A Liga Europa está de regresso esta quinta-feira, 17 de fevereiro, com a realização dos oito jogos da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final, fase à qual já acederam os vencedores de cada um dos grupos (Estrela Vermelha, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Bayer Leverkusen, Olympique Lyon, AS Mónaco, Spartak Moscovo e West Ham). No site da Betano.pt podes apostar em todos os encontros desta primeira mão do play-off, sendo que dois deles envolvem equipas portuguesas: o SC Braga é favorito na deslocação ao terreno do FC Sheriff, tal como o FC Porto na receção à Lázio. Há ainda mais três grandes jogos: o FC Barcelona-Nápoles, o Atalanta-Olympiakos e o RB Leipzig-Real Sociedad. Em todos eles também haverá portugueses diretamente envolvidos.

FC Sheriff-SC Braga (17h45)

Nesta primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final, o SC Braga desloca-se a Tiraspol – região situada na Moldávia mas que se autoproclamou independente em 1990 – para defrontar o FC Sheriff, clube que tem espantado a Europa do futebol com alguns resultados inimagináveis. Nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, este ex-desconhecido afastou o Estrela Vermelha e o Dínamo Zagreb, isto depois de já ter batido os mais modestos KF Teuta e Alashkert FC. Posteriormente, teve um início da fase de grupos  impressionante, ao vencer em casa o Shakhtar Donetsk (2-0) e, no resultado mais surpreendente, foi ao Santiago Bernabéu ganhar ao Real Madrid, por 2-1. No entanto, a equipa acabou por “descer à terra” com três derrotas consecutivas, diante do Inter Milão (por duas vezes) e Real Madrid. Quando entrou em campo para defrontar o Shakhtar Donetsk na última ronda, o Sheriff já tinha assegurado o terceiro lugar e consequente passagem ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

O SC Braga entrou diretamente na fase de grupos da Liga Europa,  terminando em segundo lugar, a um ponto do Estrela Vermelha, primeiro colocado. Os arsenalistas bateram o Ludogorets por duas vezes e o FC Midtjylland, em casa, tendo perdido nos redutos do Estrela Vermelha e do FC Midtjylland e empatado em casa com o Estrela Vermelha na última jornada, não conseguindo assegurar o primeiro lugar.

Galeno foi o melhor marcador da fase de grupos da Liga Europa, com os mesmos seis golos de Karl Toko Ekambi (Olympique Lyon), mas como se sabe o brasileiro vai poder continuar a marcar golos na competição, mas agora ao serviço do FC Porto. Boa parte da esperança dos adeptos do SC Braga está centrada em Ricardo Horta, que faturou por três vezes na fase de grupos e ainda realizou três assistências. O avançado português tem estado a um nível elevadíssimo e no passado sábado bisou na vitória dos minhotos frente ao Paços de Ferreira. Ao todo, tem 16 golos e sete assistências em encontros oficiais em 2021/22. Refira-se que Carlos Carvalhal só não vai poder contar com os lesionados Sequeira e Lucas Mineiro.

No lado do FC Sheriff, o avançado maliano Adama Traoré promete ser um quebra-cabeças para a defesa do SC Braga. O futebolista de 26 anos somou dois golos e uma assistência na fase de grupos da Champions, depois de já ter feito quatro golos e uma assistência na fase de qualificação. O médio ofensivo luxemburguês Sebastien Thill é a outra grande figura da formação moldava. Refira-se que esta será a primeira vez que FC Sheriff e SC Braga se defrontam em partidas oficiais.

FC Porto-Lázio (20h00)

Sérgio Conceição já assumiu que os dragões são agora candidatos a ganhar a Liga Europa. A verdade é que o FC Porto estava num grupo muito complicado na Liga dos Campeões, no qual Liverpool FC e Atlético de Madrid seguiram em frente. Os azuis e brancos venceram por 1-0 no Dragão o AC Milan (que terminou no último lugar), empataram com o mesmo clube em Itália e também no terreno do Atlético de Madrid e perderam no Dragão com os “colchoneros” e os dois encontros com o Liverpool FC. Sérgio Conceição vai poder apresentar uma equipa quase na máxima força, em que os únicos ausentes serão os lesionados Manafá e Fernando Andrade.

A Lázio terminou o seu grupo da Liga Europa no segundo lugar, com menos três pontos do que o Galatasaray. Bateu nos dois jogos o Lokomotiv Moscovo, empatou em casa com o Galatasaray, também registou igualdades nos dois desafios com o Olympique Marselha e perdeu no terreno dos turcos. Na Série A, tem tido um comportamento modesto, ocupando o sexto lugar, a 12 pontos do líder AC Milan. Na última ronda, bateu em casa o Bolonha por 3-0, com Manuel Lazzari a sair lesionado, estando afastada a possibilidade de recuperar para o Dragão. 

Quem ainda procura a estreia como “laziale” é Jovane Cabral, emprestado pelo Sporting no último mercado de janeiro. Jorge Silva, defesa central que é irmão do ex-portista Fábio Silva também ainda não somou minutos esta época. Já Felipe Anderson, que passou sem sucesso pelo FC Porto, tem sido uma das principais figuras da equipa, somando 33 partidas oficias e quatro golos marcados. Mas a estrela da companhia continua a ser Ciro Immobile, que como habitualmente marca que se farta. Esta época já tem 23 golos em 29 desafios oficiais e, com 19 golos, é o melhor artilheiro do campeonato italiano. 

A Lázio traz gratas recordações ao FC Porto e precisamente na Taça UEFA, a competição que precedeu a Liga Europa. Em 2002/03, quando os azuis a brancos conquistaram o troféu, afastaram a “squadra” italiana nas meias-finais, com triunfo por 4-1 nas Antas e empate sem golos no Olímpico de Roma, naqueles que foram os únicos confrontos oficiais entre as duas equipas.  E também Sérgio Conceição terá a oportunidade de reencontrar um clube onde foi muito feliz enquanto jogador, entre 1998 e 2000, tendo feito grandes exibições e conquistado o campeonato italiano, a Taça de Itália, a Supertaça italiana, a Taça das Taças e a Supertaça europeia. Voltaria ao clube durante os cinco primeiros meses da temporada de 2003/04, tempo suficiente para ver o seu nome figurar nos futebolistas que ganharam a Taça de Itália dessa época.

Maurizzio Sarri, treinador da equipa romana, espera dificuldades frente aos dragões e fez uma revelação curiosa. “O FC Porto é uma equipa forte. Falei com os jogadores do AC Milan e todos me disseram que ficaram impressionados quando jogaram com eles na fase de grupos da Liga dos Campeões. Vamos tentar obter o melhor resultado possível em Portugal”, referiu.

FC Barcelona-Nápoles (17h45)

O FC Barcelona-Nápoles é um jogo que em condições normais faria parte do cartaz da Liga dos Campeões. No entanto, nesta época anormalmente modesta, os “blaugrana” terminaram o seu grupo da Liga dos Campeões em terceiro lugar, atrás de Bayern Munique e Benfica, e os italianos foram segundos colocados no seu grupo da Liga Europa, acabando com os mesmos 10 pontos do Spartak Moscovo, primeiro classificado. De acordo com as odds do site da Betano.pt, o FC Barcelona é favorito, mas não por grande margem.

O FC Barcelona parecia em retoma, após dois triunfos consecutivos na Liga espanhola, que incluíram um inequívoco 4-2 diante do Atlético de Madrid. No entanto, “travaram” no passado fim de semana, ao empatarem 2-2 em casa do rival Espanhol de Barcelona. Atualmente, ocupam a quarta posição, a impressionantes 15 pontos do líder Real Madrid. Já o Nápoles discute o primeiro lugar do campeonato italiano de forma acérrima, ocupando o terceiro lugar, a dois pontos do AC Milan, primeiro da tabela. No último sábado, empatou 1-1 em casa com o Inter Milão – segundo classificado, com mais um ponto.

No FC Barcelona poucos jogadores têm estado em plano elevado esta temporada, mas a defesa do Nápoles – onde deverá estar o português Mário Rui, que tem sido titular indiscutível –  terá de estar atento aos atacantes Memphis Depay (oito golos em jogos oficiais em 2021/22) e Luuk de Jong, que marcou quatro dos cinco golos que obteve desta época nas últimas cinco partidas. Grande ausente será o jovem prodígio Ansu Fati, lesionado.

No Nápoles, os avançados Victor Osimhen (10 golos esta época em jogos oficiais) e Lorenzo Insigne (sete golos), são duas das grandes armas ofensivas, para além do médio de ataque Fabián Ruiz (cinco golos) e do atacante belga Dries Martens, que apesar dos seus 34 anos e de dividir a titularidade com o banco já faturou em nove ocasiões na temporada em curso.

FC Barcelona e Nápoles só se defrontaram duas vezes oficialmente. Foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2019/20 e os catalães seguiram em frente, após empatarem 1-1 em Itália e vencerem por 3-1 em Camp Nou.

RB Leipzig-Real Sociedad (20h00)

O RB Leipzig é favorito no site da Betano.pt. para este jogo da primeira mão. Recorde-se que o clube alemão foi “despromovido” para a Liga Europa, após terminar o seu grupo na Liga dos Campeões em terceiro lugar, mas seria difícil fazer melhor perante os colossos Manchester City e Paris Saint-Germain. Na Bundesliga, está em quarto lugar, com os mesmos pontos do quinto, Hoffenheim e na última jornada bateu em casa o Colónia, por 3-1, em encontro muito importante no acesso à Champions.

Já a Real Sociedad foi segunda colocada no seu grupo da Liga Europa, atrás do AS Mónaco, mas à frente do habitualmente complicado PSV Eindhoven. No campeonato espanhol, que chegou a liderar, ocupa o sexto lugar, mas a apenas um ponto do FC Barcelona, quarto colocado. Na última ronda, ganhou em casa ao Granada, por 2-0.

André Silva será uma das grandes armas à disposição dos germânicos. Com 12 golos em 31 partidas oficiais, o português é o segundo melhor marcador de uma equipa na qual o médio francês Christopher Nkunku tem estado em grande destaque, tendo já marcado por 19 vezes. O melhor marcador dos espanhóis é o avançado Mikel Oyarzabal (13 golos oficiais) mas só faturou por uma vez nas últimas cinco partidas.
Este será o primeiro confronto entre RB Leipzig e Real Sociedad.

Atalanta-Olympiakos (20h00)

A Atalanta é claramente favorita para o primeiro encontro oficial da história com o Olympiakos, de acordo com as odds do site da Betano.pt. No entanto, terá de melhorar em relação ao que tem feito nos últimos tempos: obteve três empates e duas derrotas nos últimos cinco jogos, que resultaram na eliminação da Taça de Itália e no afastamento dos lugares de topo no campeonato, ocupando atualmente o quinto lugar, a 11 pontos do líder. Na jornada do passado fim de semana empatou 1-1 em casa, com a Juventus.

O Olympiakos, treinado pelo português Pedro Martins,  “passeia” como habitualmente no campeonato grego, ocupando o primeiro lugar com mais nove pontos do que o PAOK, segundo classificado. Na última ronda, bateu em casa o AEK Atenas, por 1-0.

O melhor marcador da Atalanta esta temporada é o avançado colombiano Dúvan Zapata, com 12 golos apontados em jogos oficiais. No entanto, perdeu gás nas últimas semanas, tendo alternado a titularidade com o banco e apontado apenas um golo em seis jogos. Será que vai ressurgir em grande nas competições europeias, que parecem ser a sua praia? A verdade é que na fase de grupos da Liga dos Campeões apontou três golos e fez três assistências. Recorde-se que os italianos terminaram o seu grupo no terceiro posto, atrás do Manchester United e do Villarreal.

O Olympiakos foi segundo classificado no seu grupo da Liga Europa, atrás do Eintracht Frankfurt e do seu plantel fazem parte o ex-portista Tiquinho Soares (11 golos em 32 encontros oficiais, dos quais 17 foram como titular) e o português Rony Lopes, titular em apenas nove jogos, mas que marcou os seus dois únicos golos muito recentemente, no desafio de 9 de fevereiro diante do Panetolikos, para a Taça da Grécia.

Oitavos da Liga Conferência à vista

Esta quinta-feira realiza-se ainda a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência, jogos em que podes igualmente apostar no site da Betano.pt. Nestas partidas, vão defrontar-se os segundos classificados da fase de grupos da Liga Conferência e os terceiros colocados da fase de grupos da Liga Europa.

O PSV Eindhoven-Maccabi Tel-Aviv, o Leicester City-Randers FC e o Celtic Glasgow-Bodo/Glimt são alguns dos encontros agendados. Recorde-se que a AS Roma de José Mourinho é um dos clubes que já conseguiu a qualificação direta para os oitavos de final, depois de ter terminado a fase de grupos na primeira posição.