Esta quinta-feira, dia 6 de outubro, joga-se a terceira jornada da Liga Europa, a última da primeira volta. O Sporting Braga pode isolar-se na liderança do grupo, em caso de vitória perante o Union Saint-Gilloise, a AS Roma tem um jogo difícil contra o Bétis de Sevilha, enquanto o Manchester United viaja até ao Chipre, para defrontar o Omonia, na sequência da goleada sofrida diante do rival da cidade, o City, por 6-3.
Convém recordar que apenas o vencedor de cada grupo garante lugar nos oitavos de final da Liga Europa, enquanto o segundo classificado terá que jogar um play-off para continuar em prova. Podes apostar nestes e em todos os outros encontros da competição no site da Betano.pt.
Os bracarenses somam duas vitórias noutros tantos encontros, tal como o adversário desta quinta-feira, partilhando desta forma a liderança do grupo D, ambos com seis pontos. O conjunto luso bateu fora o Malmö por 2-0 e em casa o Union Berlim por 1-0, já os belgas derrotaram os suecos por 3-2 e os alemães por 1-0.
Os comandados de Artur Jorge chegam a este desafio, depois de terem sofrido o primeiro desaire da época, no campo do FC Porto, por 4-1, colocando assim um ponto final numa sequência de oito triunfos consecutivos. Com este resultado, os dragões apanharam os minhotos na segunda posição da liga portuguesa, ambos agora com 19 pontos, a três do líder Benfica. Por outro lado, o Saint-Gilloise vem de quatro triunfos seguidos, dois na Liga Europa e outros dois na liga belga, competição em que ocupa o quarto lugar.
No outro jogo do grupo, o Malmo recebe o Union Berlin e ambos os conjuntos vão atrás dos primeiros pontos da prova, depois de duas derrotas nas rondas iniciais. Os suecos, que estão a ter uma temporada muito aquém das expetativas a nível interno, somam duas vitórias e um empate nas três jornadas mais recentes do campeonato e estão em quarto lugar, a sete pontos da liderança. Já os alemães são a surpresa da Bundesliga, ao partilharem o primeiro lugar com o Friburgo, ao cabo de oito rondas. De acordo com as odds da Betano.pt, Sporting Braga e Union Berlin são favoritos nos respetivos encontros.
A Liga Europa pode ser a porta de entrada na próxima edição da Liga dos Campeões para italianos e ingleses, já que quem vence esta competição garante lugar na Champions. Mas antes de pensarem nesse cenário, AS Roma e Manchester United têm que primeiro garantir passagem aos oitavos de final da prova e, para tal, não podem ter mais deslizes, caso não queiram ficar dependentes de terceiros nestas contas.
Os romanos somam três pontos no Grupo C (derrota com o Ludogorets, por 2-1, e triunfo diante do HJK por 3-0) e recebem esta quinta-feira o líder Bétis, que tem seis pontos, por isso, só a vitória interessa aos comandados de José Mourinho, que chegam a este encontro motivados pelo triunfo forasteiro diante do Inter Milão (2-1) na última jornada da Serie A.
O treinador português tem aproveitado os encontros da Liga Europa para fazer alguma rotação na equipa, mas se quer ter aspirações em seguir em frente da prova, não pode facilitar, já que é não é segredo para ninguém que nem todos os habituais suplentes dos giallorossi têm a mesma qualidade dos titulares.
Do lado espanhol, que conta no plantel com os portugueses William Carvalho e Rui Silva, há certamente o objetivo de sair de Roma com um bom resultado, o qual aumentaria as hipóteses dos sevilhanos em qualificarem-se para a ronda seguinte. O Bétis chega a este encontro na sequência de uma derrota forasteira (1-0 com o Celta de Vigo), mas ainda assim, mantém-se na quarta posição na liga espanhola, a cinco pontos dos líderes Real Madrid e FC Barcelona.
Se este é o primeiro duelo entre AS Roma e Bétis, o mesmo não se pode dizer entre os seus respetivos técnicos. Esta partida marca o reencontro de Mourinho com Manuel Pellegrini, treinadores que se sucederam no Real Madrid. No final da temporada 2009/10, o chileno foi despedido do comando técnico dos merengues para permitir a chegada ao clube do Special One. Anos depois, viriam-se também a defrontar em Inglaterra, com Pellegrini no Manchester City e Mourinho no Chelsea. Além disto, ainda mediram forças quando o chileno estava no West Ham e o português no Manchester United e Tottenham. No total, defrontaram-se em 14 ocasiões, com sete triunfos para Mourinho, quatro para Pellegrini e houve ainda três empates.
O último confronto entre ambos foi em 2019 e nessa ocasião os spurs bateram o West Ham por 3-2. Segundo as odds da Betano.pt, a AS Roma é favorita à vitória diante do Bétis, enquanto no outro jogo do grupo, o Ludogorets está melhor cotado para bater o HJK.
Em relação ao Manchester United, no qual alinham os portugueses Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, vai querer voltar às vitórias, depois da goleada sofrida diante do City, por 6-3, na última jornada da liga inglesa, desaire que colocou ponto final a quatro triunfos consecutivos. O resultado não foi mais pesado, porque nos últimos minutos da partida Martial bisou para os red devils. O adversário nesta terceira ronda do grupo E é o Omonia, treinado por Neil Lennon, que curiosamente jogou no Manchester City. Tal como aconteceu na jornada anterior diante do Sheriff, também este adversário é uma estreia para os red devils, sendo claro o seu favoritismo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Ronaldo, que não saiu do banco de suplentes no dérbi com o Manchester City, deve ser titular, ele que marcou o seu único golo da época até agora na segunda jornada da Liga Europa, no triunfo frente ao Sheriff, por 2-0. No currículo do internacional português estão seis golos em quatro jogos contra outra equipa cipriota, neste caso, o APOEL. No outro jogo do grupo, o líder Real Sociedad, com seis pontos, joga fora com Sheriff, que divide a segunda posição com o Manchester United, ambos com três pontos, e é claramente favorito ao triunfo.
No Grupo A da Liga Europa, o Arsenal, de Fábio Vieira e de Cédric, visita o terreno do PSV, no B o Fenerbahçe, treinado por Jorge Jesus, recebe o AEK Larnaca, enquanto o AS Mónaco, de Gelson Martins, mede forças em casa com o Trabzonspor. Na Liga Conferência, destaque para o desafio Hearts-Fiorentina, Anderlecht-West Ham e Villarreal-Austria Viena.
Liga Europa, quinta-feira, 6 de Outubro
Grupo A: Zurique – PSV Eindhoven (17h45), Arsenal – Bodø/Glimt (20h00)
Grupo B: Rennes – Dínamo Kiev (20h00), Fenerbahçe – AEK Larnaca (20h00)
Grupo C: HJK Helsínquia – Ludogorets (17h45), Roma – Betis (20h00)
Grupo D: Malmo – Union Berlim (17h45), Braga – St Gilloise (20h00)
Grupo E: Sheriff – Real Sociedad (17h45), Omonoia – Man. United (17h45)
Grupo F: Sturm Graz – Lazio (17h45), Midtjylland – Feyenoord (20h00)
Grupo G: Friburgo – Nantes (20h00), Olympiacos – Qarabağ (20h00)
Grupo H: Estrela Vermelha – Ferencváros (17h45), Mónaco – Trabzonspor (17h45)
Liga Conferência, quinta-feira, 6 de Outubro
Grupo A: Hearts – Fiorentina (20h00), RFS – İstanbul Başakşehir (20h00)
Grupo B: Anderlecht – West Ham (17h45), Silkeborg – FCSB (17h45)
Grupo C: Lech – H. Beer-Sheva (17h45), Villarreal – Austria Viena (20h00)
Grupo D: Slovácko – Nice (17h45), Colónia – Partizan (20h00)
Grupo E: Dnipro-1 – Vaduz (17h45), AZ Alkmaar – Apollon Limassol (20h00)
Grupo F: Molde – Shamrock Rovers (17h45), Gent – Djurgården (20h00)
Grupo G: Sivasspor – Ballkani (17h45), Slavia Praga – CFR Cluj (20h00)
Grupo H: Pyunik – Žalgiris (17h45), Basileia – Slovan Bratislava (20h00)