Esta quinta-feira, 7 de abril, realizam-se os jogos da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa e da Liga Conferência. Destaque para a receção do SC Braga ao Rangers FC (Liga Europa), sendo que os escoceses são um adversário de má memória para os minhotos. e para a deslocação da AS Roma de José Mourinho, Rui Patrício e Sérgio Oliveira ao terreno do Bodo/Glimt, onde já esta temporada sofreu uma copiosa derrota por 1-6. 

Todos os outros jogos destas duas provas são bastante interessantes, até devido à fase adiantada das competições. Como sempre, podes apostar em todas as partidas no site da Betano.pt. 

SC Braga pode repetir a final de 2011?

Os seus responsáveis não o assumem diretamente, mas certamente que os treinadores, jogadores e direção do SC Braga pensam que é possível vencer a Liga Europa e alcançar o segundo troféu europeu da história do clube, depois da Taça Intertoto de 2008. Recorde-se que em 2010/11 os arsenalistas chegaram à final da Liga Europa, tendo sido derrotados pelo FC Porto por 0-1.

O Rangers FC será o adversário da equipa de Carlos Carvalhal nos quartos de final e a primeira mão será disputada no Estádio Municipal de Braga, com a equipa portuguesa a deter ligeiro favoritismo, de acordo com as odds da Betano.pt. Na caminhada até aos quartos de final, o SC Braga alcançou cinco vitórias, dois empates e três derrotas, tendo terminado a fase de grupos no segundo lugar, atrás do Estrela Vermelha. No play-off de acesso aos oitavos de final eliminou o Sheriff FC e nos oitavos de final foi mais forte do que o AS Mónaco.

A aventura do Rangers FC nas competições europeias da corrente temporada começou mal, com a eliminação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, aos pés dos suecos do Malmoe. Depois, ultrapassou o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, afastando o Alashkert FC. No seu grupo, também terminou na segunda posição, bem atrás do Olympique Lyon, que acabou com mais oito pontos. Posteriormente, no play-off de acesso aos oitavos de final, os escoceses viveram o seu momento mais mediático, ao eliminarem o poderoso Borussia Dortmund (vitória na Alemanha, por 4-2 e empate em casa, a duas bolas). Finalmente, nos oitavos de final, levaram a melhor sobre o Estrela Vermelha, que já se tinha cruzado com o SC Braga. No total, neste já longo trajeto nas competições uefeiras que tem estado longe de ser imaculado, o Rangers FC somou cinco triunfos e quatro empates, tendo perdido em cinco ocasiões.

Os minhotos vêm de uma moralizadora vitória diante do Benfica, para o campeonato, com golos de Iuri Medeiros, André Horta e Vitinha, reforçando a quarta posição, dispondo agora de seis pontos de avanço sobre o quinto, Gil Vicente, que perdeu por 2-1 na deslocação a Arouca. Já o Rangers FC perdeu em casa diante do grande rival Celtic (1-2), com o seu golo a ser apontado por Tom Rogic, num jogo que esteve interrompido vários minutos, devido a distúrbios provocados pelo público.

Ricardo Horta em grande no SC Braga e Morelos é o grande ausente

No SC Braga, o jogador em maior destaque nesta edição da Liga Europa tem sido Ricardo Horta, com quatro golos e quatro assistências, para além de muitas exibições de encher o olho. Já o Rangers FC não poderá contar na Pedreira com a sua grande figura, o avançado Alfredo Morelos, que se lesionou ao serviço da seleção colombiana e que leva quatro golos na Liga Europa.   

O SC Braga não tem boas recordações do Rangers FC, pois os escoceses ganharam os dois únicos jogos oficiais entre os dois clubes, nos 16 avos de final da Liga Europa da temporada de 2019/20 (3-2 em Glasgow e 1-0 em Braga). Como será nesta eliminatória?

AS Roma quer vingar desastre de outubro

Quem diria que depois daquele 1-6 de 21 de outubro de 2021, naquela que foi uma das mais humilhantes derrotas sofridas pela AS Roma em toda a sua história, os italianos iriam reencontrar os noruegueeses na mesma edição da Liga Conferência, agora nos quartos de final?

Os “giallarrossi” certamente desejam vingar esse desaire e o acerto de contas parece surgir em boa altura para eles, uma vez que não perdem há dez jogos – o seu melhor registo de 2021/22 – tendo registado cinco vitórias e cinco empates nesse período. Na última jornada da Série A a AS Roma venceu por 1-0 no terreno da Sampdoria, golo apontado por Henrikh Mkhitaryan, após uma magnífica jogada coletiva. “Se este golo tivesse sido marcado por uma equipa treinada por outro técnico, diziam que era um futebol fantástico”, afirmou José Mourinho. Será que o português estará a falar de Pep Guardiola?

Recorde-se que na partida anterior, antes da pausa para as seleções, os “giallorossi” tinham “despachado” a grande rival Lazio por 3-0 e os seus bons resultados das últimas rondas permitiram a subida ao quinto lugar, a cinco pontos da Juventus, quarta classificada. Ainda com 21 pontos por disputar, os romanos acreditam numa possível qualificação para a Liga dos Campeões.

A grande figura da AS Roma na época em curso tem sido o avançado Tammy Abraham, que já faturou por 23 vezes em 41 partidas, sendo que na Liga Conferência tem mais golos (sete) do que partidas como titular (seis), tendo ainda sido suplente utilizado em três ocasiões. Quem tem sido titular indiscutível é Rui Patrício, ao contrário do que sucedeu na Seleção Nacional, em que perdeu o lugar para Diogo Costa. Uma opção de Fernando Santos que não merece a concordância de Nuno Santos, treinador de guarda-redes da AS Roma, a avaliar por um post que colocou nas redes sociais depois da partida com a Sampdoria, em que o título era “Rui Patrício, o melhor guarda-redes português”.

Estrela do Bodo/Gmimt já não está no plantel

Na caminhada até aos quartos de final da Liga Conferência, a AS Roma foi primeira no seu grupo e depois afastou o Vitesse nos oitavos de final, enquanto o Bodo/Glimt terminou o grupo na segunda posição e depois eliminou o Celtic com dupla vitória no play-off e posteriormente os holandeses do AZ Alkmaar, numa eliminatória muito disputada que só foi resolvida no prolongamento.

O ponta de lança norueguês Erik Botheim foi a grande figura na incrível vitória de outubro diante da AS Roma, com dois golos e três assistências. No entanto, a estrela da companhia já não está no plantel, tendo-se transferido para o FC Krasnodar no último mercado de inverno. As grandes esperanças para desfeitear Rui Patrício recaem agora no avançado Ola Solbakken (11 golos em 37 partidas oficiais) e no médio Ulrik Saltnes (13 golos em 35 encontros). Refira-se que de acordo com o site “Transfermarkt” o jogador mais valioso da equipa vale apenas 2 milhões de euros. Trata-se do extremo direito de 23 anos Ola Solbakken. No total, o plantel tem um valor de mercado de 15,65 milhões de euros, contra 369,35 milhões de euros da AS Roma. Mas como se viu há uns meses, o poderio financeiro nem sempre ganha jogos.

 Os outros jogos

Na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, para além do SC Braga-Rangers FC, vão disputar-se três jogos bastante interessantes. O RB Leizpig de André Silva recebe a Atalanta, o FC Barcelona desloca-se ao reduto do Eintracht Frankfurt de Gonçalo Paciência – o português tem o melhor registo no plantel dos alemães na Liga Europa, com dois golos em 154 minutos de utilização – e o West Ham recebe o Olympique Lyon de Anthony Lopes.   

Na Liga Conferência, os outros três desafios são o Feyenoord-Slávia de Praga, o Olympique Marselha-PAOK e o Leicester-PSV Eindhoven. Neste último caso, pode haver um confronto entre os portugueses Ricardo Pereira e Bruma, mas a verdade é que os portugueses não têm sido habituais titulares.