Última jornada da Liga Europa, com muito ainda por decidir. Há 18 equipas com a qualificação já garantida, mas há ainda lugares em aberto. Tudo para decidir-se esta quinta-feira.

Grupo A: quem segue com Paulo Fonseca?

Com a Roma, de Paulo Fonseca, já apurada e em primeiro lugar do Grupo A, falta saber quem seguem em frente na segunda posição. A luta é entre o Cluj e o Young Boys que até jogam entre si. Os suíços têm uma vantagem de dois pontos, pelo que basta empatar, mas o jogo é na Roménia, pelo que o Cluj tem o factor casa. Tudo pode acontecer.

Grupo B: suecos ou austríacos?

À semelhança do Grupo A, também no Grupo B já se sabe quem vence o grupo. O Arsenal já está apurado e a decisão é agora entre o Molde, da Suécia, e os austríacos do Rapid Viena. Mais uma vez, as duas equipas defrontam-se nesta espécie de final e o Molde, que tem três pontos de vantagem até pode perder, desde que só percam por um golo de diferença, desde que marquem (exemplo: derrota por 2-1). Já o Rapid, que joga em casa, tem, claro, de vencer por 1-0 ou por dois golos de diferença. Vai haver emoção até ao fim.

Grupo C: falta decidir o líder

Slavia Praga e Bayer Leverkusen já estão apurados, ambos com 12 pontos. Falta, por isso, decidir quem fica em primeiro lugar. As duas equipas defrontam-se na Alemanha, mas é o Slavia quem está em vantagem, pois um empate chega para vencer o grupo. Os alemães precisam mesmo de vencer, pois perderam na República Checa por 1-0.

Grupo D: Benfica quer ser líder

Tal como no Grupo C da Liga Europa, o Grupo D também procura apenas o líder. Rangers e Benfica já estão apurados e têm ambos 11 pontos. O Rangers joga frente ao Lech Poznan e tem, pelo menos, de igualar o resultado que o Benfica fizer frente ao Standard Liége, na Bélgica. Os encarnados não dependem apenas de si próprios, pois têm sempre de fazer melhor que os escoceses. Em caso de empate pontual, é o Rangers que vence o grupo.

Grupo E: quem segue em 1º?

Granada e PSV já estão apurados no Grupo E, falta decidir quem segue em primeiro lugar. Os espanhóis têm uma vantagem de um ponto sobre os holandeses, mas jogam fora, frente ao PAOK. Já o PSV joga em casa, frente ao Omonia, do Chipre. O PSV tem obrigatoriamente de vencer, mas tem de esperar que o Granada não some os três pontos para subir ao primeiro lugar. Já os espanhóis até podem perder, caso o PSV não ganhe.

Grupo F: tudo em aberto

O Grupo F é o único grupo sem nenhuma equipa já apurada. Estão três emblemas na corrida e todos podem ser apurados ou… eliminados.

O Nápoles está no primeiro lugar, com dois pontos de vantagem sobre Real Sociedad e AZ Alkmaar. Os italianos defrontam os espanhóis e basta-lhes não perder neste confronto direto, mas podem até perder e ser apurados na mesma, caso o AZ não vença o Rijeka. Já a Real Sociedad tem mesmo de ganhar ou, pelo menos, igualar o resultado do Alkmaar. Os holandeses têm de vencer, para ultrapassar um Nápoles que não vença, ou empatar, para ultrapassar os espanhóis, em caso de vitória italiana. Podem até terminar como líderes do grupo, caso ganhem o jogo e o Nápoles-Real Sociedad terminar empatado. Muita matemática a acontecer neste grupo.

Grupo G: SC Braga em busca do primeiro lugar

Com Leicester e SC Braga já apurados, falta saber quem fica no topo do grupo. O Leicester parte em vantagem e dependem de si próprios, mas precisam de ganhar ou, pelo menos, fazer o mesmo que os minhotos. Já o SC Braga, que joga frente ao Zorya, em casa, tem de esperar que os ingleses não ganhem e, claro, fazer melhor frente aos ucranianos.

Grupo H: Lille e AC Milão decidem quem vence

Lille e AC Milão já estão apurados e decidem, nesta última jornada, quem vence este grupo. Os franceses, que jogam em Praga, frente ao Spart, lideram com um ponto de vantagem e garantem o topo da tabela em caso de vitória ou se fizerem, pelo menos, igual ou melhor que o AC Milão.

Já os italianos só sobem à liderança em caso de baterem o Celtic, na Escócia, desde que, claro, o Lille não ganhe.

Grupo I: decisão entre Maccabi Tel-Aviv e Sivasspor

Com o Villarreal já apurado e em primeiro lugar, falta sabem quem o acompanha rumos aos 16-avos de final da Liga Europa. O Maccabi tem dois pontos de vantagem e recebe o Sivasspor, pelo que um empate é suficiente. Quanto aos turcos, têm mesmo de vencer.

Grupo J: Mourinho quer a liderança

Líder na Premier League, o Tottenham parte para a última jornada da Grupo J em segundo lugar, dois pontos atrás do Antuérpia. As duas equipas defrontam-se em Londres e, claro, a equipa de Mourinho está obrigada a vencer para roubar a liderança aos belgas. Estes, por sua vez, basta-lhes o empate.

Grupo K: quem segue o Dínamo?

Com o Dínamo Zagreb já apurado e em primeiro lugar, falta saber quem fica em segundo lugar. A luta é entre Feyenoord e Wolfsberg com os austríacos em vantagem de dois pontos. As duas equipas defrontam-se na Áustria e o Feyenoord tem mesmo de vencer para apurar-se para a próxima fase. Já ao Wolfsberg basta o empate.

Grupo L: tudo decidido

A última jornada do grupo K da Liga Europa serve apenas para cumprir calendário. O Hoffenheim venceu o grupo e o Estrela Vermelha segue em segundo lugar. Para registo, ficam os jogos da última jornada: Slovan-Estrela Vermelha e Hoffenheim-Gent