Esta é uma semana de decisões nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com a realização de quatro dos oito jogos da segunda mão. O Sporting visita o terreno do Manchester City depois de ter perdido por 0-5 em Alvalade e o Bayern Munique vai tentar confirmar o favoritismo na receção ao RB Salzburg, depois do empate a uma bola na Áustria. O Liverpool FC trouxe uma boa vantagem de 2-0 de casa do Inter Milão e na receção ao Paris Saint-Germain, o Real Madrid tentará anular a desvantagem trazida da capital francesa (0-1). Como sempre, podes apostar nestes desafios da maior competição europeia de clubes no site da Betano.pt.
De acordo com as odds do site da Betano.pt, o Manchester City é favorito à vitória neste jogo. Na primeira mão, o Sporting perdeu por 0-5 em Alvalade mas também houve ilações positivas a retirar. Nomeadamente os aplausos dos seus adeptos nos últimos minutos e que se prolongaram para além do apito final, enquanto a equipa dava uma volta de honra ao estádio. E também os grandes elogios de Pep Guardiola, treinador dos “citizens”, a Matheus Nunes, considerando-o um dos melhores médios do mundo.
Curiosamente, Matheus Nunes será ausência no Etihad Stadium, pois estava em risco de suspensão e viu amarelo na partida de Lisboa. João Palhinha e Pedro Gonçalves, outras duas peças decisivas na equipa leonina, também ficarão de fora, mas devido a lesão, tal como sucederá com Daniel Bragança, que apesar de não ser habitual titular costuma ser bastante utilizado. Manuel Ugarte é o único dos quatro médios do plantel disponível, sendo crível que o jovem Dário Essugo, de apenas 16 anos, repita a titularidade, depois de se ter estreado nessa condição no último sábado com o Arouca, tornando-se no mais jovem jogador a ser titular em toda a história do Sporting. O internacional jovem português até esteve em bom plano, mas saiu ao intervalo, possivelmente por já ter visto um cartão amarelo.
Nesta partida da Liga portuguesa, os verdes e brancos ganharam por 2-0 e mantiveram o segundo lugar, a seis pontos do líder FC Porto, enquanto o Manchester City também ganhou, na receção ao rival Manchester United por concludentes 4-1, continuando no primeiro lugar da Premier League, com vantagem de seis pontos sobre o Liverpool FC, sendo que os “reds” têm menos uma partida disputada.
É de crer que o Manchester City surja em campo esta quarta-feira com algumas alterações em relação ao seu onze-base, sendo certa a ausência do português Rúben Dias, lesionado. Já João Cancelo e Bernardo Silva estão aptos, restando saber se serão ou não poupados.
Na única ocasião em que o Sporting visitou o Manchester City, em março de 2012, conseguiu alcançar um dos maiores feitos da sua história em jogos das competições europeias, pois apesar de ter perdido por 3-2, conseguiu qualificar-se para os quartos de final da Liga Europa. Até hoje, nos três jogos que os dois clubes disputaram, os ingleses venceram por duas ocasiões e os portugueses uma vez.
O Bayern Munique sofreu a bom sofrer no jogo da primeira mão e só conseguiu estabelecer o 1-1 mesmo no final, com golo de Kingsley Coman. Para esta segunda mão, os germânicos são super favoritos, de acordo com as odds do site da Betano.pt.
A equipa comandada por Julian Nagelsmann empatou 1-1 na última jornada da Bundesliga, na receção ao Bayer Leverkusen e pode ver o Borussia Dortmund reduzir a desvantagem para seis pontos, caso o seu grande rival vencer a partida que tem em atraso. Os bávaros apresentam números ofensivos demolidores, com 114 golos marcados em 35 jogos oficiais, o que dá uma média de 3,26 por jogo. Ninguém marca mais entre os emblemas dos dez principais campeonatos europeus. Com destaque para Lewandowski, que já apontou 39 golos em 34 partidas.
O RB Salzburg espantou o mundo com o domínio que exerceu sobre o Bayern Munique na primeira mão e o empate foi lisonjeiro para os bávaros. E agora apresenta-se no Allianz Arena disposto a provocar um escândalo, leia-se eliminar um dos mais fortes candidatos à vitória na Champions. Caso o faça, acederá pela primeira vez aos quartos de final, fase da competição em que o Bayern Munique baqueou na temporada passada, aos pés do Paris Saint-Germain.
O RB Salzburgo venceu no passado fim de semana o SCR Altach, por 4-0 e lidera o seu campeonato de forma super confortável. Um dos jogadores em maior destaque no RB Salzburgo tem sido avançado alemão Karim Adeyemi, autor de 19 golos em 33 jogos oficiais na temporada em curso, dos quais três foram apontados na Liga dos Campeões. Este prodígio de ascendência nigeriana tem apenas 20 anos e passou pelas “escolinhas” do Bayern Munique entre 2010 a 2012, mas o clube não viu nele qualidades para prosseguir. Só voltou a representar um clube aos 15 anos, no caso os alemães do SpVgg Unterhaching e aos 16 mudou-se para o RB Salzburg. Entretanto, as suas boas prestações têm despertado o interesse de grandes emblemas, estando alegadamente o Borussia Dortmund e o Liverpool FC na linha da frente para o contratarem, com o seu clube a exigir 40 milhões de euros.
Será o quarto confronto entre Bayern Munique e RB Salzburg e até ao momento, os alemães ganharam por duas vezes e verificou-se um empate.
O Inter Milão foi superior ao Liverpool FC durante boa parte do jogo da primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, mas no último quarto de hora os ingleses revelaram-se altamente eficazes e marcaram dois golos, por Firmino e Mo Salah, resultado que os colocam em posição favorável para passarem aos quartos de final. De acordo com as odds do site da Betano.pt, o Liverpool FC é claramente favorito para esta segunda mão.
A formação orientada por Jürgen Klopp tem realizado temporada de grande nível. Para além da presença nos oitavos de final da Champions, é segundo no campeonato inglês, a seis pontos do Manchester City (mas com menos um jogo e ainda com um confronto direto por realizar com a equipa de Pep Guardiola), acaba de ganhar a Taça da Liga inglesa e está nos quartos de final da Taça de Inglaterra. E quem tem avançados da categoria de Mo Salah (27 golos em 33 jogos oficiais esta época), Diogo Jota (17 golos em 35 partidas), Sadio Mané (13 golos em 33 encontros) e Roberto Firmino (oito golos em 24 desafios, mas em dúvida para este jogo, devido a lesão muscular) está sempre perto de fazer balançar as balizas adversárias. Na última jornada do campeonato, o Liverpool FC ganhou em casa ao West Ham por 1-0, com golo de Sadio Mané.
O Inter Milão tem desperdiçado sucessivas oportunidades para assumir a liderança na Série A italiana, mas na última jornada voltou às vitórias, na receção à Salernitana, por esclarecedores 5-0, com três golos de Lautaro Martínez e dois de Edin Dzeko . Neste momento, é segundo classificado, a dois pontos do primeiro classificado, AS Milan, embora tenha menos um jogo do que os “rossoneri”. Antes deste triunfo tinha somado quatro jogos consecutivos na competição sem conhecer o sabor da vitória – empates com Nápoles e Génova e derrotas com o AC Milan e com o Sassuolo.
Boa parte da esperança dos adeptos “nerazzurri” para que ocorra um pequeno milagre em Anfield estará precisamente centrada na dupla atacante já referida, constituída por Edin Dzeko (16 golos em 37 jogos oficiais em 2021/22) e Lautaro Martínez (15 golos em 36 partidas), mas os dois terão de melhorar em relação ao que tem sido o seu rendimento nesta edição da Champions. O bósnio soma três golos em sete jogos e o argentino, igualmente com sete encontros disputados, ainda procura faturar pela primeira vez.
Liverpool FC e Inter Milão encontraram-se por cinco vezes, com ampla vantagem dos ingleses, que venceram quatro partidas e perderam uma. No entanto, os italianos conseguiram a qualificação nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1964/65, anulando uma desvantagem de 3-1 ao triunfarem em casa por 3-0. E podem inspirar-se nesse exemplo para o grande jogo desta terça-feira.
Sem dúvida um dos jogos de maior cartaz desta segunda mão dos oitavos da Liga dos Campeões, até pelo resultado verificado no primeiro jogo, com o Paris Saint-Germain a ganhar por 1-0, golo ao cair do pano apontado por Mbappé, que foi considerado pela UEFA o melhor jogador da jornada da Champions. Espera-se um reencontro escaldante no Santiago Bernabéu, com as odds para a vitória de cada equipa a serem praticamente iguais no site da Betano.pt.
Carlo Ancelotti enfrenta alguns problemas para formar a equipa que irá enfrentar os franceses, debatendo-se com três ausências importantes: Toni Kroos, Casemiro e Ferland Mendy. Quem estará certamente no onze será Karim Benzema, que tem feito uma época assombrosa, com golos atrás de golos a darem vitórias importantes à sua equipa. Soma 26 golos em 31 jogos oficiais e já apontou cinco golos nesta edição da Champions. O francês é o quarto melhor marcador da história da competição, com 76 golos em 136 partidas.
Na última jornada da Liga espanhola, o Real Madrid goleou em casa a Real Sociedad por 4-1 e aumentou a vantagem em relação ao Sevilha, segundo classificado, para oito pontos.
O Paris Saint-Germain procura avidamente conquistar a primeira Liga dos Campeões da sua história e sem dúvida que eliminar o clube mais vencedor na competição, com 13 troféus, seria um passo muito importante. Para isso, conta com o seu grande trio de ataque, formado por Lionel Messi, Mbappé e Neymar. Na primeira mão, os três só jogaram juntos nos 17 minutos finais da partida, pois Neymar regressava de longa ausência, devido a lesão. Entretanto, na última jornada da Liga francesa, porventura já com as atenções apontadas para Madrid, o Paris Saint-Germain perdeu por 0-1 no terreno do Nice. Nada que coloque em perigo a conquista do título de campeão, em face dos 13 pontos de avanço sobre o segundo classificado, precisamente o Nice.
Aguarda-se com curiosidade para perceber como será a receção dos adeptos do Real Madrid a Mbappé, futebolista em final de contrato com o seu clube e que segundo a edição do jornal espanhol “As” do passado sábado, já tem acordo verbal com Florentino Pérez para assinar pelos “merengues”. Será que o francês vai ser de novo desmancha-prazeres do seu possível futuro clube? Já Sergio Ramos não irá certamente figurar no onze inicial, falhando o reencontro com os adeptos do Real Madrid. O central espanhol tem tido muitos problemas físicos e só alinhou em cinco partidas esta temporada. O português Danilo poderá ser titular e, quem sabe, voltar a mostrar apetência pela baliza adversária. O médio soma cinco golos esta época e está a apenas um da sua melhor temporada de sempre (2015/16, ao serviço do FC Porto). Nuno Mendes (20 jogos como titular e sete como suplente utilizado) também é hipótese para ser lançado no onze titular.