Quinta-feira, dia 11 de abril, o Benfica recebe o Marselha, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Os encarnados marcam presença pela sexta vez nesta fase da prova, enquanto os gauleses não chegavam a esta ronda desde 2017/18 e, se as águias contam com duas finais perdidas na Liga Europa, o Marselha já esteve nessa situação em três ocasiões. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas dos quartos e ainda no mercado de campeão da competição.

O Benfica, que caiu para a Liga Europa na sequência do terceiro lugar na fase de grupos da Champions, chegou aos quartos de final, depois de bater o Rangers na ronda anterior: 2-2 na Luz e triunfo em Glasgow, por 0-1, com golo de Rafa. Já o Marselha foi segundo no seu grupo, atrás do Brighton, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Nos oitavos, os gauleses derrotaram o Villarreal, com uma goleada em casa, por 4-0, e uma derrota por 3-1 em Espanha.

“Ombro” de Vata eliminou Marselha

Historicamente, Benfica e Marselha já se defrontaram em duas eliminatórias e os encarnados levaram a melhor em ambas as ocasiões. A primeira foi nas meias-finas da Taça dos Campeões Europeus, em 1989/90, com o Benfica a perder por 2-1 em França, mas depois venceu na Luz, por 1-0, com o golo polémico de Vata, que parece ter sido com a mão, se bem que o avançado angolano sempre disse que foi com o ombro.

O segundo duelo aconteceu nos oitavos da Liga Europa, em 2009/10, e a eliminatória começou com um empate a um golo em Lisboa, mas no segundo jogo as águias venceram o adversário em França, por 1-2, com o tento da vitória a surgir em cima do minuto 90, por intermédio de Alan Kardec – desta equipa fazia parte Ángel Di María, que foi titular nos dois encontros. Curiosamente, o Benfica viria depois a ser batido nos quartos pelo Liverpool, o mesmo adversário que também lhe pode calhar na rifa nesta edição, mas agora nas meias-finais da prova.

17 duelos sem derrotas em casa diante gauleses

Os encarnados levam 12 vitórias e cinco empates contra equipas francesas, em jogos disputados no seu estádio e, nos oito duelos mais recentes, venceu sete deles, isto além do empate com o PSG a um golo, em 2022/23, na fase de grupos da Champions – no total dos confrontos, as águias levam 16 triunfos, dez empates e oito derrotas. Por outro lado, o Marselha tem apenas uma vitória em nove deslocações a Portugal, à qual se junta um empate e sete derrotas. Este triunfo solitário aconteceu na época transata, diante do Sporting, por 0-2, na fase de grupos da Champions.

A vitória diante do Toulouse em casa, no play-off da Liga Europa, foi apenas a primeira do Benfica na Luz nos últimos seis jogos europeus como equipa visitada, à qual soma mais dois empates e três desaires – isto depois de ter registado cinco triunfos e uma igualdade nos seis anteriores. De realçar, no entanto, que as águias ainda não foram derrotadas no seu estádio, em partidas desta competição, apresentando 21 trunfos e seis empates.

A título individual, destaque nas águias para Di Maria (três golos) e Rafa (um), que apontaram os tentos encarnados nesta competição, sendo que no total da época levam 16 golos e 14 assistências e 19 golos e 14 assistências, respetivamente. O argentino, que passou sete temporadas ao serviço do Paris Saint-Germain, entre 2015 e 2022, conhece bem este adversário, contra quem já fez o gosto ao pé cinco vezes, em 15 jogos disputados.

Pierre-Emerick Aubameyang na história da Liga Europa

Do lado gaulês, a principal ameaça para as redes encarnadas é Pierre-Emerick Aubameyang, que com 33 golos apontados é o melhor marcador de sempre da Liga Europa, isto além de ser o máximo goleador nesta edição, com nove na sua contagem pessoal. Aubameyang já leva cinco golos em quatro jogos frente ao Benfica, incluindo um hat-trick pelo Borussia Dortmund, na segunda mão dos oitavos-de-final da Champions League, em 2016/17. Do plantel gaulês faz parte ainda Chancel Mbemba, defesa que jogou pelo FC Porto, entre 2018 e 2022, e conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de dragão ao peito, isto, além de ter apontado três golos em dez jogos frente ao Benfica, incluindo os dois que deram a vitória por 2-1 na final da Taça de Portugal, em 2019/20. Sobre este jogo, fica ainda a saber que o Benfica é favorito à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.

Os outros jogos

Nos restantes encontros da ronda, o AC Milan recebe a AS Roma e está melhor cotado para vencer, o mesmo acontecendo com o Liverpool na receção à Atalanta e ao Bayer Leverkusen que mede forças em casa com o West Ham. O vencedor da eliminatória entre Benfica e Marselha defronta quem passar de Liverpool e Atalanta, enquanto milaneses e romanos irão medir forças com alemães ou londrinos na outra meia-final. Para terminar, fica ainda a saber que, segundo as odds da Betano.pt, o Liverpool é neste momento o principal favorito a conquistar a Liga Europa, à frente de Bayer Leverkusen, AC Milan, AS Roma, West Ham, Benfica, Atalanta e Marselha.