As meias-finais da Liga dos Campeões colocam frente a frente duas equipas inglesas e duas espanholas. Na terça-feira, dia 26, o Manchester City recebe o Real Madrid, enquanto na quarta-feira é a vez do Liverpool e Villarreal medirem forças em Anfield Road. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e fica desde já a saber que citizens e reds são favoritos à vitória na primeira mão.

Dos quatro semifinalistas, só Liverpool (seis títulos) e Real Madrid (13) já foram campeões europeus e o melhor que Manchester City e Villarreal conseguiram foi chegar à final e “meias”, respetivamente: os comandados de Guardiola perderam na temporada passada no jogo decisivo frente ao Chelsea, já os espanhóis chegaram a esta fase da prova em 2005/06, na sua época de estreia, e foram eliminados pelo Arsenal.  De acordo com as odds da Betano.pt, o Liverpool é o principal favorito a vencer a Liga dos Campeões, com odd de 2,05, ligeiramente à frente do Manchester City, com 2,15. Em terceiro está o Real Madrid, com 5,30 e, mais distante, encontra-se o Villarreal com uma cotação de 17,50.

Manchester City – Real Madrid, 26 de abril, às 20h

O histórico entre os dois colossos é mais equilibrado possível: seis jogos, duas vitórias para cada lado, dois empates, sete golos marcados e sete sofridos. Em 2012/13, defrontaram-se na fase de grupos, com os merengues a vencerem por 3-2 em casa e a empatarem a um golo em Inglaterra. Em 2015/16, voltaram a encontrar-se, mas agora nas meias-finais. Depois de um nulo na primeira mão, no Etihad Stadium, um golo bastou no segundo jogo para o Real Madrid vencer por 1-0 e seguir para a final, na qual bateu o rival Atlético na marcação de grandes penalidades, depois de um empate (1-1) ao cabo de 120 minutos. O último duelo deu-se nos oitavos da edição de 2019/20, com o Manchester City a ser superior nos dois encontros – vitórias por 2-1.

City e Real chegam às meias da Liga dos Campeões depois de eliminarem outra equipa espanhola e inglesa, respetivamente. A equipa comandada por Guardiola levou a melhor sobre o Atlético Madrid (vitória em casa por 1-0 e empate fora a zero), já os merengues ganharam em Londres (3-1) e perderam no Bernabéu (3-2).  Se é verdade que os ingleses são favoritos, ou não fossem considerados, juntamente com o Liverpool, a melhor equipa da atualidade, também é um facto que nunca se pode descartar o Real Madrid, como se viu nas eliminatórias anteriores, frente ao PSG e Chelsea, em que passou por dificuldades, mas acabou por dar a volta aos resultados e seguir em frente na prova que já conquistou em treze ocasiões.

Riyad Mahrez, com seis golos, e Benzema, com 12, são os melhores marcadores das respetivas equipas, sendo que de lado a lado há dúvidas para o primeiro jogo das meias-finais. Guardiola tem João Cancelo suspenso e Kyle Walker a recuperar de uma lesão, e Alaba e Casemiro têm apresentado queixas.  Este será ainda o sétimo confronto dentre Guardiola e Ancelotti, sendo que o espanhol tem vantagem: quatro vitórias e duas derrotas. Por outro lado, o italiano já conquistou mais Champions que o espanhol: três (2002/03 e 2006/07 com o AC Milan e em 2013/14 com o Real Madrid) contra duas (em 2008/09 e 2010/11, ambas ao serviço do FC Barcelona).

Liverpool – Villarreal, 27 de abril, às 20h

Quando toda a gente esperava uma meia-final entre Liverpool e Bayern Munique, o Villarreal provou, mais uma vez, que no futebol não há vencedores antecipados, e basta ver o que aconteceu na eliminatória entre reds e Benfica, em que durante muitos momentos os encarnados foram superiores ao conjunto de Jurgen Klopp. Nos quartos, o Liverpool venceu fora as “águias” por 3-1 e empatou em casa 3-3, enquanto o submarino amarelo derrotou o poderoso Bayern no El Madrigal por 1-0 e depois gelou a Baviera com um empate a um golo, resultado que lhe garantiu pela segunda vez na sua história um lugar nas “meias” da Champions.

O Liverpool está bem avisado sobre os estragos que a equipa comandada por Unai Emrey pode fazer, já que antes de eliminar o Bayern Munique nos quartos, o Villarreal também despachou outro favorito nos oitavos, neste caso, a Juventus. Em ambas as eliminatórias, a formação espanhola não era considerada favorita.

E tal como já tinha feito na eliminatória frente ao Benfica, Jürgen Klopp adotou a mesma estratégia para esta meia-final, dando mérito ao adversário e desvalorizando o eventual favoritismo dos reds. “Nunca tomo algo como garantido. Estou muito, muito feliz. Vai ser muito, muito difícil contra o Villarreal, mas estamos nas meias-finais da Champions League – se não fosse difícil, algo estaria errado.”

Do outro lado, Unai Emrey está mais que habituado a liderar equipas em provas a eliminar, ou não tivesse conquistado a Liga Europa em quatro ocasiões – a última das quais frente ao Manchester United, em 2020/21. “Para conseguirmos algo, temos que vencer os favoritos. Aquele jogo [dos oitavos de final] contra a Juventus deu-nos muita confiança. Nas meias-finais vamos tentar criar as mesmas circunstâncias, para que tenhamos as nossas oportunidades. O Liverpool é uma grande equipa. Será uma grande meia-final, para ser aproveitada da melhor maneira.”

A única vez que Liverpool e Villarreal se defrontaram foi em 2015/16, nas meias-finais da Liga Europa. Os espanhóis venceram em casa na primeira mão, por 1-0, mas depois saíram derrotados por 3-0 de Anfield Road, resultado que garantiu aos ingleses passagem à final da prova. Nesse jogo decisivo, os reds apanharam pela frente o Sevilha, treinado por… Unai Emrey, e a formação da Andaluzia foi mais forte, vencendo por 3-1. Salah, com oito golos, e Arnaut Danjuma, com seis, são os melhores marcadores das respetivas equipas e ambos os conjuntos vão se apresentar na máxima força para a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões.