Recta final na fase de grupos da Liga dos Campeões. Joga-se esta semana a última jornada e nove equipas já garantiram o lugar nos oitavos de final, mas há ainda muito para decidir. Quem segue em frente, quem fica pelo caminho e quem segue para a Liga Europa.
Sem surpresa, o Bayern Munique já tem o apuramento e o primeiro lugar garantido no Grupo A. O campeão europeu somou 13 pontos nas cinco jornadas passadas e encerra esta fase frente ao Lokomotiv, em casa. Se para os alemães este jogo pouco conta, para a equipa de Éder vale muito A equipa russa está em último lugar, com 3 pontos, mas pode ainda chegar ao 3º lugar, que dá acesso à Liga Europa. Tudo depende, porém, do que vai acontecer na Áustria.
Salzburgo e Atlético Madrid vão discutir entre si quem seguem em frente na Liga dos Campeões. As equipas estão separadas por apenas dois pontos, com vantagem para os espanhóis que, assim, precisam de apenas um empate. Os austríacos precisam de vencer para subir ao segundo lugar, mas também para fugir ao Lokomotiv que segue apenas um ponto atrás. Vão ser 90 minutos de emoção e adrenalina.
Jogaram-se cinco jornadas, mas nada ainda está decidido. Tudo pode acontecer num grupo em que ninguém está apurado ou eliminado. O Borusoa Monchengladbach segue em primeiro, mas com apenas um ponto de vantagem sobre Shakhtar e Real Madrid. E até o Inter Milão, que está em quarto lugar, pode apurar-se. Vamos às contas.
Real Madrid e Borussia jogam entre si e os alemães só precisam de empatar. Com um ponto seguem em frente e arrumam a questão, mas isso pode deixar a equipa de Zidane em maus lençóis. Os espanhóis só garantem a passagem com uma vitória; se empatarem tudo dependerá do que acontecer no jogo entre Inter e Shakhtar. Os italianos precisam de vencer não só para sonharem com os oitavos de final – precisam de ganhar e esperar que o Real também ganhe -, mas também para subirem ao terceiro lugar. Tudo menos que a vitória significa o adeus da equipa italiana à UEFA nesta temporada. Já a equipa de Luís Castro qualifica-se com uma vitória e com um empate, mas apenas se Real não ganhar. Um ponto serve também para a equipa de Donetsk garantir, pelo menos, a Liga Europa.A matemática vai ser terrível na fase decisiva deste grupo.
Num grupo com três treinadores portugueses, apenas um tem o futuro decidido. O FC Porto já se apurou para os oitavos de final da Liga dos Campeões, em 2º lugar do grupo, atrás do Manchester City. Resta saber quem segue para a Liga Europa.
Olympiacos e Marselha têm ambos três pontos, mas os gregos partem com a vantagem do confronto direto. A equipa de Pedro Martins recebe o FC Porto e até pode perder caso a equipa de André Villas-Boas também perca em Inglaterra. O Olympiacos, alías, só tem de igualar o resultado do Marselha para seguir para a Liga Europa.
Com o Liverpool já apurado e em 1º lugar e o Midtjylland já eliminado, no 4º lugar, falta apenas saber quem segue em 2º lugar para os oitavos e quem fica em 3º lugar e cai para a Liga Europa. E vai tudo decidir-se num frente a frente.
O Ajax, terceiro classificado, recebe o Atalanta, que tem um ponto de vantagem. Isso vale para que os italianos possam empatar, enquanto os holandeses tenham mesmo de vencer para saltar para a frente na classificação.
Falta uma jornada, mas já tudo está decidido no Grupo E. O Chelsea venceu o grupo, Sevilha fica em segundo e ambas vão para os oitavos de final. Para a Liga Europa segue o Krasnodar, que levou a melhor sobre o Rennes que fica em último lugar do grupo aconteça o que acontecer nesta derradeira jornada que coloca frente a frente o Rennes e o Sevilha e o Chelsea e Krasnodar.
O Borussia Dortmund é a equipa já apurada neste Grupo F, mas ainda não tem o primeiro lugar garantido. Para isso terá de vencer, mas também poderá empatar ou até perder com o Zenit, último classificado e já eliminado das competições europeias. Isto porque no outro jogo vai decidir-se quem segue em segundo lugar.
A Lázio tem nove pontos e está 2º lugar, enquanto o Club Brugge está em 3º, com sete pontos. Uma vitória deixará os belgas no 2º lugar e com acesso aos oitavos de final, enquanto um empate faz as delícias dos italianos que até poderão ficar em primeiro no grupo, caso os alemães não ganhem na Rússia. Para referência, no jogo da primeira volta, Club Brugge e Lázio empataram a um golo.
Num grupo com dois gigantes do futebol europeu, não foi de estranhar que Barcelona e Juventus tenham dominado os acontecimentos. As duas equipas já estão apuradas e vão apenas decidir entre sim quem fica em primeiro lugar. Para isso a Juventus terá de vencer por mais de dois golos de diferença para anular o triunfo dos catalães em Turim. Este jogo poderá também marcar o reencontro entre Messi e Cristiano Ronaldo.
Neste grupo G falta também decidir quem segue para a Liga Europa. Dínamo Kiev e Ferencvaros somaram apenas um ponto nas jornadas anteriores e decidem agora entre si quem fica em terceiro lugar.
Manchester United, PSG e RB Leipzig. Os três favoritos neste Grupo H confirmaram o estatuto de favoritos e chegam a esta última jornada empatados com 9 pontos. A única coisa que se sabe é que estas três equipas vão todas continuar na Europa, falta saber em que competição.
O RB Leipzig e o Manchester United têm confronto direto marcado e nenhuma pode ceder. Isto porque o PSG tem a vida, em teoria, mais facilitada ao jogar em casa frente ao último do grupo, o Basaksehir. Uma vitória dos franceses coloca-os, sem mais questões, nos oitavos da Liga dos Campeões.
Voltando a Leipzig, os alemães estão mesmo obrigados a vencer. Um empate apura o Manchester United que tem vantagem no confronto direto devido à vitória em Old Trafford por 5-0. Um resultado que, porém, não permite antever nada do que se vai passar neste duelo onde, literalmente, tudo pode acontecer!