Na quinta-feira, dia 5 de maio, fica a conhecer-se os finalistas da Liga Europa e da Liga Conferência e todas as eliminatórias estão ainda por decidir. Na segunda maior prova da UEFA, o Eintracht Frankfurt recebe o West Ham, depois de ter vencido em Londres, por 2-1, enquanto o Leipzig viaja até à Escócia, para defrontar o Rangers, com um vantagem mínima na bagagem – 1-0 na primeira mão. Na Liga Conferência, a AS Roma de José Mourinho tem pela frente o Leicester (empate a um golo há uma semana no primeiro jogo), já o Feyernoord visita a casa do Marselha, com os gauleses a estarem obrigados a vencer, já que perderam nos Países Baixos por 3-2. Como de costume, podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, os quais começam todos às 20h.

Na Liga Europa, e de acordo com as cotações da Betano.pt, o RB Leipzig é o principal favorito a conquistar o troféu, com odd de 1,72, e logo atrás surge o  Eintracht Frankfurt com 2,92. Seguem-se West Ham, com 5,20 e Rangers com 12. Na Liga Conferência, a equipa orientada por José Mourinho está na “pole position”, com 2,57, mas o equilíbrio é a nota dominante, com o Feyernood a ter uma cotação de 3,10, o Leicester de 3,30 e o Marselha de 4,20.

O Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, é o palco da final da Liga Europa, marcada para o dia 18 de Maio. O vencedor da competição garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23, isto caso não se qualifique através do campeonato. Uma semana depois, no dia 25 de maio, é a vez de se disputar a final da Liga Conferência, desta feita no Arena Nacional, em Tirana, Albânia.

Liga Europa com final alemã?

Apesar de estar tudo por decidir, as equipas alemães partem em vantagem para a segunda mão da Liga Europa, ou não tivessem ambas vencido os respetivos encontros da semana passada. Se o Leipzig concretizou em campo o favoritismo teórico que tinha diante do Rangers, o Eintracht Frankfurt surpreendeu ao ir a Londres derrotar o West Ham, uma das surpresas da Premier League e que nas rondas anteriores eliminou o Sevilha e Lyon.  Mas convém não esquecer que os germânicos também chegaram às meias da competição depois de eliminarem duas equipas fortes: o Bétis e o FC Barcelona, que era apontado como o principal favorito à conquista da prova.

No jogo em Londres os forasteiros adiantaram-se no marcador logo no primeiro minuto, por Ansgar Knauff, mas aos 21’ Michael Antonio repôs a igualdade. Aos 54’ Kamada fez o resultado final, o qual permite os comandados de Oliver Glasner sonharem com a final da competição. As odds da Betano.pt demonstram bem o equilíbrio que se espera que vá haver neste duelo, com o conjunto visitado a ser ligeiramente favorito à vitória. Recorde-se que na ronda anterior, o West Ham empatou em casa com o Lyon e depois foi a França garantir a continuidade na Liga Europa, com uma vitória clara por 3-0.

A última vez que o West Ham marcou presença numa meia-final de uma competição europeia foi em 1975/1976, na já extinta Taça das Taças, e apanhou pela frente o Eintracht Frankfurt. Os ingleses perderam fora por 2-1, mas deram a volta à eliminatória em casa, triunfando por 3-1 – na final da competição haveriam de perder diante do Anderlecht (4-2). Os dois conjuntos não mais se defrontaram até esta temporada e agora vão lutar por um lugar na final. Em caso de conquista da competição, ingleses ou alemães garantem um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões, algo que não vão conseguir alcançar via campeonato.

No caso do Eintracht Frankfurt, a última meia-final disputada é bem mais recente e aconteceu em 2018/19, na Liga Europa, e frente a outra equipa inglesa, neste caso o Chelsea. Nos dois jogos registaram-se igualdades a um golo, mas os londrinos levaram a melhor no desempate por marcação  de grandes penalidades e rumaram à final – bateram o Arsenal, por 4-1. Entre os quatro semifinalistas, os germânicos são os únicos que já levantaram o troféu, em 1980, quando na altura a competição era a Taça UEFA.

No West Ham, Jarrod Bowen com três golos, e Pablo Fornals, com outras tantas assistências, têm estado em destaque, enquanto nos forasteiros Daichi Kamada (5 golos) e Filip Kostić (5 passes certeiros) são as principais ameaças ofensivas para o conjunto liderado por David Moyes. Os alemães têm sentido alguma dificuldade em ganhar jogos em casa na Liga Europa, registando até ao momento quatro empates e um triunfo, sendo que nesta segunda mão um empate basta para rumarem a uma final europeia, 42 anos depois da última. Já os hammers, em cinco deslocações, registam três vitórias, um empate e um desaire.

Na outra semifinal, o Rangers está obrigado a ganhar ao Leipzig, isto depois de ter perdido na Alemanha por 1-0, com o único golo do jogo a ser apontado pelo defesa espanhol Angelino, aos 85 minutos. “Foi um daqueles jogos em que tivemos que lutar mesmo muito para marcar. Eles tinham um plano de jogo claro e dificultaram a nossa vida, mas conseguimos o resultado que queríamos. Foi um golo maravilhoso do Angelino”, disse Tyler Adams, médio do Leipzig, no fim do encontro.

Giovanni van Bronckhorst, treinador do Rangers, elogiou os jogadores: “É sempre dececionante quando se perde um golo tão tardio, mas é uma derrota por 1-0. Os meus jogadores estiveram bem e sabemos o que temos de fazer na próxima semana. Jogamos em casa e os nossos adeptos em Ibrox irão dar-nos a energia de que precisamos”.

Já nos oitavos da prova, os escoceses estiveram na mesma situação, já que na segunda mão tiveram que virar a eliminatória, uma vez que tinham perdido por 1-0 com o Sporting Braga no primeiro jogo – venceram por 3-1, após prolongamento. 

O Rangers tornou-se o primeiro clube escocês a atingir as meias-finais desde que a Europa League foi criada, se bem que, em 2007/08, chegou à final da extinta Taça UEFA, tendo perdido com o Zenit, por 2-0. Já o Leipzig, o melhor que tinha conseguido até agora foi uma presença nos quartos da prova, em 2017/18, mas esta é a segunda presença em três anos nas meias de uma competição europeia, isto depois de ter sido semifinalista na edição da Champions de 2019/2020.

Os comandados de Giovanni van Bronckhorst somam quatro vitórias e um empate na condição de visitado nesta edição da Liga Europa, enquanto Leipzig veio recambiado da Liga dos Campeões e despachou a Atalanta na ronda anterior da competição: empate em casa a um golo e vitória em Bérgamo por 2-0. 

Do lado do Leipzig, que conta com André Silva no plantel, regressam Kampl e Orbán, ambos suspensos na primeira partida, por acumulação de amarelos. Nos forasteiros, o avançado Alfredo Morellos, lesionado, não joga mais esta temporada. James Tavernier, com seis golos, é o melhor marcador dos escoceses e da competição, enquanto nos visitados Christopher Nkunku tem sido a principal figura ofensiva, o que faz dele um dos jovens jogadores mais cobiçados da Europa. Segundo as odds da Betano.pt, o Leipzig, apesar de jogar fora, é favorito à vitória.

Mourinho à procura da 17ª final da carreira

O jogo da primeira mão entre Leicester e AS Roma marcou o reencontro entre Brendan Rodgers e José Mourinho, eles que trabalharam juntos durante três anos no Chelsea, quando o português era treinador principal dos blues e o atual líder do Leicester pertencia à estrutura do clube. A boa relação entre os dois manteve-se até aos dias de hoje, como se viu no encontro disputado há uma semana, mas o que interessa é que esse encontro acabou empatado a um golo, adiando todas as decisões para o desafio de quinta-feira, no Olímpico de Roma. 

Com a abolição da regra dos golos fora valerem por dois, o empate arrancado pelos romanos em Inglaterra implica na mesma que tenham que vencer as foxes, caso queiram garantir um lugar na final da Liga Conferência. Se conseguirem tal feito, esta será a 17ª final da carreira de José Mourinho, a quinta numa competição europeia – venceu as outras quatro: duas Liga dos Campeões (FC Porto e Inter Milão), uma Taça UEFA (FC Porto) e uma Liga Europa (Manchester United).

Na primeira mão, os forasteiros adiantaram-se no marcador aos 15 minutos, por intermédio do capitão, Lorenzo Pellegrini. Na segunda parte, os ingleses encostaram a AS Roma lá atrás e acabaram por empatar a partida, por intermédio de um autologo, da autoria de Gianluca Mancini.

No fim do encontro, José Mourinho contou na conferência de imprensa que Brendan Rodgers ofereceu-lhe uma garrafa de vinho português.  “Ele comprou-me a melhor garrafa de vinho português e estava a chorar porque foi muito cara, mas quis dar-me a minha favorita. Não sei como a encontrou, porque é muito difícil, mas sei quanto pagou. Eu acho que a vou beber na próxima semana, não importa o resultado”, disse o português. 

Uma eventual conquista da Liga Conferência pode salvar a época de ambos os conjuntos, já que nas respetivas ligas falharam o principal objetivo: o Leicester está fora dos lugares de acesso às competições europeias, enquanto os homens de Mourinho já não vão conseguir chegar à quarta posição, a última que garante vaga na próxima edição da Champions.

Nos cinco jogos em que atuaram em casa na Liga Conferência, os romanos registam três vitorias e dois empates, sendo que em todos os triunfos marcaram pelo menos quatro golos. Já as foxes, que aterraram nesta competição na sequência da eliminação na Liga Europa, ainda não perderam na condição de visitante: duas vitórias e um empate. 

O confronto entre os dois técnicos é claramente favorável a José Mourinho, já que nas nove ocasiões em que defrontou Brendan Rodgers, venceu em cinco delas, registou ainda três empates e uma derrota. As principais figuras de ambas as equipas estão disponíveis para a segunda mão desta meia-final e, de acordo com as odds da Betano.pt, os italianos são favoritos à vitória.

Na outra meia-final da Liga Conferência, o Feyenoord viaja até França, depois de ter vencido o Marselha na primeira mão por 3-2, um jogo que teve quatro golos nos 45 minutos iniciais. Os visitados já ganhavam por 2-0 aos 20 minutos, mas os gauleses reestabeleceram a igualdade com golos aos 28’ e 40’. No arranque da segunda parte, um erro defensivo de Duje Caleta-Car permitiu que o Feyenoord voltasse a adiantar-se no marcador.

Antes desta eliminatória, os dois conjuntos só se tinham defrontado numa ocasião: na edição da Liga dos Campeões, de 1999/2000, o Feyenoord foi superior, vencendo por 3-0 em casa e, depois, não foi além de um nulo no segundo jogo. Esta é a primeira vez que os neerlandeses chegam à meia-final de uma competição europeia, depois da conquista da Taça UEFA, há vinte anos, já os franceses marcaram presença na final da Liga Europa, em 2017/18, mas perderam no jogo decisivo diante do Atlético Madrid, por 3-0. Segundo as odds da Betano.pt, os franceses são favoritos à vitória nesta segunda mão.