Tal como aconteceu na Liga dos Campeões, também esta semana marca o regresso da Liga Europa, prova que tem o patrocínio da Betano, com a realização da primeira mão dos quartos de final da competição. A final tem lugar no Estádio de San Mamés, em Bilbau, Espanha, a 21 de maio. Como de costume, o vencedor garante um lugar na Champions da próxima temporada. Isto caso não se tenha qualificado através da liga nacional.
Passa por aqui: Joga, acumula pontos e ganha prémios com o Betano Club
Neste momento, e de acordo com as odds da Betano.pt, o Athletic Bilbao é o principal favorito à conquista da competição. Os bascos são seguidos de dois emblemas ingleses, ou seja, o Manchester United e Tottenham. Depois, surgem a Lazio, o Eintracht Frankfurt e o Lyon. Já com uma cotação muito distante dos restantes conjuntos, está o Rangers e, finalmente, o FK Bodo/Glimt.
Os clubes ingleses partiram, no início da época, como favoritos à conquista da prova. Eles que passaram a dar mais importância a esta competição nos últimos anos. Isto porque garantir um lugar na Champions via campeonato é cada vez mais difícil, devido à existência de várias equipas que lutam por esse objetivo. O Manchester United, finalista vencido em 2020/21, e que conta com Bruno Fernandes e Diogo Dalot no plantel, é um dos emblemas em destaque nesta edição da prova. E vai certamente apontar à final de Bilbau.
Não percas: Betano ganha quatro prémios em 2025
E temos ainda o Tottenham, que terminou em quinto lugar na liga inglesa, em 2023/24, falhando por pouco o apuramento direto para a Champions. Os londrinos já contam com três troféus europeus no museu (Taça da Taças, em 1962/63, e duas Taças UEFA, em 1971/72 e 1983/84), mas vivem um longo jejum sem títulos.
Se na teoria, Manchester United e Tottenham são fortes candidatos a vencerem a prova, espanhóis e italianos não podem ser ignorados. Sobretudo, o conjunto de Bilbau, que é o atual detentor da Taça do Rei, pode jogar a final em casa e isso é uma motivação extra para o conjunto liderado por Ernesto Valverde. Já a formação laziale, que conta no currículo com uma Taça das Taças (1998/99) e uma Supertaça Europeia (1999), pode ter nesta prova uma forma de voltar aos títulos.
Nesta primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, a Lazio é favorita na deslocação à casa do FK Bodo/Glimt, o mesmo sucedendo à formação de Bilbau, que visita o terreno do Rangers. Tottenham e Lyon partem com melhor cotação nesta primeira mão, quando defrontarem nos seus estádios o Eintracht Frankfurt e o Manchester United, respetivamente. Por outro lado, em França vai haver, por isso, duelo luso nos bancos, com Paulo Fonseca no Lyon e Ruben Amorim no comando dos red devils. Esta é a primeira vez que dos treinadores portugueses se vão defrontar.
Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com nove triunfos – Sevilha (cinco), Atlético Madrid (três) e Villarreal (um). Depois, seguem-se os ingleses, com três (Chelsea com dois e Manchester United com um). Já Portugal (FC Porto), Alemanha (Eintracht Frankfurt) e Itália (Atalanta) contam com um troféu cada. Os italianos são os campeões em título, depois de baterem na última final o Bayer Leverkusen, por 3-0, colocando fim a uma série de 51 jogos sem derrotas dos germânicos, eles que procuravam o triplete, depois da conquista da Bundesliga e da Taça da Alemanha.
Quinta-feira, 10 de abril, às 17h45
FK Bodo/Glimt-Lazio
Quinta-feira, 10 de abril, às 20h
Lyon-Manchester United
Rangers-Athletic Bilbao
Tottenham-Eintracht Frankfurt