No dia 31 de maio de 2025, a Allianz Arena, em Munique, é o local onde todas as equipas vão querer estar, Ou não estivéssemos a falar da final da Liga dos Campeões. O Real Madrid é o atual campeão, e o maior vencedor na história da prova, com 15 títulos. Segue-se AC Milan, com sete, e depois Bayern Munique e Liverpool, ambos com seis. Os merengues partem como principais favoritos ao título e contam com uma nova estrela: Kylian Mbappé.

Estreia de novo formato

Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança é na fase de grupos, a qual passa a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançam para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares disputam o play-off da fase a eliminar.

Depois, os vencedores rumam para os oitavos e, a partir daí, a competição será a eliminar. O Sporting vai jogar com Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (casa), Arsenal (fora), Lille (casa), PSV (fora), Bologna (casa) e Sturm Graz (fora). Já o Benfica mede forças com Bayern de Munique (fora), Barcelona (casa), Atlético de Madrid (casa), Juventus (fora), Feyenoord (casa), Estrela Vermelha (fora), Bolonha (casa) e AS Monaco (fora).

Os rivais de Lisboa são os representantes portugueses na prova milionária. E, apesar de não serem favoritos, podem chegar longe na prova. No caso do Sporting, este caiu na fase de grupos em 2022/23. Mas na temporada anterior a essa chegou aos oitavos de final. Aqui foi eliminado pelo colosso Manchester City. Já o Benfica marcou presença nos “quartos” em duas das últimas três edições (2021/22 e 2022/23).

Campeão Real Madrid atrás de mais uma “orelhuda”

Esta é a competição de eleição do Real Madrid, o que já não é segredo para ninguém. Em 2023/24, os blancos bateram na final o Borussia Dortmund, a grande surpresa dessa edição da Champions. Golos de Dani Carvajal (74’) e Vinícius Júnior (83’) deram mais “uma orelhuda”, numa partida em que os alemães tiveram várias claras oportunidades para se adiantarem no marcador.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

O Real Madrid venceu cinco das últimas 10 edições da prova, três delas seguidas, entre 2015 e 2018. As restantes cinco consagraram o Manchester City (2022/23), Chelsea (2020/21) Bayern Munique (2019/20), Liverpool (2018/19) e FC Barcelona (2014/15) como campeões europeus. Os merengues são sempre favoritos ao título, ainda para mais esta época que contam com Kylian Mbappé. O Manchester City está sempre também no topo da lista de candidatos. Até porque manteve o treinador, Pep Guardiola, e a espinha dorsal da equipa, com destaque para Bernardo Silva e Rúben Dias, entre outros.

Liga dos Campeões com elenco de luxo

O Bayern Munique, depois de uma temporada sem títulos, quer certamente chegar longe nesta edição da prova. Até porque a final é no seu estádio, o que pode dar aos bávaros uma ligeira vantagem nessa partida decisiva. Mas para isso têm que chegar lá. PSG, mesmo sem Mbappé, mas com um forte contingente luso, composto por Danilo Pereira, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, pode sonhar na mesma com a “orelhuda”.

Equipas como Liverpool, AC Milan, Juventus, Inter Milão, Arsenal e Atlético Madrid podem ter uma palavra a dizer na fase mais adiantada da prova. É que são conjuntos habituados a estas andanças e já contam com troféus no seu museu – excetuando os “gunners”. De referir ainda a presença do Aston Villa nesta edição da Champions. Isto depois de um sensacional quarto lugar alcançado na Premier League, em 2023/24. Os “villans”, que são patrocinados pela Betano, regressam à elite europeia depois de uma ausência de 41 anos. Recorde-se  que venceram a extinta Taça dos Campeões Europeus, em 1981/82.

Podes apostar em todos os jogos da Liga dos Campeões no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados.