Depois de dois jogos emocionantes nas meias-finais da Liga dos Campeões, é a vez da Liga Europa decidir os finalistas e os dois jogos prometem.

Em Espanha vão jogar Valência e Arsenal, enquanto em Londres, Inglaterra, defrontam-se Chelsea e Eintracht Frankfurt. Em cima da mesa está, tal como na Champions, uma final inteiramente inglesa ou, por outro lado, uma em que marque presença, pelo menos, um jogador português.

Valência quer capitalizar golo em Londres

Os espanhóis marcaram primeiro em Londres, mas depois não conseguiram travar o ímpeto do Arsenal e acabaram derrotados por 3-1. O golo fora, porém, pode ser valioso para a equipa de Gonçalo Guedes que, assim, precisa apenas de ganhar por 2-0 para seguir rumo à final. Na impossível para uma equipa com o ataque na máxima força. Quanto ao Arsenal, conta com a experiência de Unai Emery na competição. O espanhol, que já venceu o troféu por três ocasiões, com o Sevilha, espera segurar a vantagem para marcar presença no jogo decisivo, em Baku.

As odds dizem que o Valência é favorito para ganhar o jogo, mas o Valência parte à frente na decisão da eliminatória

Chelsea conta com fator casa para decidir eliminatória

Antes do apito inicial, tudo parece a favor do Chelsea. A equipa de Maurizio Sarri empatou na Alemanha (1-1) e joga na fortaleza de Stamford Bridge, onde não perde há quase três meses. Com Hazard em grande forma, é de esperar que os londrinos não desperdicem a oportunidade de regressar a uma final europeia. A última presença, recorde-se, aconteceu em 2012/13, quando bateu o Benfica na final desta mesma Liga Europa.

Quanto ao Eintracht Frankfurt, de Gonçalo Paciência, pode carimbar a primeira presença numa final em quase 40 anos. A última final europeia da equipa alemã data da época 1979/80, na Taça UEFA. O grande trunfo da equipa sensação da competição é o avançado Jovic, melhor marcador da equipa e um dos jogadores mais cobiçados da Europa. O goleador será a seta apontada à baliza do Chelsea, ou não tivesse ele apontado o golo da primeira-mão. Gonçalo Paciência deve começar o jogo no banco, mas será certamente opção para o ataque em caso do Eintracht Frankfurt necessitar marcar golos no decorrer do jogo.

Quanto às odds, estas estão claramente a favor do Chelsea, quer para o jogo, quer para a eliminatória. Mas depois da loucura da Champions, quem sabe se arriscar não se revela uma boa ideia.