiras jornadas – 1-2 no terreno do Atlético de Madrid e 0-4 em casa, diante do Club Brugge – os dragões vão querer iniciar a recuperação e tentar seguir rumo aos oitavos de final. 

A formação orientada por Sérgio Conceição terá pela frente um Bayer Leverkusen que soma três pontos na competição, fruto de uma derrota por 0-1 no reduto do Club Brugge e de um triunfo caseiro por 2-0 diante do Atlético de Madrid. E se a prestação na Champions tem sido razoável, o Bayer Leverkusen tem estado irreconhecível na Bundesliga, seguindo com apenas cinco pontos em oito jornadas.

Na última jornada da I Liga o FC Porto obteve vitória muito importante diante do SC Braga, por 4-1, com golos de Evanilson, Stephen Eustáquio, Pêpê e Galeno, igualando os arsenalistas na segunda posição. Pepe e Otávio, que estiveram com problemas físicos nos últimos tempos, regressaram à competição com o SC Braga e estão a 100 por cento para este importante compromisso na Liga dos Campeões.

Já o Bayer Leverkusen foi claramente derrotado pelo Bayern Munique por 4-0. Mas mais do que o pesado desaire no Allianz Arena, que pode acontecer a muitas equipas, o que verdadeiramente deve preocupar os seus responsáveis é o péssimo início de campeonato, com a equipa a somar apenas cinco pontos em oito jornadas e ocupando o 16º e antepenúltimo lugar, abaixo da linha de água.

Do plantel do Bayer Leverkusen faz parte o defesa central Edmond Tapsoba, antigo futebolista do Vitória SC. O futebolista de 23 anos tem sido titular indiscutível, mas sem conseguir estancar a razia de golos sofridos (23 em 10 jogos oficiais). Curiosamente, na Liga dos Campeões, a equipa tem-se portado bem melhor, com apenas um golo sofrido em dois encontros. 

O médio argentino Exequiel Palacios não joga desde 10 de setembro, devido a lesão e ainda não deverá ser opção para o Dragão. Ausência certa é o médio ofensivo Florian Wirtz, o jogador mais valioso do plantel (está avaliado e 70 milhões de euros pelo site “Transfermarkt”), em recuperação de grave lesão num joelho. Também de fora ficará Bellarabi, experiente avançado de 32 anos.

Este será o 40º confronto do FC Porto com uma equipa germânica nas competições europeias. O saldo é muitíssimo equilibrado, com 15 vitórias, oito empates e 16 derrotas. Curiosamente, foi o Bayer Leverkusen o último rival alemão do FC Porto, nos dezasseis avos-de-final da Liga Europa de 2019/20. Os “farmacêuticos” levaram a melhor, com dupla vitória (2-1 em casa e 3-1 no Dragão). Esses foram os dois únicos encontros oficiais entre as duas formações.

No outro encontro da terceira jornada da Liga dos Campeões deste grupo, o surpreendente Club Brugge (dois triunfos em dois jogos) recebe o Atlético de Madrid (três pontos em dois desafios). Será que os belgas vão continuar a sua caminhada de sucesso ou os espanhóis vão fazer jus ao favoritismo que lhe é atribuído pelas odds do site da Betano.pt?

Tutorial

Benfica-Paris Saint-Germain (quarta-feira, 05/10, 20h00)

Encontro de líderes entre Benfica e Paris Saint-Germain, com ambos a somarem 6 pontos no Grupo H e também a registarem uma diferença de 3 entre golos marcados e sofridos (5-2 os franceses e 4-1 os portugueses). Os encarnados venceram o Maccabi Haifa, na Luz, por 2-0 e a Juventus em Itália, por 2-1, enquanto os parisienses derrotaram em casa a Juventus por 2-1 e o Maccabi Haifa, fora, por 3-1. E a equipa treinada por Christophe Galtier tem passeado no seu campeonato, liderando com 25 pontos em nove jogos, fruto de oito vitórias e um empate. Os franceses são de resto francamente favoritos para o desafio do Estádio da Luz, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

O Benfica, que também lidera a Liga portuguesa, com três pontos de avanço sobre FC Porto e SC Braga, vem de um empate sem golos em Guimarães, diante do Vitória SC e ao 14º jogo oficial viu travada a sua marcha 100% triunfal. Já o Paris Saint-Germain ganhou em casa ao Nice, por 2-1. Messi fez o primeiro golo e Mbappé saltou do banco para dar a vitória aos parisienses.     

Este jogo coloca frente a frente duas máquinas goleadoras. O Benfica marcou por 37 vezes em 14 jogos oficiais, com o seu melhor marcador a ser Gonçalo Ramos, com nove golos. Já o Paris Saint-Germain apontou 37 golos em 12 jogos, com Neymar e Mbappé a serem os melhores marcadores, com 11 golos. Se olharmos apenas para a prestação nesta Liga dos Campeões, Mbappé leva a melhor, com três golos, partilhando a liderança da lista dos melhores marcadores com Lewandowski e com Haaland. Neymar e Lionel Messi levam um golo cada nesta edição da Champions, com o astro argentino a somar sete em partidas oficiais. 

Por falar em Messi, esta será a terceira vez que irá defrontar o Benfica, depois de duas partidas ao serviço do FC Barcelona, ambas na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2012/13. Foi titular na vitória por 2-0 na Luz, a 2 de outubro, tendo feito as duas assistências para os golos, e foi suplente utilizado em Camp Nou, a 5 de dezembro, numa altura em que os “blaugrana” já estavam apurados para os oitavos de final. O jogo acabou empatado sem golos e o Benfica ficou pelo caminho, terminando na terceira posição e seguindo para a Liga Europa.

Recorde-se que do plantel do PSG fazem parte quatro jogadores portugueses: Nuno Mendes, Danilo e Vitinha – todos bastante utilizados pelo treinador Christophe Galtier – e ainda Renato Sanches. Este último, muito afetado por problemas físicos, soma apenas 191 minutos em seis jogos oficiais esta temporada e só alinhou durante 3 minutos na Champions. E o azar não o larga, pois regressou à competição no passado sábado, com o Nice, depois de quase um mês de ausência, mas saiu lesionado aos 86 minutos, depois de ter entrado apenas 14 minutos antes. Deve assim ficar adiado o reencontro com o Benfica, clube onde cumpriu a formação e foi campeão nacional na temporada de 2015/16. Ausência certa nos franceses será o defesa central Presnel Kimpembe, lesionado.

O Benfica vai tentar fazer valer o peso da tradição, pois está em vantagem no confronto histórico com o Paris Saint-Germain, somando três vitórias, um empate e duas derrotas. A última vez em que se encontraram foi na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2013/14, com os franceses a ganharem no Parque dos Príncipes por 3-0 e os encarnados por 2-1 na Luz. Os parisienses seguiram em frente, com 13 pontos, com as águias a ficarem-se pelo terceiro lugar, embora com os mesmos 10 pontos do Olympiakos, segundo colocado.

No outro desafio da terceira jornada da Liga dos Campeões deste grupo a Juventus recebe o Maccabi Haifa, num confronto entre duas equipas que ainda não pontuaram. Os italianos estão bastante bem cotados para vencer.

Outros jogos a não perder

Para além dos seis jogos dos grupos de FC Porto, Sporting e Benfica, há outros confrontos bastante interessantes nesta terceira ronda. Nomeadamente o Inter Milão-FC Barcelona, com favoritismo claro para os catalães no site da Betano.pt, apesar de jogarem fora, e o Chelsea-AC Milan, com os ingleses melhor cotados para vencer. Já o super Nápoles (duas vitórias nas duas primeiras jornadas da Champions e líder na Série A italiana) tem viagem aparentemente complicada a casa do Ajax, com ligeiro favoritismo para os holandeses.