Arranca esta quinta-feira mais uma edição da Liga Europa, com a participação do Sporting de Braga, que é a única equipa lusa em prova. No entanto, há mais motivos de interesse para os portugueses, com a AS Roma de José Mourinho, o Manchester United de Ronaldo, Bruno Fernandes e Dalot, o Fenerbahçe de Jorge Jesus, o Arsenal de Fábio Vieira e Cédric Soares, entre outros. Podes apostar em todos os jogos da Liga Europa no site da Betano.pt.

Em 2021/22, o Eintrackt Frankfurt venceu a prova, depois de bater no jogo decisivo os escoceses do Rangers, no desempate por grandes penalidades (o marcador registava um igualdade a um golo ao cabo de 120 minutos). Os alemães, que acabaram a Bundesliga fora dos lugares de acesso às competições europeias, conseguiram desta forma garantir uma vaga na edição desta época da Liga dos Campeões, fruto da conquista da segunda competição mais importante da UEFA, e calharam no grupo do Sporting.

De acordo com as odds da Betano.pt, os principais favoritos à conquista da competição são os clubes ingleses (Manchester United e Arsenal), italianos (AS Roma e Lázio) e espanhóis (Real Sociedad e Bétis). Desde que a competição passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com oito triunfos – Sevilha (4), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintrackt Frankfurt ), com um troféu cada.

A Liga Europa tem sempre o aliciante de garantir uma vaga na Liga dos Campeões para o vencedor da prova, aspeto que torna a competição ainda mais importante para clubes como Manchester United, Arsenal e AS Roma, que podem garantir por esta via o tão desejado lugar na prova milionária. 

Sporting de Braga em forma defronta Malmo em crise

Os bracarenses defrontam pela primeira vez o bicampeão sueco, na quinta-feira, às 17h45, numa altura em que os dois conjuntos vivem momentos diferentes nas ligas domésticas.

A formação liderada por Artur Jorge vem de uma sequência de quatro triunfos consecutivos no campeonato português, ocupando a segunda posição, a dois pontos do líder Benfica, e apresenta o melhor ataque da competição, com 18 golos, mais cinco que as águias. Na última jornada, o Sporting de Braga bateu em cima do apito final o rival Vitória Guimarães, por 1-0, com o tento da partida a ser apontado por Tormena.

Por outro lado, o Malmo ocupa apenas a quinta posição na liga sueca, ao cabo de 21 jornadas, soma duas derrotas e um empate nas últimas três rondas da prova e já se encontra a onze pontos da liderança. O plantel conta com vários jogadores acima dos 30 anos, como Martin Olsson (34), lateral que jogou várias épocas na Premier League, e Toivonen (36), que conta com passagens por Inglaterra, Países Baixos e França. 

O Malmo, que é o clube com mais campeonatos e taças conquistados na Suécia, apresentou novo treinador, dois antes da receção à equipa portuguesa. O eleito foi Age Hareide, de 68 anos, que nos últimos anos esteve no comando dos noruegueses do Rosenborg. Antes disso, foi selecionador da Dinamarca durante quatro anos. Esta vai ser a segunda passagem do veterano técnico pelo Malmo, isto depois de ter comandado a equipa em 2014 e 2015, período durante o qual foi campeão e venceu ainda a Supertaça.

Segundo as odds da Betano.pt, a formação portuguesa é favorita à vitória, enquanto no outro jogo do grupo, o Union Berlim, de Diogo Leite, recebe os belgas do Union Saint-Gilloise, e está melhor cotado para arrecadar os três pontos.

Ronaldo estreia-se na prova, Mourinho quer repetir triunfo

Há uns anos, se calhar, seria impensável que as duas maiores figuras do futebol português dos últimos tempos fossem disputar a Liga Europa na mesma temporada, mas a realidade é essa. Se esta é uma estreia para Ronaldo, depois de 20 anos seguidos a ouvir o hino da Champions, para José Mourinho é o regresso a uma prova que já venceu em duas ocasiões: com o FC Porto, quando era denominada de Taça UEFA, e mais recentemente com o Manchester United. 

Se os red devils têm nesta competição uma oportunidade de voltar aos troféus, cinco anos depois dos últimos conquistados, nessa altura com o Special One no comando, já Mourinho inicia a prova com a vitória na Liga Conferência ainda bem presente na sua memória, já que a AS Roma venceu a primeira edição da nova prova da UEFA em 2021/22, batendo na final o Feyenoord.

O Manchester United, que conta também com Bruno Fernandes e Dalot no plantel e que são habituais titulares da equipa orientada por Erik ten Hag, defronta na primeira ronda a outra equipa mais forte do grupo, os espanhóis da Real Sociedad. Segundo as odds da Betano.pt, os red devils são favoritos ao triunfo, eles que têm um histórico positivo diante dos bascos. 

Até agora, a formação inglesa conta com duas vitórias e dois empates nos quatro jogos que disputou com a Real Sociedad. Em 2013, na fase de grupos da Champions, o Manchester United venceu em casa o adversário, por 1-0, e depois arrancou um empate a zero na deslocação ao País Basco. Mais recentemente, em 2021, e nos 16 avos de final da Liga Europa, os ingleses golearam fora os espanhóis por 4-0 e depois registou-se um nulo no segundo encontro da eliminatória.

Para o jogo de quinta-feira há a expetativa que  Erik ten Hag faça algumas alterações na equipa, o que pode abrir a porta da titularidade a Ronaldo, ele que tem sido suplente utilizado nos jogos da liga inglesa. O Manchester United chega a este duelo na sequência de quatro triunfos consecutivos, isto depois de um péssimo arranque, com duas derrotas nas primeiras jornadas da Premier League. 

Já a Real Sociedad, que perto do fecho do mercado perdeu a sua principal referência ofensiva – Alexander Isak rumou ao Newcastle, a troco de 70 milhões, a venda mais cara na história dos bascos -, é atualmente nono classificado na liga espanhola, com duas vitórias, um empate e uma derrota nas quatro rondas já realizadas. No outro jogo do grupo o Omonia, do Chipre, recebe o Sheriff, da Moldávia, e o favoritismo recai na equipa da casa.

A AS Roma desloca-se à Bulgária, para defrontar o Ludogorets, na sequência da primeira derrota sofrida na Serie A, depois de ter somado quatro triunfos consecutivos no arranque da prova. A equipa liderada por José Mourinho caiu com estrondo no campo da Udinese, sendo goleada por 4-0, a terceira pior derrota na carreira do treinador português. No fim do encontro, o Special one foi pragmático: “Prefiro perder uma vez por 4-0 do que quatro vezes por 1-0, pelo menos são três pontos que perdemos em vez de 12. Claro que é difícil [digerir o resultado], mas agora temos de ser capazes de seguir em frente”, disse em declarações à DAZN.

Mourinho reencontra um adversário que venceu como treinador do Tottenham, em 2020, na altura também na fase de grupos da Liga Europa:  3-1 na Bulgária e 4-0 em Londres foram os resultados. Para este jogo, espera-se que o treinador luso dê minutos aos habituais suplentes, permitindo desta forma que os craques mais utilizados possam descansar. Esta rotatividade deve permitir que Andrea Belotti, contratado a custo zero e com uma carreira de sucesso passada ao serviço do Torino, se estreie no onze inicial romano. No outro jogo do grupo, o Bétis de Rui Silva e William Carvalho desloca-se ao campo do HJK Helsínquia e, segundo as odds da Betano.pt, é favorito ao triunfo.

Jesus à procura de desforra, Fábio Vieira e Cédric espreitam onze

Fenerbahçe e Dínamo Kiev medem forças em Istambul, numa reedição de um duelo bem recente, o qual sorriu aos ucranianos. É que as duas formações já se defrontaram esta temporada, na altura, na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Na primeira mão, na Polónia, os turcos arrancaram um empate a zero, resultado que abria boas perspetivas para a segunda mão, só que, nessa partida, a sorte não quis nada com a formação orientada por Jesus.

O conjunto turco, onde alinham os portugueses Bruma e Miguel Crespo, perdeu por 2-1, após prolongamento, resultado que ditou a eliminação do Fenerbahçe da Champions. Perante 50 mil espetadores, a formação da casa dominou a primeira parte, desperdiçando várias oportunidades de golo. No segundo tempo, e ainda no primeiro quarto de hora, Ismail Yuksek foi expulso (por acumulação de amarelos) e, logo de seguida, Vitaliy Buaylskyy deu vantagem aos forasteiros. Aos 70’, Enner Valencia desperdiçou uma grande penalidade, mas aos 88’ os turcos conseguiram finalmente empatar e levar o jogo para prolongamento. Aos 114’, Oleksandr Karavaev fez o resultado final, favorável ao Dínamo de Kiev, que depois viria a cair no play-off da Champions aos pés do Benfica. 

De acordo com as odds da Betano.pt, os turcos são claramente favoritos ao triunfo nesta partida, enquanto no outro jogo do grupo, o Rennes desloca-se ao campo do AEK Larnaca e parte melhor colocado para alcançar os três pontos da vitória.

Na Suíça, o Zurique recebe o Arsenal de Fábio Vieira e Cédric Soares, dois jogadores que não têm sido titulares no onze inicial de Mikel Arteta e que podem ter neste encontro uma boa oportunidade para começar o jogo de início e acumular minutos importantes.

Os gunners chegam a este jogo depois de terem perdido na última jornada da liga inglesa diante do Manchester United (3-1), resultado que colocou fim a cinco vitórias consecutivas neste arranque do campeonato. Fábio Vieira, contratado ao FC Porto por 35 milhões de euros, estreou-se pelo Arsenal neste grande clássico, entrando a meio da segunda parte. O Arsenal é claramente favorito neste encontro, segundo as odds da Betano.pt, as quais também colocam o PSV em melhor posição no outro encontro do grupo, quando receber o Bodø/Glimt.

Os outros jogos da Liga Europa e os destaques da Liga Conferência 

Nos restantes jogos da primeira jornada da Liga Europa, a Lazio recebe o  Feyenoord, finalista vencido na última edição da Liga Conferência, no grupo F, enquanto o Midtjylland viaja até à Áustria para medir forças com o Sturm Graz.  

No G, o Friburgo recebe o  Qarabag, já o Nantes joga em casa com o Olympiacos. No H, o Mónaco de Gelson Martins tem uma deslocação difícil ao terreno do Estrela Vermelha, por outro lado, os turcos do Trabzonspor deslocam-se à Hungria para o embate com o Ferencvaros.

Na Liga Conferência, que vai para a sua segunda edição, esta primeira ronda tem como principais destaques os jogos Nice-Colónia, West Ham-Steaua Bucareste, Villarreal-Lech Poznan e Fiorentina-FK Rigas. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda e, fica desde já a saber, que Villarreal, West Ham, Fiorentina e Colónia são, neste momento, as equipas melhor posicionadas para vencerem a competição.

Jogos da primeira jornada da Liga Europa:

Grupo A:

Zurique, Sui – Arsenal, Ing, 17:45

PSV Eindhoven, Hol – Bodø/Glimt, Nor, 17:45

Grupo B:

AEK Larnaca, Chp . Rennes, Fra, 17:45

Fenerbahçe, Tur – Dínamo Kiev, Ucr, 17:45

Grupo C:

Ludogorets, Bul – Roma, Ita, 17:45

HJK Helsínquia, Fin – Bétis, 17:45

Grupo D:

Malmo, Sue – Sporting de Braga, Por, 17:45

Union Berlim, Ale – Union Saint-Gilloise, Bel, 17:45

Grupo E:

Manchester United, Ing – Real Sociedad, Esp, 20:00

Omonia, Chp – Sheriff, Mda, 20:00

Grupo F:

Lazio, Ita – Feyenoord, PB, 20:00

Sturm Graz, Aut – Midtjylland, Din, 20:00

Grupo G:

Friburgo, Ale – Qarabag, Azb, 20:00

Nantes, Fra – Olympiacos, Gre, 20:00

Grupo H:

Estrela Vermelha, Ser – Mónaco, Fra, 20:00

Ferencvaros, Hun – Trabzonspor, Tur, 20:00