Quinta-feira, dia 15, disputa-se a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa e, apesar de ainda haver muitos jogos pela frente, as equipas que tiveram deslizes na primeira ronda têm que começar a ganhar jogos, isto caso queiram ter aspirações em seguir em frente na prova. Podes apostar em todos os encontros da segunda jornada no site da Betano.pt e fica desde já a saber que há muitos portugueses envolvidos nessas partidas.
No Minho, defrontam-se duas equipas em grande forma, como acontece com Sporting de Braga, segundo na liga portuguesa, e Union Berlin, o líder improvável da Bundesliga. Os bracarenses somam cinco vitórias consecutivas no campeonato e só não venceram na primeira jornada, quando empataram em casa com o Sporting (3-3). Atualmente a dois pontos do líder Benfica, a equipa orientada por Artur Jorge tem em média 3,5 golos marcados por partida, o que faz dela o melhor ataque da competição – Banza, com cinco golos, e Ricardo Horta, com três, são os principais artilheiros dos minhotos.
Se o Sporting de Braga está a ter um arranque de temporada muito forte, o mesmo se passa com o Union Berlin. O pequeno clube da capital alemã chegou pela primeira vez à Bundesliga em 2019 e, desde então, tem vindoto a melhorar a classificação final da prova: 11º, depois 7º e em 2021/22 ficou em quinto lugar, a apenas um ponto do quarto, o Leipzig. Esta época, é líder do campeonato à passagem da sexta ronda, com quatro triunfos e dois empates, o equivalente a 14 pontos, mais um que o Friburgo e dois que o campeão Bayern Munique.
Com 13 golos marcados e quatro sofridos, a formação orientada por Urs Fischer é o segundo melhor ataque da liga e também a defesa menos batida. E por falar em defesa, convém relembrar que no centro da mesma tem sido peça fundamental o português Diogo Leite, emprestado aos alemães pelo FC Porto, e que na última temporada representou os bracarenses. A principal figura neste início fulgurante do conjunto da capital tem sido o avançado Sheraldo Becker, com cinco golos, e em segundo plano o seu colega de ataque, Jordan Pefok, com dois golos e duas assistências.
Se os portugueses conseguiram trazer para esta competição o bom momento doméstico, ao vencerem na primeira ronda fora os suecos do Malmo (2-0), já os alemães perderam, em casa, diante dos belgas do St Gilloise, por 1-0, o que os “obriga” a saírem de Braga com um bom resultado, caso não queiram complicar as contas de uma eventual qualificação para próxima eliminatória da prova. De acordo com as odds da Betano.pt, os portugueses são favoritos à vitória, neste duelo do grupo D, enquanto no outro encontro o St Gilloise está melhor cotado para amealhar os três pontos na receção ao Malmo.
São dois dos principais favoritos à conquista da Liga Europa, mas não entraram bem na fase de grupos da prova. No Grupo C, a AS Roma de José Mourinho perdeu no terreno do Ludogorets, por 2-1, enquanto no E o Manchester United saiu derrotado, em casa, pela Real Sociedad, por 1-0, numa partida em que Ronaldo foi titular.
Sobre a derrota, Mourinho não estava convencido. “Não fizemos um jogo fantástico, mas pelo menos podíamos não perder. Este KO é um resultado mentiroso. Parece que nos últimos dias tudo tem corrido mal, mas pelo menos faltam cinco jornadas. Ganhar primeiro é sempre importante… Não gosto de falar só da defesa, é toda a equipa que ataca ou defende. O segundo golo é consequência da emoção porque queríamos continuar a jogar a correr riscos para ganhar”, disse o treinador português, que já venceu a competição em duas ocasiões.
Quer Mourinho, quer Erik Ten Haag aproveitaram a primeira jornada para dar minutos de jogo a alguns dos habituais suplentes, mas a estratégia não correu muito bem, como indicam as duas derrotas. Ainda assim, é esperado que os treinadores optem mais uma vez por poupar alguns dos habituais titulares.
Os romanos recebem os finlandeses do HJK, isto antes da dupla jornada com o Bétis de Sevilha, de Rui Silva e William Carvalho, o outro candidato do grupo a seguir em frente e que na primeira ronda venceu fora por 2-0 o HJK. A equipa de Mourinho está obrigada a vencer este jogo, para se manter na luta pela liderança do grupo. A AS Roma é favorita ao triunfo, bem como os sevilhanos na receção ao Ludogorets.
No caso dos red devils, estes rumam à Moldova, para defrontar o Sheriff, que bateu fora os Omonoia, por 3-0, na primeira jornada. Em caso de um resultado que não seja a vitória, os ingleses podem ver fugir a Real Sociedad, que recebe o Omonoia, a equipa mais fraca do grupo. Segundo as odds da Betano.pt, ingleses e espanhóis são os melhores cotados para chegarem ao triunfo.
A Lázio de Luís Maximiano desloca-se ao terreno do Midtjylland, no Grupo F, o AS Mónaco de Gelson Martins recebe o Ferencváros no H, enquanto o Fenerbahçe de Jorge Jesus e Miguel Crespo têm uma deslocação difícil a França para jogar com o Rennes, no grupo B. De realçar ainda que o duelo entre Arsenal e PSV, em Londres, foi adiado, por causa da falta de policiamento, devido à forte operação montada em torno das cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II.
Na Liga Conferência, competição que foi conquistada pela AS Roma na sua primeira edição, os principais jogos são: İstanbul Başakşehir-Fiorentina, FCSB-Anderlecht, Hapoel Beer Sheva-Villarreal e Partizan-Nice. Podes apostar em todos os jogos da Liga Europa e da Liga Conferência no site da Betano.pt.
Em 2021/22, o Eintrackt Frankfurt venceu a Liga Europa, depois de bater no jogo decisivo os escoceses do Rangers, no desempate por grandes penalidades (o marcador registava um igualdade a um golo ao cabo de 120 minutos). Os alemães, que acabaram a Bundesliga fora dos lugares de acesso às competições europeias, conseguiram desta forma garantir uma vaga na edição desta época da Liga dos Campeões, fruto da conquista da segunda competição mais importante da UEFA, e calharam no grupo do Sporting.
De acordo com as odds da Betano.pt, os principais favoritos à conquista da competição são os clubes ingleses (Manchester United e Arsenal), italianos (AS Roma e Lázio) e espanhóis (Real Sociedad e Bétis). Desde que a competição passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com oito triunfos – Sevilha (4), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintrackt Frankfurt ), com um troféu cada.
A Liga Europa tem sempre o aliciante de garantir uma vaga na Liga dos Campeões para o vencedor da prova, aspeto que torna a competição ainda mais importante para clubes como Manchester United, Arsenal e AS Roma, que podem garantir por esta via o tão desejado lugar na prova milionária.
Grupo A: Arsenal – PSV Eindhoven (adiado), Bodø/Glimt – Zurique (20h00)
Grupo B: Dynamo Kiev – AEK Larnaca (20h00), Rennes – Fenerbahçe (20h00)
Grupo C: Real Betis – Ludogorets (20h00), Roma – HJK Helsínquia (20h00)
Grupo D: St Gilloise – Malmo (20h00), Braga – Union Berlim (20h00)
Grupo E: Real Sociedad – Omonoia (17h45), Sheriff – Man. United (17h45)
Grupo F: Midtjylland – Lazio (17h45), Feyenoord – Sturm Graz (17h45)
Grupo G: Olympiacos – Friburgo (17h45), Qarabağ – Nantes (17h45)
Grupo H: Trabzonspor – Estrela Vermelha (17h45), Mónaco – Ferencváros (17h45)
Group A: RFS – Hearts (20h00), İstanbul Başakşehir – Fiorentina (20h00)
Group B: FCSB – Anderlecht (20h00), Silkeborg – West Ham (20h00)
Group C: Lech – Austria Viena (20h00), Hapoel Beer-Sheva – Villarreal (20h00)
Group D: Partizan – Nice (20h00), Colónia – Slovácko (20h00)
Group E: Apollon Limassol – Dnipro-1 (17h45), AZ Alkmaar – Vaduz (17h45)
Group F: Djurgården – Molde (17h45), Gent – Shamrock Rovers (17h45)
Group G: Slavia Praga – Ballkani (17h45), CFR Cluj – Sivasspor (17h45)
Group H: Žalgiris – Basel (17h45), Pyunik – Slovan Bratislava (17h45)