Está de regresso a Liga Europa, com a realização, esta quinta-feira, 13 de outubro, da quarta jornada da fase de grupos. O SC Braga tem um jogo bastante importante no terreno do Union Saint-Gilloise, depois da derrota caseira por 1-2 diante dos belgas na partida de dia 5. Os arsenalistas vão tentar somar os três pontos e igualar o adversário no primeiro lugar do grupo, com 9 pontos.
Destaque ainda para o Manchester United – Omonoia Nicosia, com os “red devils” de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo a quererem recuperar terreno para a líder Real Sociedad. E não podemos deixar de fazer referência ao Bétis-AS Roma, com a formação de José Mourinho e Rui Patrício absolutamente proibida de perder pontos em casa dos espanhóis, de cujo plantel fazem parte Rui Silva e William Carvalho.
Recorde-se que apenas o vencedor de cada grupo garante lugar nos oitavos de final da Liga Europa, enquanto o segundo classificado terá que jogar um play-off para continuar em prova. Podes apostar nestes e em todos os outros encontros da competição no site da Betano.pt.
Tudo se conjugava para que o SC Braga prosseguisse a sua carreira 100 por cento vitoriosa na Liga Europa no desafio da terceira jornada desta Liga Europa. A formação portuguesa batia o Union Saint-Gilloise por 1-0 aos 86 minutos, com golo de Abel Ruiz, mas o sueco Gustaf Nilsson, saído do banco aos 83′, foi desmancha-prazeres com dois golos, curiosamente assistido pelo costa-marfinense Simon Adingra em ambas as situações.
Depois deste resultado, a equipa belga subiu à liderança isolada, com 9 pontos, mais três do que os bracarenses. Por isso, é essencial um triunfo português na Bélgica. As odds da Betano.pt preveem enorme equilíbrio, com ligeiríssimo favoritismo do Union Saint-Gilloise.
O SC Braga sofreu três derrotas nos últimos três jogos – FC Porto no Dragão, por 1-4; Union Saint-Gilloise, por 1-2 e Desportivo de Chaves, por 0-1, também em casa, na última jornada da I Liga. No campeonato, caiu para o terceiro lugar, a seis pontos do líder Benfica e a três do FC Porto, segundo classificado. No entanto, a equipa treinada por Artur Jorge poderá perfeitamente regressar ao seu fantástico registo anterior, que se cifrava em oito vitórias e um empate em nove desafios oficiais.
Quanto ao Union Saint-Gilloise passa pelo melhor momento da temporada, com uma série de cinco triunfos consecutivos em encontros oficiais. Na última jornada do campeonato belga venceu em casa o Cercle Brugge por 2-1, com golos de Dante Vanzeir e Simon Adingra. Depois de um péssimo arranque na Liga doméstica, a equipa tem vindo a recuperar terreno, encontrando-se ainda assim na quarta posição, a oito pontos do líder Royal Antuérpia FC.
Union Saint-Gilloise e SC Braga têm dois plantéis extremamente ricos em termos ofensivos, não faltando jogadores capazes de decidir este jogo. Nos belgas, podemos referir os nomes do já referido Simon Adingra (quatro golos em jogos oficiais esta época) e do médio maltês Teddy Teuma, que já faturou em cinco ocasiões. Mas em termos teóricos, a grande figura é o atacante belga Dante Vanzeir, que também já soma quatro golos esta temporada. No SC Braga, os melhores marcadores são Ricardo Horta e Banza, com cinco golos, seguidos por Vitinha, com quatro. No meio-campo, salvo contratempo de última hora, estará como habitualmente o pêndulo Al Musrati, que renovou contrato com o SC Braga até 2026 na passada terça-feira, dia 11.
Artur Jorge pode contar com o plantel na máxima força, enquanto no Union Saint-Gilloise só não estão disponíveis os lesionados Koki Machida e Dennis Eckert Ayensa. Refira-se que este será apenas o segundo jogo oficial entre as duas equipas, depois da vitória belga de há poucos dias.
O Union Berlin-Malmo é o outro jogo deste grupo. Os alemães, que deverão voltar a contar com Diogo Leite como titular, ocupam a terceira posição, a três pontos do SC Braga e a seis do Union Saint-Gilloise, enquanto os suecos ainda não pontuaram.
A derrota caseira do Manchester United diante da Real Sociedad por 0-1 colocou os ingleses em maus lençóis neste grupo, pois os espanhóis têm estado intratáveis e somam por triunfos os três desafios que disputaram, liderando com mais três pontos. É por isso essencial uma vitória na receção ao Omonoia Nicosia, confronto com total favoritismo inglês no site da Betano.pt.
Uma boa notícia para os adeptos do Manchester United foi o regresso de Cristiano Ronaldo aos golos. Na vitória por 2-1 em casa do Everton, na jornada do passado fim de semana da Premier League, o português saiu bastante cedo do banco, aos 29′, para substituir o lesionado Martial e aos 44′ marcou o segundo golo da sua equipa, chegando aos 700 na carreira ao serviço de clubes.
De resto, tem sido na Liga Europa que CR7 mais tem jogado esta temporada, pois três das quatro vezes em que surgiu no onze inicial foram nesta competição. E foi na Liga Europa que marcou o seu outro golo, num triunfo por 2-0 diante do FC Sheriff. Os portugueses Diogo Dalot e Bruno Fernandes não têm presença certa no onze inicial, em face das poupanças que o técnico Erik ten Hag tem feito na Liga Europa.
A já referida derrota com a Real Sociedad e o “atropelamento” sofrido pela colisão com o “bólide” Manchester City (6-3) foram as exceções à regra na clara melhoria dos “red devils”, que venceram os outros sete desafios entre esses desaires. Quanto ao Omonia Nicosia, apesar da boa réplica, perdeu os três encontros que disputou na Liga Europa (em casa, 0-3 com o FC Sheriff e 2-3 diante do Manchester United e 2-1 no terreno da Real Sociedad).
O avançado brasileiro Bruno Filipe tem sido o futebolista em maior destaque no Omonia Nicosia, somando cinco golos em jogos oficiais, num plantel que conta com os nossos conhecidos Fabiano Freitas – o antigo guardião portista tem sido titular – e o médio Moretto Cassamá, antiga grande promessa da formação do Sporting e do FC Porto mas que aos 24 anos não é titular indiscutível da sua equipa. Aaron Wan-Bissaka é ausência certa no Manchester United, enquanto Anthony Martial, Harry Maguire e Donny van de Beek, com problemas físicos, encontram-se em dúvida. Este será o segundo confronto oficial entre Manchester United e Omonia Nicosia, depois do triunfo “red devil” de há poucos dias.
No outro desafio do grupo, a Real Sociedad é francamente favorita na receção ao FC Sheriff. Os espanhóis lideram com 9 pontos, enquanto os moldavos ocupam a terceira posição, com 3.
O Bétis-AS Roma promete ser um dos jogos mais equilibrados desta quarta jornada da Liga Europa, com odds praticamente iguais para as vitórias das duas equipas no site da Betano.pt. A carreira da AS Roma esta temporada tem sido uma “montanha russa”, com a equipa de José Mourinho incapaz de se lançar numa boa sequência de vitórias. E quando parecia que podiam entrar nos eixos, os “giallorossi” perderam em casa com o Bétis, por 1-2 e complicaram (ainda mais) a sua vida na Liga Europa. Neste momento, ocupam o terceiro lugar, com menos um ponto do que o Ludogorets – com quem perderam na Bulgária – e a seis do líder Bétis.
Caso os espanhóis vençam esta quinta-feira na receção à AS Roma garantem o primeiro lugar no grupo, isto se o Ludogorets não ganhar na receção ao HJK Helsínquia. E se a AS Roma não vencer, é certo que jamais alcançará o Betis, falhando assim a qualificação direta.
Este será um confronto entre portugueses – Rui Silva e William Carvalho, no Bétis, contra José Mourinho e Rui Patrício, na AS Roma. E se nos cingirmos aos jogadores de campo, os três têm sido dos mais importantes nas suas equipas na corrente temporada. Ainda assim, Rui Silva e William Carvalho, titulares indiscutíveis no campeonato espanhol, têm sido poupados na Liga Europa. Em Roma, o guardião não saiu do banco dos suplentes e o médio entrou aos 75′, quando se verificava igualdade a uma bola. O golo do triunfo foi apontado pelo brasileiro Luiz Henrique, também suplente utilizado.
O avançado espanhol Borja Iglesias é o melhor marcador do Bétis em 2022/23, com 6 golos, mas todos no campeonato, uma vez que também tem sido poupado na Liga Europa, competição em que soma apenas 15 minutos. O já referido Luiz Henrique tem sido um bom substituto, com dois golos marcados na competição uefeira. Na AS Roma, a grande figura tem sido Paulo Dybala, com o avançado argentino a somar sete golos em 11 partidas oficiais, dos quais dois na Liga Europa, só que Mourinho já sabe que não pode contar com ele nos próximos tempos, devido a lesão. Outra ausência de peso será Zaniolo, suspenso por um jogo, devido a expulsão. Esta será apenas a segunda vez que Bétis e AS Roma se defrontam, depois do triunfo espanhol na capital italiana.
No outro jogo do grupo, o Ludogorets é anfitrião do HJK Helsínquia. Os búlgaros, segundos classificados, com 4 pontos (menos cinco do que o Bétis e mais um do que a AS Roma) vão tentar aproveitar o resultado do Bétis-AS Roma, ou para se aproximaram do líder ou para se distanciarem dos italianos. Já os finlandeses procuram a primeira vitória, depois de só terem conquistado um ponto nas primeiras três rondas.
Existem outros jogos interessantes nesta quinta-feira, 13 de outubro. Na Liga Europa, o Arsenal, de Fábio Vieira, visita o Bodo Glimt, o Fenerbahçe de Jorge Jesus desloca-se ao terreno do AEK Larnaca e o AS Mónaco de Gelson Martins vai a casa do Trabzonspor. Na Liga Conferência, merece realce o Fiorentina-Hearts, o West Ham-Anderlecht e o Áustria de Viena-Villarreal.
Liga Europa, quinta-feira, 13 de outubro
Grupo A: Bodo Glimt – Arsenal (17h45), PSV Eindhoven – Zurique (20h00)
Grupo B: AEK Larnaca – Fenerbahçe (17h45), Dínamo Kiev – Rennes (17:45)
Grupo C: Bétis – AS Roma (17h45), Ludogorets -HJK Helsínquia (20h00)
Grupo D: Union St Gilloise – SC Braga (17h45), Union Berlin – Malmo (20h00)
Group E: Manchester United – Omonoia Nicosia (20h00), Real Sociedad – Sheriff (20:00)
Grupo F: Feyenoord – Midtjylland (17h45), Lazio – Sturm Graz (20h00)
Grupo G: Nantes – Friburgo (17:45), Qarabag – Olympiacos (17h45)
Grupo H: Trabzonspor – AS Mónaco (20h00), Ferencvaros – Estrela Vermelha (20:00)
Liga Conferência, quinta-feira, 13 de outubro
Grupo A: Istanbul Basaksehir – RFS (18:45), Fiorentina – Hearts (17h45)
Grupo B: FCSB – Silkeborg (20h00), West Ham – Anderlecht (20h00)
Grupo C: Áustria Viena – Villarreal (17h45), H. Beer-Sheva – Lech Poznan (20h00)
Grupo D: Partizan Belgrado – FC Colónia (17h45), Nice – Slovácko (20h00)
Grupo E: Apollon Limassol – AZ Alkmaar (17h45), Vaduz vs Dnipro-1 (20h00)
Grupo F: Djurgården – Gent (17h45), Shamrock Rovers – Molde (20h00)
Grupo G: CFR Cluj – Slavia Praga (17h45), Ballkani – Sivasspor (20h00)
Grupo H: Slovan Bratislava – Basileia (17h45), Zalgiris – Pyunik (20h00)