O calendário sobrecarregado da Liga Europa nem dá possibilidades aos clubes participantes de respirarem e esta quarta-feira, 9 de março e quinta-feira, 10 de março, realizam-se os jogos da primeira mão dos oitavos de final. Destaque para as receções do FC Porto ao Olympique Lyon e do SC Braga ao AS Mónaco, com os clubes portugueses a tentarem levar a melhor nesta cimeira luso-francesa. Destacamos ainda o FC Barcelona-Galatasaray e o Sevilha-West Ham.
Na Liga Conferência, a deslocação da AS Roma ao terreno dos neerlandeses do Vitesse é um dos principais motivos de interesse, igualmente em desafio da primeira mão dos oitavos de final. Podes apostar nestes cinco desafios e em todas as outras partidas das duas competições europeias no site da Betano.pt.
Depois de eliminar a Lazio no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, o FC Porto terá pela frente o Olympique Lyon, outro clube de renome. De acordo com as odds do site da Betano.pt, a equipa portuguesa é francamente favorita à vitória nesta primeira mão.
O FC Porto tem realizado uma grande temporada, liderando o campeonato português, com seis pontos de avanço sobre o Sporting e encontrando-se em vantagem nas meias-finais da Taça de Portugal, depois do triunfo por 2-1 em casa do Sporting. Na última jornada da I Liga, ganhou em casa do Paços de Ferreira por 4-2, com mais uma fantástica exibição de Vitinha, que se assume cada vez mais como o “maestro” da equipa. Taremi, com um golo e uma assistência e Evanilson, com dois golos, estiveram igualmente em grande destaque.
Sérgio Conceição tem feito algumas mudanças na equipa inicial nos jogos da Liga Europa e por isso é muito difícil acertar no onze que irá ser apresentado. Nomeadamente sobre os homens da frente, mas a verdade é que independentemente de quem tem sido escolhido, tem correspondido. No FC Porto-Lazio, Toni Martínez foi a surpresa e respondeu com dois golos, no triunfo dos azuis e brancos por 2-1. Na segunda mão, Taremi regressou à titularidade, fazendo companhia ao espanhol e foi o melhor em campo, tendo apontado um golo de grande penalidade (após falta cometida sobre ele próprio) e feito brilhante assistência para o golo de Matheus Uribe. E Evanilson tem sido decisivo nos recentes jogos: antes de bisar com o Paços de Ferreira, fez o golo no empate a uma bola com o Gil Vicente e marcou outro ao Sporting.
O guarda-redes português Anthony Lopes será o último obstáculo do Olympique Lyon no Dragão. Titular indiscutível das redes do clube pela nona temporada consecutiva, continua a exibir-se a grande altura e tem evitado males maiores para a sua equipa, numa época que em termos coletivos não tem corrido nada bem, com exceção da prestação na Liga Europa. O Olympique Lyon ocupa um inusitado nono lugar no campeonato francês e está em sérios riscos de falhar a qualificação para as competições europeias. Na última jornada, obteve uma importante vitória por 4-1 em casa do Lorient, com o médio francês Romain Favre em destaque, ao marcar dois golos. Moussa Dembelé e Karl Toko-Ekambi marcaram um cada. Este último, com 13 golos em 27 partidas oficiais, é o melhor artilheiro da equipa, sendo que o seu rendimento tem sido muito melhor na Liga Europa (seis golos em seis jogos), em contraponto com os 7 golos em 21 encontros no campeonato. Os médios brasileiros Lucas Paquetá, Bruno Guimarães e Thiago Mendes, bem como o ponta de lança Moussa Dembélé são outras das grandes figuras desta equipa.
O Olympique Lyon traz gratas recordações ao FC Porto. Em quatro jogos diante dos franceses, ganhou três e empatou um. Na última vez que se encontraram, nos quartos de final da Liga dos Campeões da época de 2003/04, os dragões ganharam em casa por 2-0 e empataram 2-2 fora. E algumas semanas depois, festejavam a conquista do troféu, em Gelsenkirchen. Foi ainda diante do Olympique Lyon que em 1964/65 o FC Porto conseguiu a sua primeira vitória e qualificação em eliminatórias nas competições europeias, depois de quatro eliminações em temporadas anteriores.
Depois da grande reviravolta que alcançou diante do FC Sheriff, anulando a desvantagem de 2-0 trazida da primeira mão e conseguindo no desempate por grandes penalidades a passagem aos oitavos de final, o SC Braga enfrenta o AS Mónaco, com a primeira mão marcada para o Estádio Axa. As odds do site da Betano.pt dão favoritismo muito ligeiro à formação portuguesa nesta primeira mão.
O SC Braga vem de um empate a uma bola em casa do Boavista, em jogo do campeonato, com golo de Ricardo Horta. O avançado tem sido a grande figura da equipa esta temporada e já soma 19 golos e oito assistências, com quatro golos e quatro assistências em oito partidas da Liga Europa. Refira-se que o avançado português foi eleito pela UEFA o melhor jogador da última jornada da Liga Europa, devido ao grande jogo que faz na receção ao FC Sheriff. Iuri Medeiros (oito golos e 11 assistências esta época) e Vitinha (11 golos e três assistências em 26 partidas, das quais apenas 17 foram como titular) são outros dos grandes candidatos a desequilibrar.
O AS Mónaco conseguiu a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa depois de ter ganho o seu grupo sem derrotas (três vitórias e três empates), sendo que dois dos adversários não eram propriamente peras doces (Real Sociedad e PSV Eindhoven). No entanto, na Liga francesa não está em posição famosa, ocupando o oitavo lugar. Depois de quatro jogos oficiais sem ganhar, período em que perdeu o acesso à final da Taça de França, ao ser derrotado pelo Nantes no desempate por grandes penalidades, o AS Mónaco obteve uma excelente vitória em casa do Olympique Marselha no passado domingo, por 1-0, com golo de Gelson Martins. O português é uma das principais armas ofensivas da equipa orientada pelo belga Philippe Clément, sendo um dos jogadores mais utilizados esta temporada, com 39 partidas realizadas, das quais 28 como titular, tendo marcado cinco golos e realizado três assistências. Mas a grande figura do AS Mónaco é Ben Yedder, avançado francês que soma 22 golos em 38 partidas oficiais. Referência ainda para o alemão Kevin Volland, autor de 11 golos esta época. Este será o primeiro confronto oficial entre SC Braga e AS Mónaco.
Grande duelo em perspetiva entre duas equipas têm realizado uma grande temporada, com o Sevilha FC a ser favorito de acordo com as odds do site da Betano.pt, mas não por grande margem. A somar à excelente prestação europeia, espanhóis e ingleses estão muito bem nas Ligas nacionais, tendo em conta as suas aspirações: o Sevilha FC é segundo colocado, a oito pontos do líder Real Madrid e o West Ham é sexto. No entanto, a última jornada não correu bem a ambos, com os andaluzes a empatarem 0-0 no reduto do Alavés e os “hammers” a perderem pela margem mínima em Anfield, diante do Liverpool FC.
O Sevilha FC ficou em terceiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões e por isso teve de disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. E sofreu a bom sofrer para conseguir a qualificação, pois depois de ter derrotado em casa o Dínamo de Zagreb por 3-1, perdeu por 0-1 e por pouco não sofreu o segundo golo, que obrigaria a um prolongamento.
Aos 33 anos, o médio Ivan Rakitic continua a ser uma das grandes figuras do Sevilha FC, sendo dos mais utilizados pelo treinador Julen Lopetegui, com 34 partidas, nas quais marcou seis golos. E esteve em grande destaque no recente dérbi com o Bétis, ao marcar um golo no triunfo da sua equipa, por 2-1. O ex-sportinguista Marcos Acuña é outro dos indiscutíveis para o antigo treinador do FC Porto.
O West Ham qualificou-se para os oitavos de final da Liga Europa após ter vencido o seu grupo, do qual faziam parte Dínamo de Zagreb, Genk e Rapid Viena. Nos últimos dias, o ucraniano Andriy Yarmolenko não se tem treinado com o grupo, pois foi dispensado, tendo viajado até à fronteira da Ucrânia com a Polónia para buscar a sua família. Refira-se que o ucraniano não tem sido opção prioritária para o seu técnico e só marcou um golo em partidas oficiais. No entanto, não faltam boas opções para a frente de ataque, nomeadamente os extremos Jarrod Bowen (12 golos oficiais esta época) e e Said Benrahma (oito golos) e o ponta de lança Michail Antonio (dez golos apontados). Sem esquecer o médio ofensivo espanhol Pablo Fornals, que tem realizado época de grande qualidade.
Sevilha e West Ham nunca se defrontarem em partidas oficiais. Algum levará a melhor na estreia ou vai dar empate?
Quem tem visto o FC Barcelona nas últimas semanas notou evidente melhoria da equipa, que não foi alheia à chegada de grandes jogadores no mercado de janeiro, como os pontas de lança Pierre Aubameyang (cinco golos em sete jogos ao serviço dos “blaugrana”), Ferrán Torres (três e três assistências em dez partidas) e o extremo Adama Traoré (zero golos, mas quatro assistências em sete encontros). Os “blaugrana” querem confirmar o bom momento (quatro vitórias nos últimos quatro jogos oficiais, com 14 golos marcados) e são super favoritos no site da Betano.pt para este jogo com o Galatasaray.
Na última jornada do campeonato espanhol, o FC Barcelona venceu em casa do Elche por 2-1, com golos de Ferrán Torres e Memphis Depay, que saltaram do banco para resolver. E no play-off de acesso à Liga Europa foi mais forte do que o poderoso Nápoles, vencendo em Itália por 4-2, depois do 1-1 verificado em Camp Nou. Nos últimos quatro jogos oficiais venceram sempre e marcaram golos.
O treinador Xavi Hernández terá algumas baixas de peso para a receção aos turcos: Daniel Alves (ficou de fora da lista de eleitos para a Liga Europa, com o treinador a optar por Aubameyang. Ferrán Torres e Adama Traoré ) e os lesionados Sergi Roberto e Ansu Fati. Mas não faltam opções de qualidade para compor o onze inicial.
O Galatasaray tem conseguido uma boa prestação na Liga Europa, mas no campeonato turco está num impensável 12º lugar. Na jornada do passado fim de semana, perdeu por 0-2 no terreno do Konyaspor . E os problemas não têm parado, o último envolvendo o avançado internacional turco Arda Turan, que foi dispensado pelo treinador espanhol Doménec Torrent, alegadamente devido à má conduta profissional e aos (visíveis) quilos a mais que apresenta. Quem regressou recentemente à competição foi o internacional norueguês Omar Elabdellaoui, 423 dias e 11 operações depois do terrível dia 31 de dezembro de 2020, em que sofreu graves lesões nos olhos enquanto festejava com fogo de artifício a passagem de ano.
O extremo Kerem Akturkoglu (nove golos em 40 jogos esta época) e o defesa central Marcão são as grandes figuras de uma equipa que vai tentar protagonizar uma surpresa em Camp Nou, estádio onde registou um empate e três derrotas em quatro jogos. E a igualdade, obtida em dezembro de 2001, verificou-se na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, quando o FC Barcelona já tinha assegurado a qualificação.
Foi com a conquista da Taça UEFA de 2002/03, ao serviço do FC Porto, que José Mourinho se apresentou ao mundo do futebol. 19 anos depois, o treinador português aposta numa nova competição, a Liga Conferência, para tentar ganhar um troféu e fazer esquecer a má temporada interna realizada pela AS Roma. Na primeira mão dos oitavos de final, os italianos deslocam-se ao terreno do Vitesse e as odds do site da Betano.pt concedem-lhe favoritismo, mas por pequena margem.
Os “giallorossi” acederam aos oitavos de final da Liga Europa após ganharem o seu grupo, mas com uma grande humilhação pelo caminho, ao perderem por escandalosos 6-1 diante do até então desconhecido Bodo Glimt. No campeonato italiano, a formação orientada por José Mourinho tem recuperado, ocupando atualmente a sexta posição, com os mesmos pontos do quinto, Atalanta e a seis da Juventus, que ocupa o quarto posto, último de acesso à Liga dos Campeões. Na última jornada, a AS Roma obteve uma importante vitória com a Atalanta, em casa, por 1-0, com golo de Tammy Abraham, que tem sido a grande figura da equipa, somando 20 golos em 36 desafios oficiais. Rui Patrício será certamente titular neste jogo com o Vitesse e Sérgio Oliveira é candidato ao onze inicial.
O Vitesse tem sido uma das boas surpresas desta Liga Conferência. Depois de ter terminado o seu grupo no segundo lugar, atrás do Rennes e “atirando borda fora” o poderoso Tottenham, afastou no play-off o Rapid Viena, respondendo à derrota por 1-2 na Áustria com um triunfo caseiro por 2-0. No campeonato dos Países Baixos, ocupa o sexto lugar, já com oito pontos de atraso em relação ao Twente, quinto colocado, mas com um jogo a menos. Precisamente o do passado fim de semana – receção ao Sparta Roterdão – que foi suspenso ainda antes do intervalo devido a confusão nas bancadas, arremesso de material pirotécnico e que até teve invasão de campo por parte de um adepto do Vitesse, que importunou o guarda-redes dos visitantes.
Figura em grande destaque nos neerlandeses tem sido o avançado belga Lois Openda, autor de 16 golos em 34 jogos oficiais. Tem apenas 22 anos e a UEFA indicou-o recentemente como um dos jovens jogadores a seguir em 2022.
Entretanto, outros dois jogos interessantes da primeira mão dos oitavos de final da Liga Conferência são o Leicester City-Rennes e o Olympique Marselha-Basileia.